Por que o PC fica mais lento com o passar do tempo?

Por que o PC fica mais lento com o passar do tempo?

Com certeza você irá se identificar com essa situação: você compra um PC novinho e ele inicia super rápido, os programas abrem rapidinho. Uau! Que velocidade.

Bastam alguns meses ou anos de uso e seu PC começa a ficar mais lento e toda aquela rapidez do início parece que deram lugar a uma máquina antiga, do século passado.

Pois bem! Esse é um processo natural, afinal de contas até mesmo as máquinas sofrem com o passar do tempo.

A boa notícia é que em alguns casos essa queda na velocidade de processamento pode ser amenizada ou até mesmo adiada.

Nos parágrafos abaixo listaremos alguns dos fatores que podem deixar o seu PC mais lento. Então siga a leitura com a gente e saiba o que fazer para melhorar o desempenho do seu computador.

Por que o PC fica lento?

A lentidão no processamento de dados do PC pode ter como causa uma série de fatores, que vão desde mau uso do hardware até uso excessivo de softwares.

A verdade é que maus hábitos e a ausência de manutenção podem prejudicar as condições do sistema, podendo até mesmo comprometer o funcionamento do computador.

Então para te ajudar a entender melhor o que pode estar deixando o seu PC mais lento, listamos abaixo algumas das possíveis causas e o que fazer para melhorar o desempenho.

Muitos arquivos e programas instalados

Uma das principais causas para PC lento é o excesso de arquivos e programas instalados, pois ocupam espaço no HD e na memória física.

A dica é sempre verificar os programas instalados no seu computador e analisar quais realmente estão sendo utilizados e quais são inúteis. Dessa forma você evita o acúmulo de aplicativos em sua máquina.

Já para os arquivos, a dica é que, sempre que possível, deixe os arquivos salvos na nuvem ou em memórias externas. Ahh! E não se esqueça de sempre fazer o backup deles hein. Aqui neste artigo nós falamos um pouco sobre a importância de se realizar o backup.

E para aqueles arquivos e programas não utilizados a dica é simples: DELETE! :p

Os melhores notebooks com até 20% de desconto

PC infectado por algum programa malicioso

Essa pode ser uma das causas mais óbvias de lentidão: seu PC foi infectado por um programa ou arquivo malicioso.

A atividade desses programas maliciosos varia desde a exibição excessiva de propagandas, roubo de dados ou até mesmo a ativação de tarefas que podem danificar o equipamento.

Neste caso, a dica é fazer frequentemente varreduras com antivírus e antimalwares para que ameaças, programas e arquivos corrompidos sejam eliminados do seu PC.

Programas em segundo plano

Os programas que estão rodando em segundo plano podem, em muitos casos, ocupar processamentos que não são necessários.

Alguns desses programas podem ser necessários por motivos de segurança, como os antivirus. Entretanto há aqueles que podem ser mantidos desativados até que seu uso seja necessário, como Microsoft Office.

Programas que se iniciam ao ligar o PC

Na hora de inicializar o seu computador, uma das causas para a lentidão é a quantidade de programas que inicializam assim que a máquina é ligada.

Nem todos esses programas são necessários para inicializar o seu PC, o que pode causar sobrecarga e consequentemente comprometer o desempenho.

Uso direto prolongado

A utilização de programas, browsers e games online também podem contribuir para a baixa performance do seu computador.

Enquanto está em funcionamento, o PC executa e encerra inúmeros programas e deixa algumas atividades em segundo plano, podendo diminuir o espaço de memória RAM.

A dica aqui é sempre desligar ou resetar o seu PC com frequência. Dessa forma a memória RAM e os processos que estão sendo executados no computador serão reiniciados.

Poeira acumulada

Sim! O seu PC acumula poeira na parte interna e isso pode deixá-lo mais lento com o tempo.

A concentração de poeira junto as áreas de ventilação e entrada de ar pode fazer com que a refrigeração seja comprometida e provocar a redução do desempenho, causando superaquecimento do hardware.

Esse aumento de temperatura pode afetar o funcionamento e em alguns casos até mesmo queimar as placas e conexões.

A tarefa aqui é simples, para evitar esse tipo de problema a dica é realizar a limpeza das entradas de ar. Isto pode ser feito com o auxílio de um pincel ou aspirador de pó.

Agora que você já sabe algumas das causas que estão deixando o seu PC mais lento, que tal dar uma passada no site da Oficina dos Bits e conferir as novidades? Clique aqui e confira.

Gostou do conteúdo desse artigo? Foi útil para você? Então comente e compartilhe! 🙂

Suellem Gandra

Suellem Gandra

VEJA TAMBÉM