Por que trocar o mouse por uma mesa digitalizadora?

mesa digitalizadora wacon

Se você trabalha com design, edição, fotografia, desenho ou animação, com certeza, passa alguns bocados para realizar os efeitos desejados utilizando um mouse.

E vamos combinar que qualquer deslize ou “tremidinha” pode fazer uma baita diferença na criação. Não é mesmo?!

Logo, utilizar uma mesa digitalizadora seria o ideal para você e vamos te provar porque!

Abaixo listamos algumas razões para que você abandone de vez o uso do mouse e passe a utilizar uma mesa digitalizadora. Ficou curioso? Então segue com a gente na leitura!

O que é uma mesa digitalizadora?

A mesa digitalizadora é uma ferramenta utilizada na criação e tratamento de imagens. Ela funciona como uma extensão de softwares como Photoshop, Corel Draw e Illustrator.

É composta por uma superfície plana e com o auxílio de uma caneta especial, os traços são transformados em imagens digitais. Mas não pense que é possível criar apenas com o uso da caneta, alguns modelos possuem função touch screen, sendo compatíveis também ao toque.

Por que utilizar uma mesa digitalizadora?

por que utilizar uma mesa digitalizadora

Realizar trabalhos em uma mesa digitalizadora remete a alguns recursos utilizados no papel e que dificilmente podem ser reproduzidos facilmente com o uso do mouse.

Abaixo listamos algumas razões para que você utilize uma mesa digitalizadora em vez de um mouse.

1-Precisão e ergonomia

O uso do mouse, mesmo para os mais experientes, não garante precisão nos traços e na escrita, por exemplo.

Apesar de alguns programas ajudarem nesse processo, é praticamente impossível conseguir um efeito natural com o uso do mouse.

Já as mesas digitalizadoras permitem criar um efeito natural, como se estivesse utilizando papel e caneta. Além disso, o uso das canetas proporcionam mais ergonomia do que os mouses.

2-Sensibilidade a pressão

As mesas digitalizadoras proporcionam ao usuário um leque variado de opção por meio da pressão utilizada na caneta pelo usuário.

Já nos mouses as opções são clicar, ou clicar e pressionar. Isso torna mais difícil criar efeitos no traço que está sendo projetado.

Dependendo da pressão feita com a caneta é possível, por exemplo, alterar o tamanho, opacidade e fluidez.

3-Rapidez

Sem sombras de dúvida essa é uma vantagem da mesa digitalizadora. Afinal de contas permite maior fluidez e naturalidade utilizando uma mesa e uma caneta.

Um exemplo claro disso é quando se está alterando um elemento de uma imagem, como um detalhe no cabelo. O que levaria alguns minutos, ou até mesmo horas com um mouse, pode levar apenas alguns segundos com a caneta e a mesa.

5-Atalhos

Algumas mesas digitalizadoras e até mesmo canetas possuem atalhos para diferentes funções, como zoom na página ou pintar uma imagem somente com um toque.

6-Touch

Essa é uma função disponível em alguns modelos e que pode fazer diferença na hora de criar. É possível utilizar esta função na criação de um projeto ou para acessar outros aplicativos.

Conclusão

Sem sombra de dúvidas uma mesa digitalizadora faz a diferença para quem trabalha com criação e edição de imagens.

Existem inúmeros modelos no mercado e a marca mais utilizada e famosa é a Wacom, que é conhecida tanto pela sua qualidade quanto pela sua durabilidade.

Na Oficina dos Bits você encontra os mais variados modelos de mesas digitalizadoras, inclusive Wacon. Aqui você encontra os melhores preços e condições, além do que há de mais moderno no mundo da alta tecnologia. Clique aqui e confira!

Gostou do conteúdo desse artigo? Foi útil para você? Então comente e compartilhe! 🙂

Suellem Gandra

Suellem Gandra

VEJA TAMBÉM