Video games mais baratos: Bolsonaro anuncia redução de impostos sobre consoles e acessórios

Não meu caro gamer, você não entendeu errado. O novo decreto, sancionado pelo presidente da república, reduz a cobrança de impostos sobre videogames, acessórios e jogos.

Nesta última terça-feira, 27 de outubro, o governo federal brasileiro publicou em seu diário oficial o decreto que reduz a cobrança de tributos sobre games.

Quer saber como isso irá afetar nos preços? Então continue com a gente na leitura!

Vídeo games agora são isentos de impostos?

Não. O novo decreto não faz com que os consoles fiquem isentos de impostos, ele apenas reduz a cobrança de de um dos impostos, o IPI (Imposto sobre Produto Industrializado).

O presidente, Jair Bolsonaro, fez o anúncio em sua página oficial do Facebook informando a redução de 10% do imposto sobre produtos industrializados (IPI) em 3 tipos de categoria de consoles e acessórios.

Entenda o que muda

Com o novo decreto, o IPI sobre os videogames e acessórios reduziu de 40% para 30%, já os acessórios passaram de 32% para 22%.

Para aqueles videogames que possuem tela incorporada, a redução foi de 16% para 6%.

A redução deve impactar diretamente o bolso dos gamers para as novas e velhas importações. Mas não se anime! Consoles mais antigos, que estão em estoque nos varejistas já tiveram os impostos calculados e portanto não terão redução.

Vale destacar que essa é a segunda redução de impostos sobre consoles e games decreta por Bolsonaro. No final de 2019 um outro decreto reduziu as alíquotas de 20% a 50% para taxas de 16% a 40%.

Lançamentos à vista

Essa mudança veio em um período esperado por muitos gamers, antecedendo o lançamento de dois gigantes do mundo gamer: o Playstation 5 e as novas series do Xbox, o Xbox Séries X e o Xbox Series S. Os lançamentos dos novos consoles acontecerão agora em novembro.

Se você quer saber um pouco mais sobre o lançamento, neste artigo falamos sobre o lançamento e a pré-venda das series Xbox e neste outro sobre o lançamento do PS5. Aproveite também para ler esse artigo que preparamos sobre as especificações do Xbox Séries S.

O que esperar…

Vale lembrar que o IPI não é o único imposto cobrado sobre os consoles e acessórios. Os games também sofrem cobrança do PIS, Cofins, ICMS e, em alguns dos casos, imposto sobre importação.

Apesar de algumas das mídias físicas serem produzidas no Brasil, não existe nenhuma manufatura de consoles. Portanto os novos modelos da Sony e da Microsoft estão sujeitos a Imposto sobre Importação.

Bem, se você estava esperando para comprar um console novo a boa notícia é que os preços podem estar um pouco mais em conta. Agora se você estava pensando em comprar um modelo mais antigo, não fique esperando por preços e condições melhores.

Se você gosta de games, assim como nós, você não pode deixar de conferir os PC’s Gamer e acessórios gamers em promoção no site da Oficina dos Bits.

Gostou do conteúdo desse artigo? Foi útil para você? Então comente e compartilhe!

Suellem Gandra

Suellem Gandra

VEJA TAMBÉM