#GirlPower: representatividade feminina e machismo no universo gamer

A participação feminina é um assunto que vem sendo muito pautado em diversos nichos, e no setor de games não seria diferente, afinal, esse sempre foi um mercado feito majoritariamente para os homens.

Mas se diversidade é importante, por que esse assunto ainda é visto com viés preconceituoso? Embora as mulheres ocupem papel de destaque no setor de jogos, elas ainda enfrentam muitos problemas causados pelo machismo.

Um estudo realizado pela Pesquisa Game Brasil neste ano, mostrou que as mulheres representam 53,8% do público gamer, isto é, mesmo que sejam maioria, elas ainda precisam lidar com preconceito de gênero.

Machismo VS representatividade feminina

Definitivamente não é fácil ser mulher e gostar de jogos. Embora hoje existam gamers profissionais femininas, ainda há um longo caminho pela frente para alcançar a igualdade de gênero no universo gamer.

E quando se trata de representatividade, não estamos falando apenas em quantidade de mulheres que jogam, mas também sobre respeito.

Pois, é comum que mulheres durante os jogos tenham que ouvir frases sexistas com a intenção de diminuir a capacidade delas, muitas precisam lidar com palavreado chulo, ofensas e assédio sexual.

Por essas razões, várias mulheres se passam por homens nos jogos para que possam ser respeitadas. Só para se ter uma ideia do tamanho e gravidade do problema, uma outra pesquisa feita pela Universidade de Ohio, concluiu que 100% das mulheres já sofreram algum tipo de assédio em jogos online.

Ou seja, toda mulher que faz parte da comunidade gamer já passou por algum tipo de situação machista. E o questionamento que fica é o seguinte: como abrir mais espaço para mulheres no mundo dos games sendo que não existe condições para que elas permaneçam sendo respeitadas e admiradas pelo fazem?

Por isso nós da Oficina dos Bits estamos trazendo esse assunto em nosso blog, porque entendemos a importância de dialogar sobre esse problema que aflige todas as mulheres no mundo game.

Se você é mulher, entende ou provavelmente já vivenciou alguma situação de preconceito, assédio ou bullying. Se você é homem, te convidamos a uma reflexão sobre o assunto para que comportamentos como esses que citamos possam ser mudados.

Game Over para o machismo

A importância das mulheres na comunidade gamer é gigantesca, não apenas por serem maioria nesse mercado, mas também porque ter o pensamento que esse é um ambiente exclusivamente feito para homens é o mesmo que ver o mundo de uma forma limitada. E se existe um lugar que a palavra limitação não combina é o universo de jogos, uma vez que, é cheio de criatividade e boas ideias.

Sendo assim, se existem políticas na indústria para combater a pirataria, por exemplo, há também a necessidade de medidas que visem proteger as mulheres gamers e combater o machismo.

Fazer com que elas se sintam mais confortáveis e participem cada vez mais desse setor, é tornar o mundo gamer mais inclusivo e melhor, pois as jogadoras também podem e devem trazer todas as suas experiência, ideias, repertório cultural e inspirações, afinal, elas contribuem muito como o mundo gamer e merecem espaço.

Gostou do texto? Continue acompanhando o nosso blog pois iremos trazer mais assunto voltados a publico gamer feminino!

Oficina dos Bits

Oficina dos Bits

VEJA TAMBÉM