Como ter mais segurança dos dados de seu computador?

Existe uma grande possibilidade de que o seu computador atual possua um SSD NVME como unidade principal, mas é provável que haja pelo menos mais um slot onde você possa adicionar outro SSD. Veja por que isso pode ser uma estratégia inteligente.

Dois SSDs podem melhorar o desempenho Se você possuir dois SSDs, poderá obter um desempenho superior do que se tivesse apenas um. Uma das maneiras é unir as duas unidades em uma única através do RAID 0. Isso une as velocidades de leitura e gravação de ambos os SSDs, resultando em altas taxas de leitura e gravação. No entanto, a perda de uma unidade implica na perda de todos os dados, uma vez que eles estão “espalhados” entre as duas unidades.

No entanto, não é recomendado o uso do RAID 0 para melhorar o desempenho dos seus SSDs, pois eles já são bastante rápidos em geral, e esse aumento de velocidade será notado apenas em benchmarks, e não em aplicativos do mundo real. A menos que você tenha algum tipo de carga de trabalho muito específica que se beneficiaria dessas velocidades de leitura e gravação extremamente altas.

Então, porque se obtém um melhor desempenho tendo dois SSDs?

Tudo se resume a separar o seu sistema operacional e aplicativos ou dados. Se você usar um SSD primário para o seu sistema operacional com o seu arquivo de troca de RAM e um segundo para os seus aplicativos e jogos, esses diferentes processos não competirão pela largura de banda nos mesmos SSDs.

Porém, se você é um profissional que realiza tarefas como edição de vídeo ou modelagem 3D, tendo o seu sistema operacional e software em uma unidade e os seus discos de trabalho, arquivos de projeto e ativos na segunda, você pode evitar a competição pela largura de banda do SSD, pois cada unidade tem suas próprias pistas PCIe dedicadas para a sua CPU.

Dois SSDs significam maior confiabilidade

Há muita confusão sobre a confiabilidade dos SSDs, com o desgaste dos SSDs sendo uma preocupação real de um lado, e afirmações de que as unidades de estado sólido durarão mais do que as unidades mecânicas porque não possuem partes móveis. A verdade está entre todas essas afirmações sobre SSDs.

Se o seu SSD estiver operando dentro da faixa de temperatura nominal, ele deverá durar mais do que a vida útil do seu computador. Da mesma forma, testes de tortura ao longo dos anos mostraram que o SSD médio supera em muito o volume máximo de gravação de dados. Então, novamente, o seu SSD pode falhar uma semana após você comprá-lo, sem motivo aparente.

Executar dois SSDs em RAID 1 é, na verdade, uma boa maneira de garantir que você não perca dados críticos ou tenha qualquer tempo de inatividade ao realizar trabalhos importantes. No entanto, essa não é a única maneira pela qual dois SSDs podem significar maior confiabilidade. Se você separar seus aplicativos e dados de modo que os aplicativos estejam em um SSD e os dados em outro, você pode aumentar a confiabilidade do seu sistema.

Entenda como funciona a durabilidade de um SSD

Hoje em dia pode se perceber que os SSDs (Solid State Drives) estão sendo muito usados para o aumento da velocidade dos computadores. Eles são uma alternativa moderna e popular aos discos rígidos tradicionais, graças à sua velocidade de leitura e gravação, menor consumo de energia e maior durabilidade. Neste artigo, vamos explorar a vida útil de SSDs e fatores que afetam sua durabilidade.

Qualidade da unidade, intensidade de uso, temperatura de operação e capacidade total de armazenamento são alguns dos fatores que podem afetar a vida útil de um SSD. Embora não haja uma resposta simples para quanto tempo um SSD pode durar, entender esses fatores pode ajudar a prolongar sua vida útil.

Até alguns anos atrás, muitos administradores e gerentes de TI estavam preocupados com o risco de perda de dados valiosos devido a uma falha súbita. Foi por isso que os fabricantes demoraram muito tempo para convencer o público de que os SSDs são seguros para uso, mesmo ao lidar com dados sensíveis

Qual é a vida útil média do seu SSD?

Primeiro é necessário entender como é o funcionamento de um SSD na prática. Um SSD é um componente baseado em chip NAND Flash que é um meio de armazenamento totalmente diferente do disco rígido tradicional (o conhecido HDD), que salva seus dados em uma placa magnética. Ele é composto por um controlador eletrônico e vários chips de armazenamento. Um drive híbrido – também chamado de SSHD – consiste em ambas as tecnologias de armazenamento: um disco rígido magnético normal, bem como chips de armazenamento.

 

Ao contrário do que ocorre com um disco rígido convencional (HDD), um SSD apresenta um número restrito de operações de gravação possíveis, após as quais o dispositivo passa para o modo somente leitura e deixa de funcionar. Esse fenômeno se deve à complexidade do hardware empregado nos SSDs, que, embora permita uma performance elevadíssima, implica em um custo para a durabilidade do dispositivo.

 

Pode relaxar! Os usuários domésticos não precisam se preocupar tanto com a durabilidade do SSD, já que é improvável que esgotem seus ciclos de gravação em vários anos de uso. Portanto, se você estiver preocupado com essa questão, pode ficar tranquilo.

Oficina dos Bits

Oficina dos Bits

VEJA TAMBÉM