Como escolher uma placa de vídeo para jogar?

Escolher uma placa de vídeo para jogos pode ser uma tarefa desafiadora, especialmente com a variedade de opções disponíveis no mercado. No entanto, entender alguns aspectos importantes pode facilitar esse processo e garantir que você obtenha o melhor desempenho possível para o seu orçamento. Aqui estão algumas considerações essenciais a se ter em mente ao escolher uma placa de vídeo para jogar:

Orçamento: Estabeleça um orçamento claro para a compra da placa de vídeo. Os preços podem variar significativamente, então determinar o quanto você está disposto a gastar ajudará a limitar suas opções.

Compatibilidade: Verifique se a placa de vídeo é compatível com o seu sistema. Isso inclui o slot da placa-mãe, fonte de alimentação e espaço físico no gabinete. Certifique-se também de que o restante dos componentes do seu sistema não irá limitar o desempenho da nova placa de vídeo.

Desempenho: Considere o tipo de jogos que você pretende jogar e em que resolução e configurações gráficas. Para jogos mais exigentes, como títulos AAA atuais, você precisará de uma placa de vídeo mais potente. Avalie benchmarks e análises de desempenho para ter uma ideia de como a placa de vídeo se comporta em diferentes situações de jogo.

Memória VRAM: A quantidade de memória de vídeo (VRAM) é crucial, especialmente para jogos com texturas de alta resolução e resoluções de tela mais altas. Certifique-se de que a placa de vídeo escolhida tenha memória suficiente para lidar com as demandas gráficas dos jogos que você deseja jogar.

Tecnologias e recursos adicionais: Considere se você deseja recursos específicos, como suporte para Ray Tracing, tecnologias de sincronização de quadros (como FreeSync ou G-Sync), ou capacidades de transmissão ao vivo. Esses recursos podem influenciar sua escolha dependendo das suas necessidades e preferências.

Consumo de energia e refrigeração: Verifique os requisitos de energia da placa de vídeo e certifique-se de que sua fonte de alimentação é adequada para suportá-la. Além disso, leve em consideração o sistema de refrigeração da placa de vídeo para garantir que ela funcione de forma eficiente e silenciosa, especialmente durante sessões de jogo intensas.

Suporte ao longo prazo: Considere a reputação da fabricante da placa de vídeo em relação a atualizações de drivers e suporte ao cliente. Escolher uma placa de vídeo de uma marca confiável pode garantir uma melhor experiência a longo prazo, com atualizações de software que melhoram o desempenho e a estabilidade do sistema.

Ao considerar todos esses aspectos, você estará melhor preparado para escolher uma placa de vídeo que atenda às suas necessidades de jogo e ofereça um excelente desempenho dentro do seu orçamento. Lembre-se de pesquisar bem e comparar diferentes opções antes de tomar uma decisão final.

Veja essa lista com 3 jogos e qual placa de vídeo e configurações recomendadas que cada um exige:

1. Baldur’s Gate 3:
Sistema Operacional: Windows 10 – 64 bits
Processador (CPU): Intel i7-8700k ou AMD Ryzen 5 3600
Memória RAM: 16 GB de RAM
Placa de vídeo (GPU): Nvidia RTX 2060 Super ou AMD RX 5700 XT (com 8 GB ou mais de VRAM)
Armazenamento: 150 GB

2. Alan Wake 2:
Sistema Operacional: Windows 10/11 – 64 bits
Processador: AMD Ryzen 7 3700X ou Intel Core i7 10ª Geração
Memória: 16 GB RAM
Placa de vídeo (GPU): GeForce RTX 3060 or Radeon RX 6600 XT
Armazenamento: 90GB SSD

3. Cyberpunk 2077:
Sistema Operacional: Windows 10 – 64 bits
Processador: AMD Ryzen 7 7800X ou Intel Core i7 12700
Memória: 16 GB RAM
Placa de vídeo (GPU): GeForce RTX 2060 or Radeon RX 5700 XT|Arc A 770
Armazenamento: 70GB SSD

Por que ter um PC Gamer montado?

 

Desempenho Personalizado:
Ao montar seu próprio PC, você tem controle total sobre os componentes que escolhe. Isso permite personalizar o desempenho para atender às suas necessidades e orçamento específicos.

Custo-Benefício:
Montar um PC muitas vezes pode ser mais econômico do que comprar um pré-montado com configurações semelhantes. Você pode escolher componentes com melhor custo-benefício e evitar pagar por recursos que não são essenciais para você.

Experiência de Aprendizado:
Montar um PC é uma experiência educativa. Você ganha conhecimento sobre a arquitetura de hardware, compatibilidade de componentes e como os diferentes elementos funcionam juntos. Isso pode ser útil para solucionar problemas no futuro.

Atualizações e Expansões Fáceis:
Ter um PC montado permite que você faça atualizações ou expansões mais facilmente no futuro. Se você quiser trocar a placa de vídeo, adicionar mais memória RAM ou atualizar o processador, pode fazer isso sem comprar um novo sistema inteiro.

Escolha de Estilo e Estética:
Escolher um gabinete, iluminação e outros elementos estéticos permite que você crie um PC que reflita seu estilo pessoal. Muitos entusiastas de jogos apreciam a oportunidade de personalizar a aparência do seu equipamento.

Desempenho Otimizado para Jogos:
Ao escolher manualmente cada componente, você pode otimizar o desempenho para jogos específicos. Isso é particularmente importante se você estiver visando jogos de última geração ou títulos exigentes.

Suporte e Manutenção:
Ao montar seu próprio PC, você tem um conhecimento mais profundo do sistema, facilitando a solução de problemas e a manutenção ao longo do tempo.

 

Lembre-se de que montar um PC requer pesquisa e paciência, mas para muitos entusiastas, as vantagens superam os desafios. Se você está interessado em jogos, personalização e aprendizado sobre hardware de computador, montar seu próprio PC pode ser uma experiência gratificante.

Oficina dos Bits

Oficina dos Bits

VEJA TAMBÉM