Como escolher um monitor

A escolha de um monitor é muito importante, pois ela define como será a visualização das suas tarefas no computador. Essa decisão ocasionalmente se torna estressante, caso você não conheça as especificações necessárias. Por isso, preparamos para você esse material incrível, explicando os tipos de monitores, configurações e dicas especiais!

Devo comprar qual monitor? Que especificações? Quais recursos são vantajosos para o meu uso? Qual tamanho ideal? Todas essas perguntas nós vamos te responder agora!

Qual painel devo escolher? Afinal de contas, o que é TN, IPS, VA?

O primeiro ítem que vamos te auxiliar é o tipo do painel a ser escolhido. Temos uma grande variedade de tipos de monitores disponíveis, cada um definido por um tipo de tecnologia LCD usada. Cada um tem suas variações e oferecem diferentes vantagens. Agora, vamos te mostrar os três mais populares tipos de painéis presentes nos monitores atualmente:

  • TN (Twisted Nematic)
    Os painéis TN são conhecidos principalmente por terem preço mais atrativo. Eles também têm tempos de resposta de pixel muito rápidos, o que melhora a clareza do movimento. Essa característica pode ser uma boa pedida para uso em jogos, devido ao seu tempo de resposta baixo e baixo input lag (é a diferença de tempo entre um comando realizado no controle de um videogame).

Em contrapartida tem limitações de contraste, desempenho de cores que o tornam pouco atraente e ângulos de visão podem atrapalhar sua experiência dependendo de onde você vai estar olhando para a tela.

  • VA (Vertical Alignment)

Cada vez mais populares, os monitores VA têm melhor contraste, são coloridos e com brilho tão bom quanto os IPS (veremos abaixo). Os ângulos de visão da tela são limitados, geralmente melhores que os TN mas, inferiores ao IPS, então, a qualidade da imagem do monitor VA pode degradar se não for visualizada diretamente.
Os painéis VA podem ter custo pode ser equiparado com os TN, geralmente são mais indicados para para uso geral.

  • IPS(In-Plane Switching)

O IPS domina o mundo dos monitores de computador. Um monitor IPS típico é brilhante e nítido, com boa nitidez e ótimos ângulos de visão. O desempenho da cor varia de aceitável a verdadeiramente espetacular. Os monitores IPS modernos podem suportar tempos de resposta de pixel rápidos e altas taxas de atualização, o que é uma boa notícia para quem usa o pc para jogar.

Devido a sua qualidade de cores e ângulos de visão, são indicados para uso profissional.

Tamanho do monitor

As dimensões do monitor são um fator importante no momento de decisão pois, importante como a tela se encaixa no campo de visão de uma pessoa. Isso significa que todas as partes da tela são visíveis sem fatigar a visão ou movimento da cabeça. 

Há quem prefira monitores pequenos para não ocupar tanto espaço na mesa, monitores maiores para multi-tarefa, ou até mesmo aqueles que preferem montar um setup com multi monitor para distribuir melhor as janelas ou tarefas.

 

Resolução

Essa é uma característica super importante, mas antes é necessário entender como funciona o LCD. As imagens em um painel LCD são compostas por milhões de pequenos pontos. Cada pixel consiste em três subpixels, um para cada cor primária. A resolução de um monitor fornece o comprimento X largura da tela em pixels. Quanto mais pixels você puder colocar em cada polegada quadrada de um monitor, mais realista e suave será a imagem

Embora mais pixels geralmente sejam melhores, talvez você deva pensar duas vezes em comprar um monitor com QHD ou resolução melhor. 

Por exemplo, é a placa gráfica do seu PC. Quanto mais pixels você tiver, mais poder de processamento sua placa gráfica precisará para alterar esses pixels em tempo hábil. As imagens em monitores 4K parecem impressionantes, mas se o seu sistema não estiver à altura da tarefa de gerar 8,3 milhões de pixels por quadro, sua experiência geral será prejudicada e essa resolução extra se tornará um obstáculo, principalmente se você estiver jogando.

 

Taxa de atualização

A taxa de atualização do monitor resumidamente te fala o número de vezes que seu monitor está atualizando com uma nova informação por segundo, essa taxa é medida em hertz (hz). Quanto maior o número é melhor, se traduz em suavidade, imagens menos instáveis.

A taxa de atualização é mais importante para monitores gamers que precisam de cada segundo do seu jogo sendo mostrado na tela, é como alguns dizem, “cada frame importa” ainda mais no cenário competitivo.

Se seu intuito é jogar, você vai querer um monitor com pelo menos 75 hz combinado com a menor taxa de resposta que você encontrar, lembrando que sua placa precisa “empurrar” estes frames para seu monitor. Se você não está jogando, uma taxa de atualização de 60 Hz deve servir bem.

 

Monitores Gamer: Quais recursos importam?

Agora, vamos entrar no nicho de monitores gamer. Os jogadores competitivos devem priorizar a velocidade, que exige altas taxas de atualização, bem como o menor tempo de resposta e atraso de entrada possível. Mas, se você é aquele jogador casual e não vai diferenciar 60 frames de 120, você pode se dar bem com um monitor de 75hz ou até mesmo 60hz junto com Freesync ou G-sync (relaxa, vamos explicar melhor abaixo) e priorizar uma qualidade de imagem melhor.

Devo comprar um monitor com G-sync ou Freesync?

Os monitores de jogos geralmente têm Nvidia G-Sync (para PCs com placas gráficas Nvidia) e/ou AMD FreeSync (para rodar com PCs usando placas gráficas AMD). Ambos os recursos reduzem o “tearing” e o “stuttering” da tela e aumentam o preço, embora os monitores G-Sync geralmente custam mais do que os FreeSync visto que é uma tecnologia proprietária da Nvidia. Outra coisa a ter em mente é que o G-Sync depende do DisplayPort, enquanto o FreeSync funciona com HDMI e DisplayPort.

Independentemente disso, se o seu orçamento tiver espaço apenas para uma placa gráfica de baixa a média velocidade, você certamente deseja um monitor com G-Sync ou FreeSync que funcione com uma taxa de atualização mínima baixa. A Nvidia testou e certificou alguns deles como compatíveis com G-Sync. Muitos monitores não certificados também podem executar o G-Sync, mas o desempenho não é garantido.

Fique atento à resolução Quanto maior a resolução, melhor a imagem. A resolução de um monitor informa quantos pixels um monitor tem no formato largura x altura. 1920 x 1080 (também conhecido Full HD) é o mínimo necessário. Mas você obterá imagens mais nítidas com QHD e ainda mais nítidas com 4K. Lembrando que sua placa de vídeo vai produzir essas imagens, escolha um monitor que acompanha sua placa de vídeo e quantos frames você deseja jogar.

Considere um monitor curvo

Os monitores curvos devem tornar sua experiência mais imersiva com um grande campo de visão e são menos cansativos para os olhos. No entanto, eles podem ser propensos a ofuscamento ao serem vistos de determinados ângulos (as fontes de luz vêm de vários ângulos em vez de um).

Ergonomia do monitor Os monitores são fornecidos com uma variedade de suportes, desde bases de plástico fixas sem ajuste até braços de monitor complexos que podem segurar um monitor em quase qualquer ângulo e orientação, trazendo qualidade de vida. Procure monitores com montagem VESA, isso permitirá que você adicione um suporte ou braço de monitor de terceiros posteriormente. A maioria dos monitores vendidos hoje tem isso, mas alguns modelos econômicos não.

 

VEJA AQUI UM ÓTIMO MONITOR GAMER:

https://www.oficinadosbits.com.br/produto/monitor-gamer-27-samsung-odyssey-g4-full-hd-240hz-1ms-g-sync-hdr10-freesync-premium-ls27bg400elxzd/

Monitores para uso geral: Quais recursos importam?

Ambos os monitores profissionais e de jogos são mais do que qualificados para servir como telas de uso geral. Mas se você quiser evitar gastar dinheiro extra em um monitor especializado, você precisa de algo que funcione bem para todo tipo de tarefa, entretenimento e produtividade.

O contraste é rei, então os painéis VA também são

Consideramos o contraste a primeira medida da qualidade da imagem, seguido pela saturação de cores, precisão e resolução. Quando uma exibição tem uma grande faixa dinâmica, a imagem é mais realista. Os painéis VA normalmente oferecem 3 a 5 vezes o contraste das telas IPS ou TN. Se você colocar um monitor VA e IPS, um ao lado do outro com níveis de brilho e padrões de calibração correspondentes, a tela VA vencerá facilmente em termos de qualidade de imagem.

 

O contraste é rei, então os painéis VA também são

Consideramos o contraste a primeira medida da qualidade da imagem, seguido pela saturação de cores, precisão e resolução. Quando uma exibição tem uma grande faixa dinâmica, a imagem é mais realista. Os painéis VA normalmente oferecem 3 a 5 vezes o contraste das telas IPS ou TN. Se você colocar um monitor VA e IPS, um ao lado do outro com níveis de brilho e padrões de calibração correspondentes, a tela VA vencerá facilmente em termos de qualidade de imagem.

Monitores para Profissionais: Quais recursos importam?

Os usuários profissionais têm necessidades especiais. Se você é um fotógrafo, web designer, artista de efeitos especiais, designer de jogos, trabalha com impressão ou alguém que precisa de controle de cores preciso, esta seção é para você.

Os monitores certificados pelo fornecedor como cores precisas custam mais, mas valem a pena

Se você deseja um monitor preciso pronto para uso, esta é a sua melhor escolha. É especialmente importante para monitores sem recursos de calibração. Os monitores profissionais devem vir prontos para funcionar, sem a necessidade de ajustes.

 

As opções de calibração devem incluir opções para diferentes gamas de cores, temperaturas de cor e curvas de gama

No mínimo, deve haver padrões sRGB e Adobe RGB, temperaturas de cor variando de 5.000 a 7.500K e predefinições de gama de 1,8 a 2,4. Os monitores usados para produção de TV ou filmes também devem suportar o padrão gama BT.1886.

 

Considere a profundidade de bits Quanto maior, melhor, e os profissionais precisam de pelo menos 10 bits. Um painel de 8 bits não é adequado para a maioria dos trabalhos gráficos profissionais. Se possível, opte por 12 bits. Mas, lembre-se, um monitor de cores profundas não será bom para você se sua placa gráfica não puder produzir um sinal de 10 ou 12 bits, o monitor preencherá as informações extras, mas apenas por interpolação. Assim como no dimensionamento de pixels, uma exibição não pode adicionar informações que não existam em primeiro lugar; pode apenas aproximar. Muitas placas gráficas de consumo são limitadas à saída de 8 bits.

 

VEJA AQUI UM ÓTIMO MONITOR PARA PROFISSIONAIS:

https://www.oficinadosbits.com.br/produto/monitor-24-asus-pa248qv-proart-full-hd-ips-100-srgb-vesa-hdmi-vga-displayport/



Não importa qual PC você tenha, a escolha do monitor tem um efeito fundamental em tudo o que você faz. Isso torna a compra de um novo monitor um investimento valioso e que pode beneficiá-lo imediatamente, seja jogando ou trabalhando.

Apenas certifique-se de não desperdiçar dinheiro em uma tela com recursos em excesso ou sem as especificações necessárias.

 

Qualquer dúvida, deixe um comentário neste post!



Oficina dos Bits

Oficina dos Bits

VEJA TAMBÉM