Você sabe o que é o Wi-Fi 6 e conexão 6 GHz?

Sabe aquele momento terrível em que você está precisando baixar um app importante e o sinal do WiFi fica com a conexão lenta e o download não concluído? Isso pode acontecer pelo próprio sinal do WiFi ou pelo “peso” do app que você está baixando e devido a essas necessidades de conexões cada vez mais rápidas e estáveis são criadas diversas “versões” ou gerações para as redes sem fio.

Cada uma dessas gerações representa um avanço na tecnologia, com melhorias de desempenho, recursos e eficiência em relação às versões anteriores. Algumas dessas são:

 

1 – 802.11b: Foi o primeiro padrão Wi-Fi amplamente adotado, lançado em 1999. Ofereceu velocidades de até 11 Mbps na banda de 2,4 GHz.

 

2 – 802.11a: Também lançado em 1999, o 802.11a operava na faixa de 5 GHz e oferecia velocidades de até 54 Mbps.

 

3 – 802.11g: Lançado em 2003, o 802.11g operava na faixa de 2,4 GHz e oferecia velocidades de até 54 Mbps, sendo compatível com o 802.11b.

 

4 – 802.11n: Lançado em 2009, o 802.11n, muitas vezes chamado de Wi-Fi 4, trouxe velocidades mais altas e melhor alcance, operando nas bandas de 2,4 GHz e 5 GHz e alcançando velocidades de até 600 Mbps.

 

5 – 802.11ac: Lançado em 2013, o 802.11ac, também conhecido como Wi-Fi 5, ofereceu velocidades mais altas na faixa de 5 GHz, atingindo até 3,46 Gbps. Ele também operava na faixa de 2,4 GHz.

 

6 – 802.11ax: Lançado em 2019, o 802.11ax, ou Wi-Fi 6, representa a sexta geração do Wi-Fi. Ele oferece velocidades ainda mais altas, maior eficiência em ambientes lotados e melhor desempenho em dispositivos IoT. Pode atingir velocidades de vários Gbps.

Imagem 1: Lembra desse roteador? Tem história…O DI-524 muito utilizado em 2010

Mas, o que é o WiFi 6E e qual a diferença do 6?

 

O Wi-Fi 6E, também conhecido como Wi-Fi 6 GHz, é uma extensão do padrão Wi-Fi 6 (802.11ax) que opera na faixa de frequência de 6 GHz. Ele representa uma evolução do Wi-Fi 6 tradicional, que opera principalmente nas faixas de 2,4 GHz e 5 GHz. A adição da faixa de 6 GHz oferece várias vantagens e melhorias significativas nas redes sem fio, incluindo:

Mais Largura de Banda: A faixa de 6 GHz se destaca por disponibilizar um espectro de frequências significativamente mais amplo e generoso, criando um ambiente propício para comunicações sem fio avançadas. Essa riqueza de frequências oferece uma abundância de canais disponíveis, resultando em uma verdadeira profusão de oportunidades para redes sem fio. Essa diversidade de canais não apenas amplia a largura de banda disponível, mas também contribui de maneira notável para reduzir as interferências.

Esse cenário mais aberto e com menos interferências permite uma experiência de conexão notavelmente mais rápida e confiável. Os dispositivos podem operar em frequências mais limpas, minimizando conflitos de sinal, o que se traduz em uma conectividade mais estável e desempenho superior. Como resultado, os usuários desfrutam de downloads e uploads mais ágeis, streaming de mídia sem interrupções e jogos on-line com latência mínima, tornando o Wi-Fi 6E uma escolha ideal para aplicações e ambientes que exigem alta largura de banda e desempenho consistente.

Menos congestionamento: Devido à sua operação na faixa de 6 GHz, que é notavelmente menos congestionada em comparação com as amplamente utilizadas faixas de 2,4 GHz e 5 GHz, as redes Wi-Fi 6E apresentam uma notável redução na suscetibilidade a interferências provenientes de outros dispositivos e redes sem fio. Isso se traduz em uma experiência de conectividade notavelmente mais estável e confiável, permitindo que os dispositivos desfrutem de um desempenho otimizado, mesmo em ambientes densamente povoados ou saturados por redes concorrentes. A faixa de 6 GHz oferece uma reserva adicional de largura de banda, garantindo uma comunicação mais suave e rápida entre os dispositivos, tornando-a ideal para aplicações que demandam alta largura de banda, como streaming de vídeo em alta resolução, jogos on-line sem interrupções e uso intensivo de dispositivos IoT em um cenário de rede sem fio.

Melhor Desempenho em Ambientes Densos: O Wi-Fi 6E, apresenta benefícios notáveis, especialmente quando implementado em ambientes altamente densos, como aeroportos movimentados, estádios lotados, escritórios corporativos e áreas urbanas com grande concentração de dispositivos sem fio. Nestas situações, onde numerosos dispositivos competem intensamente por largura de banda, a capacidade expandida da faixa de 6 GHz se torna um ativo valioso.

Essa faixa de frequência mais ampla e com menos interferências permite que um maior número de dispositivos opere simultaneamente sem perda de desempenho, garantindo que as redes permaneçam confiáveis e eficientes, mesmo em cenários de alto tráfego. A experiência do usuário se beneficia com uma conectividade mais rápida, streaming de mídia sem interrupções e comunicação sem fio consistente, tornando o Wi-Fi 6E uma escolha estratégica para otimizar a conectividade em ambientes onde a concorrência por largura é alta.

Menos Interferência: 

A exploração da faixa de 6 GHz representa um avanço significativo, pois contribui de forma proeminente para mitigar as interferências provenientes de dispositivos mais antigos que operam nas faixas de 2,4 GHz e 5 GHz. Essa ação não apenas reduz consideravelmente as perturbações que poderiam afetar a qualidade da conexão, mas também resulta em um aprimoramento geral do desempenho da rede. Com a faixa de 6 GHz oferecendo um ambiente mais limpo e menos saturado para as comunicações sem fio, os usuários podem esperar uma experiência de conectividade mais consistente, velocidades mais elevadas e menor latência, mesmo quando estão rodeados por dispositivos mais antigos. Isso torna o Wi-Fi 6E uma escolha especialmente valiosa para otimizar a eficácia das redes sem fio em ambientes mistos, onde diferentes gerações de dispositivos compartilham o espaço de comunicação.

Suporte para Aplicações de Alto Desempenho: Com a largura de banda adicional, o Wi-Fi 6E é adequado para aplicações de alto desempenho, como realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR), streaming de vídeo em 4K e 8K e jogos on-line sem atrasos.

Para utilizar o Wi-Fi 6E, tanto o roteador quanto os dispositivos finais (como smartphones, laptops, tablets) precisam suportar essa tecnologia e a faixa de frequência de 6 GHz. O Wi-Fi 6E é uma extensão importante da evolução do Wi-Fi, proporcionando uma experiência de rede sem fio ainda mais avançada e capaz de atender às crescentes demandas de conectividade.

O avançado Wi-Fi 6 representa o ápice da tecnologia de conexão sem fio, viabilizando a criação de roteadores mais eficazes que proporcionam uma conexão mais rápida e estável tanto para consumidores residenciais quanto para empresas. Além disso, ele abre caminho para aprimorar as capacidades de realidade virtual e aumentada em dispositivos como smartphones e computadores.

Esse padrão de rede sem fio abrange dispositivos que funcionam na faixa de frequência entre 5.925 MHz e 7.125 MHz e introduziu alterações no Ato nº 14.448/2017, que estabelece os requisitos técnicos para equipamentos de radiocomunicação de radiação restrita.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER: https://blog.oficinadosbits.com.br/considere-uma-atualizacao-para-a-rede-de-malha-wifi/ 

 

 

Quais aparelhos suportam o Wi-Fi 6?

Para que um dispositivo seja compatível com essa tecnologia, as fabricantes precisam incorporar os componentes de hardware adequados. Isso possibilita que o dispositivo reconheça o sinal de um roteador Wi-Fi 6 de sexta geração e permita a transmissão de dados.

 

O Wi-Fi 6 se baseia em duas tecnologias-chave: MU-MIMO e OFDMA.

 

O MU-MIMO (Múltiplo Usuário, Múltipla Entrada e Múltipla Saída) já está presente em roteadores e dispositivos modernos e desempenha um papel fundamental no Wi-Fi 6. Por meio dessa tecnologia, um roteador pode se comunicar simultaneamente com vários dispositivos.

 

A distinção entre os roteadores atuais e a próxima geração é que o MU-MIMO no Wi-Fi 6 possibilita a comunicação com até oito dispositivos simultaneamente (em comparação com apenas quatro dispositivos nos padrões anteriores).

 

A outra tecnologia, chamada OFDMA (Acesso Múltiplo por Divisão de Frequência Ortogonal), permite a transmissão de dados para diversos dispositivos ao mesmo tempo.



CONHEÇA AS NOSSAS OPÇÕES DE ROTEADOR: https://www.oficinadosbits.com.br/categoria/rede-roteador–repetidor-e-acess-point/

Você já ouviu falar do sistema de malha WiFi?

Esse sistema foi especialmente projetado para oferecer uma cobertura contínua em toda a sua casa. Esse sistema consiste em um roteador principal e vários nós (daí a expressão malha) ou pontos WiFi estrategicamente posicionados para proporcionar uma conectividade estável e eliminar problemas de conexão intermitente.

Os nós do sistema de malha WiFi são responsáveis por preencher as áreas que o roteador principal não consegue alcançar. Essa solução é ideal para residências e propriedades maiores. Além disso, um sistema de roteador de malha WiFi pode aprimorar a conectividade em áreas com problemas de sinal, garantindo uma conexão perfeita mesmo nos cantos mais distantes da sua casa. O melhor de tudo é que todos os nós do sistema funcionam em uma única rede sem fio, com o mesmo nome de rede (SSID) e senha. Isso significa que você pode se mover pela casa sem perder o serviço, sem precisar lidar com várias redes e senhas, como acontece com os extensores de alcance WiFi.

Uma vantagem adicional dos sistemas WiFi de malha é que eles são facilmente expansíveis. Você pode adquirir nós adicionais ou pontos WiFi conforme necessário para estender a cobertura WiFi para áreas externas, como quintal, garagem, porão e sótão. Quando dizem que oferecem “cobertura WiFi em toda a casa”, eles realmente cumprem essa promessa!

 

Gostou desse texto? Então fique de olho em nossas redes sociais, sempre temos novidades por lá!

Oficina dos Bits

Oficina dos Bits

VEJA TAMBÉM