Em 2020 muita coisa mudou por causa do novo corona vírus, todo mundo precisou se adaptar a nova rotina, cumprindo o isolamento social. E embora já fosse muito conhecido, mas ainda pouco utilizado, os aplicativos de videoconferências se tornaram tendência neste ano.
De fato, houve um boom de encontros digitais nos últimos meses e o hábito tem de tudo para continuar, mesmo após a pandemia, porque muitos perceberam que não faz mais tanto sentido deslocar a equipe para fazer reuniões que podem ser feitas por vídeo-chamada.
Desse modo, listamos aqui os principais aplicativos de videoconferências que fizeram sucesso esse ano. Siga para os próximos parágrafos para saber mais.
Zoom
O Zoom é um dos aplicativos mais conhecidos entre os adeptos a reuniões a distância. Na versão gratuita é possível reunir até 100 pessoas. Nessa mesma versão, as vídeo-chamadas com 3 ou mais participantes durante até 40 minutos, o que pode ser uma vantagem, pois com tempo limitado é possível ser mais produtivo.
Mas mesmo que haja esse cronômetro, se chegar no tempo limite, é possível abrir outra sala e continuar a videoconferência, caso seja necessário. É possível instalar o aplicativo no seu smartphone, computador ou usar o recurso pelo navegador.
Google Meet
O Google Meet e um dos favoritos para a maioria das pessoas. A ferramenta possuía uma versão paga, mas a empresa do vale do silício liberou o uso para todos sem restrição. Ele também comporta até 100 participantes por chamada, entretanto, o tempo máximo de cada uma é de 60 minutos.
O acesso é bem simples, pode ser por meio de aplicativo ou pelo navegador. Se usar o Gmail, pode entrar com a própria conta e configurar a agenda com o dia da reunião, já com o link inserido.
Microsoft Teams
O Microsoft Teams também oferece muitas vantagens. De forma gratuita, o aplicativo aceita até 250 participantes e não estipula tempo limite para a reuniões. Além disso, é possível fazer edição colaborativa de documentos, se conectar ao Trello e Evernote e armazenar até 10GB de arquivo por equipe logada.
Skype
O Skype é o mais tradicional de todos, conhecido dos usuários por um bom tempo, o aplicativo tem a versão paga e gratuita. Na versão gratuita é possível fazer reuniões com até 50 participantes.
Além disso, possibilita gravar as reuniões e compartilhar a tela, ambas funções quando feitas são salvas automaticamente na nuvem. Para utilizar é necessário fazer um cadastro para ter uma conta.
CISCO Webex
A versão gratuita do CISCO Webex comporta até 100 participantes por reunião, oferece 1 GB de armazenamento na nuvem por tempo ilimitado de duração. Compartilhamento de tela e de documentos e gravação de vídeo também são possíveis nessa ferramenta.
ezTalks
Para fazer reuniões empresariais, conferências e webinar o ezTalks é uma excelente ferramenta. Na versão gratuita, as vídeo-chamadas tem até 45 minutos de duração e suporta até 100 usuários juntos. Entre as vantagens então: compartilhamento de tela, chats privados e coletivos, anotações, enquetes, entre outras funções.
Porém, ao contrário dos outros, é necessário fazer o download do software, já que ele não possui uma versão online.
Qual dessas ferramentas você mais gosta de utilizar? São inúmeras vantagens e benefícios que elas oferecem, o mais importante é escolher a mais apropriada para cada finalidade, ter uma boa conexão com a internet e usufruir de todos os recursos que elas possuem!
Fique de olho no nosso blog para ler mais sobre dicas de tecnologia!