SSD vale a pena? Saiba mais sobre as vantagens

SSD m2 nvme vale a pena

Pode ser que alguém já tenha dito para você trocar o HD do seu computador por SSD (Solide State Drive) para trazer um pouco mais de vantagem para a sua máquina. Mas nem todo mundo conhece ou entende o que essa troca pode oferecer. 

Sendo assim, preparamos esse artigo explicando alguns benefícios. Veja a seguir:

Mais rapidez

Testes já comprovaram que o SSD é mais rápido que o HD, e é possível perceber isso tanto na inicialização de sistemas e na abertura e execução de programas. Isso acontece porque a estrutura de armazenamento dos dois é diferente.

O HD utiliza um braço mecânico para varrer o disco magnético, carregando e salvando os dados, enquanto o SSD tem os arquivos salvos em módulos de memória flash, fazendo que neste caso o acesso seja instantâneo.

Compacto e silencioso

O SSD é, normalmente, três vezes menor que um HD convencional, o que contribui com o aproveitamento de espaço, dando a possibilidade de utilizar outros componentes no computador.

Como não existe partes mecânicas, há outra vantagem: o SSD não faz barulho durante funcionamento. Quem utiliza uma máquina com HD sabe que ao ligá-la é comum ouvir barulho.

Segurança

Quando se trata de segurança, o SSD garante mais a integridade dos dados armazenados, uma vez que, não é um tão vulnerável a danos por impactos como é um disco rígido tradicional. Outro ponto positivo, é que ele não esquenta tanto e resiste mais as variedades de temperatura.

Mais economia

No quesito energia, o SSD é mais econômico, consumindo até duas vezes menos energia que um HD. É possível economizar tempo em cada inicialização e execução de programas.

Qual a desvantagem?

Embora o SSD tenha ótimos benefícios, como tudo sempre há os prós e os contras, veja duas desvantagens que podem ser encontradas:

Valor mais alto

Quando comparado a um HD, o SSD é um pouco mais caro, porém é possível encontrar alguns com preços mais acessíveis no mercado. Se levar em conta as vantagens, no resultado final, a diferença entre valores pode compensar o investimento. Mas é necessário avaliar o motivo da troca ou da aquisição de um computador que já venha com um, porque muitas vezes o HD atende bem a demanda.

Tempo de vida útil mais curto

O SSD tem vida útil menor que um HD, no entanto, não quer dizer que não vale a pena, uma vez que o seu tempo de funcionamento deve ser o suficiente. A probabilidade é que seja necessário trocar de computador antes de precisar trocar este recurso.

Quer trocar o HD da sua máquina por um SSD? Entre no site da Oficina dos Bits e veja como podemos te ajudar nessa tarefa! Acesse www.oficinadosbits.com.br ou clique aqui para ir direto a página.

Oficina dos Bits

Oficina dos Bits

VEJA TAMBÉM