SSD M.2: Qual a diferença entre cada formato e tamanho?

Alguma vez você se perguntou por que os SSD M.2 possuem um código bem parecido em seus nomes e qual o propósito dessa informação? Seria esse um número secreto de espionagem? Brincadeiras à parte, a resposta é surpreendente.

Portanto você já sabe, aperte os cintos e segure firme, quando se trata de SDD a velocidade é intensa.



Antes de continuar, vamos relembrar o que é um SSD e qual a principal diferença para o HDD.

O HDD (Hard Disk Drive) é uma unidade de disco rígido tradicional que utiliza um conjunto de braço mecânico e cabeçote móvel para gravar e acessar os dados. Enquanto o SSD (Solid State Drive) é um dispositivo muito mais rápido que armazena os dados em chips de memória que podem ser acessados imediatamente. 



Sobre os números que aparecem nos modelos, trata-se de uma referência às dimensões físicas do SSD, os dois primeiros dígitos marcam a largura e os dois últimos o comprimento. O fato curioso é a largura ser fixa, sempre com 22 mm, enquanto sua extensão varia de 30, 42, 60, 80 e 110 mm. Por isso, você encontra modelos de um mesmo SSD com os códigos 2230 ou 2280.


o que significa os números 2260, 2242, 2280, 2230 no SSD


A dimensão do SSD pode influenciar o desempenho?

De forma geral o tamanho não influencia no funcionamento do SSD, com exceção de casos em que o computador tenha espaço apenas para modelos 2230 ou 2242, o melhor é pesquisar as especificações da sua máquina para confirmar quais SSDs ela aceita, antes de partir para um modelo mais robusto e correr o risco de ser incompatível.

Além disso, outra característica que merece uma atenção especial são os tipos de conectores para os SSDs M.2, divididos em três classificações: 

SSD m2 de alta velocidade


M.2 Chave B (B key)

O conector possui uma pequena ranhura posicionada à esquerda (imagem abaixo), nos módulos SSD M.2 chave B, sempre há seis pinos (faixas metálicas do conector) entre esse intervalo. 

O que significa chave B no ssd m2


M.2 chave M (M key)

Nos módulos M.2 com chave M a ranhura está alinhada à direita do conector, com cinco faixas metálicas no mesmo lado.

O que significa chave M no ssd m2

Com isso você já percebeu que conectores chave B não são compatíveis com conexões chave M e vice-versa.



M.2 chave B+M (B+M key) 

O padrão B+M key é compatível tanto com dispositivos chave B quanto M, além de possuir as mesmas características sobre o número de faixas metálicas. 

O que é chave B + M do SSD


Portanto, agora que você já aprendeu a diferenciar os tipos de SSD, aproveite para fazer um upgrade na sua máquina, acesse nosso site e confira as promoções. 

Oficina dos Bits

Oficina dos Bits

VEJA TAMBÉM