Placa-mãe: descubra como escolher o modelo ideal para o seu PC

Se você chegou até aqui é grande a chance de estar com dúvidas sobre esse componente tão importante para o funcionamento dos computadores, afinal de contas, a placa-mãe é responsável por conectar todos os elementos de maneira que funcione organizadamente.

Da mesma forma, ela é responsável pela alimentação dos periféricos, como o mouse gamer usado para vencer as partidas ranqueadas de Call of Duty Warzone.

Ainda que essa escolha não aparenta ser relativamente fácil, preparamos esse texto para te ajudar a esclarecer todas as dúvidas e aprender sobre cada componente e sua função. 



Está preparado? Então bora lá! 



Primeiro precisamos definir qual uso pretende dar ao computador: uma função mais básica ou algo mais robusto?

Mas calma, pode ficar tranquilo, não há motivos para preocupação caso ainda não tenha essa escolha bem definida, você pode mudar sua opção a qualquer momento.

Pois bem, feito isso vamos ao que interessa, o primeiro item da nossa lista: socket



Socket

Descubra como escolher a placa-mãe ideal

Um componente de extrema importância, uma vez que, ele é o elo entre a conexão da placa-mãe com o processador. Dessa forma, ele determina qual família e geração é compatível para instalação na sua máquina. 

Por exemplo, o socket AM4 da AMD, abrange desde os modelos Ryzen de 2017 até os últimos de 2020.




Chipset

Trata-se de um componente integrado na placa-mãe que é responsável pela comunicação entre o processador e os dispositivos de armazenamento e expansão. Em modelos mais atuais, o chipset pode ser responsável pelo áudio, Wi-Fi, Bluetooth, overclock e outros recursos. 

Agora fique atento nesse presente que separamos para você. São três indicações por desempenho dos modelos AMD e Intel.


Placa-mãe: modelos de entrada:

São ideais para usuários que querem economizar na montagem do setup ou procuram por máquinas mais básicas. 



Placa-mãe: modelos intermediários:

Capaz de atender grande parte dos consumidores e equilibrar muito bem a relação custo x benefício.



Placa-mãe: modelos de alta performance:

Destinados a entusiastas e usuários que valorizam um desempenho de ponta e máquinas top de linha.



como melhorar o desempenho do computador


Placa-mãe: Slots de expansão

Um componente responsável por acrescentar ou aumentar determinadas capacidades do computador. O tipo SATA é direcionado para SSDs SATA e HDs, enquanto o PCI Express abrange placas de vídeo, SSDs NVMe, placas de redes, entre outros. 

Placa-mãe com entrada para SSD
Slot de expansão M.2 na placa-mãe


Memória RAM

Um dos componentes mais conhecidos e importantes para o computador, algumas placas-mãe podem possuir até oito conexões para módulos de memória, dependendo do seu tamanho e chipset. 

Os modelos intermediários e de alta performance naturalmente tem uma capacidade maior de memória RAM, enquanto os mais básicos podem sofrer algumas limitações. 

Placa-mãe para aumentar a memória ram


Tamanhos da placa-mãe

As placas-mãe são produzidas em diferentes formatos e dimensões, projetadas para se adequar a um papel específico. Atualmente existem quatro modelos onde a principal diferença entre eles é o tamanho: EATX é o maior, seguido da ATX, da Micro ATX e, finalmente, da Mini ITX. 

Qual o melhor tamanho de placa-mãe

Claro que essa redução tem um custo, as placas menores podem sofrer a remoção de alguns componentes para manter o tamanho compacto, enquanto as maiores possuem muito mais conexões e componentes.

 


Bom, essas são algumas dicas para te ajudar a escolher a placa-mãe ideal para o seu setup. E o melhor de tudo, não deixe de conferir as promoções e descontos em nosso site para dar aquele Upgrade no seu computador. 

#somosbits

Oficina dos Bits

Oficina dos Bits

VEJA TAMBÉM