Review: ECS A790GXM-AD3

A AMD lançou há algum tempo os processadores Phenom II para socket AM2, obtendo bastante sucesso. Com isso, a empresa lançou este ano uma nova linha do mesmo processador, porém dessa vez baseada no socket AM3, que suporta mais memórias DDR3, além de compatibilidade com HyperTransport 3.0.

Dois desses processadores já foram analisados em reviews no Adrenaline: o Phenom II X3 720 Black Edition e o Phenom II X4 955 Black Edition. E agora, chega a vez de analisarmos a placa-mãe (mainboard) ECS A790 GXM-AD3, compatível com memórias DD3, que traz o selo Black Series, destinado às placas de melhor qualidade produzidas pela empresa.

ECS A790GXM-AD3

placa-mae
Trazendo os produtos de melhor qualidade da ECS, a linha Black Series é destinada aos usuários mais exigentes – aqueles que procuram pelo atrativo conjunto de tecnologia avançada e componentes de primeira. Afinal, produtos com esse nível de qualidade significam melhor desempenho em overclocks, com possibilidade de resultados bem maiores do que em produtos considerados “normais”.

Todas as grandes fabricantes investem em linhas de produtos diferenciados voltados ao público entusiasta, isso é fato. Mas, no caso da Black Series da ECS, existe um fator favorável: o preço, geralmente mais em conta que o de suas concorrentes. Resta saber se a qualidade de seus produtos é comparável a de outras marcas, como Asus e Gigabyte, ou ainda Biostar.

Tecnologias

Conseguindo ótimos resultados com seus últimos chipsets, a AMD lançou nesta semana mais um produto promissor: o AMD 785 – uma variação do 790, chipset no qual essa placa-mãe que estamos analisando é baseada. No entanto, o 785 foi projetado para placas-mãe tamanho Micro ATX. Falando nisso, publicaremos em breve a review da mainboard ECS S785GM-M, baseada nesse novo chipset.

Conclusão

Os sistemas baseados no socket AM3 da AMD estão ganhando mais força a cada dia que passa. Entre os fatores para que isso ocorra, está o lançamento dos primeiros processadores da linha Phenom II X4 da empresa para esse socket – sendo estes os modelos Phenom II X4 955 Black Edition e o X4 954, lançados há pouco mais de um mês. Com lançamentos assim, o mercado passa a receber a cada dia mais modelos de placas-mãe com socket AM3.

Uma das melhores opções do mercado nesse quesito é a ECS A790 GXM-AD3, que testamos na review. Mesmo não sendo uma das placas mais novas, por já ter sido lançada há algum tempo, tem um resultado muito bom, inclusive para usuários entusiastas. Como já dissemos, a placa leva o selo Black Series da ECS – o que significa que este é um produto entre os que possuem maior qualidade produzidos pela empresa. Com essa característica, esta placa mãe possui bons componentes, ideal para aguentar situações mais exigentes de overclock.

Concluímos que a placa é o que todo usuário quer em termos de placa-mãe: um produto de boa qualidade ideal para overclocks, porém sem custar os olhos da cara.

Por outro lado, mesmo que o vídeo da placa não apresente uma boa performance em games, a configuração é ideal para garantir ao sistema o aspecto de “media center”. Afinal, a placa tem vídeo com conexão HDMI e saídas de áudio com 8 canais, o que pode representar uma ótima solução para quem busca algo do gênero. Isso, claro, caso o usuário não se importe em ter um gabinete estilo mid-tower, obrigatório para placas ATX, como é o caso. Se você não se importa com o visual desse tipo de gabinete, e procura por uma solução para reprodução de mídia, esta placa é uma boa alternativa.

Fonte: Adrenaline

Atualização junho/2020: Essa plataforma foi descontinuada pela AMD. A atual plataforma da AMD é a AM4 . Veja aqui os novos produtos da plataforma.

admin

admin

VEJA TAMBÉM