Por que usar um notebook gamer mesmo não sendo um gamer?

Bem, provavelmente você já deve ter percebido algumas diferenças entre os notebooks gamers e os comuns, seja pelos nomes ou até mesmo por seus valores.

Mas cá entre nós, você já parou para pensar qual a vantagem de utilizar um notebook gamer no dia a dia? Para trabalhar/estudar ou mesmo para executar tarefas comuns?

Então, se você está na dúvida se vale a pena ou não investir em um modelo mais robusto, preparamos este artigo para te auxiliar a entender um pouco mais sobre as configurações de um notebook gamer e por que você deveria utilizar um mesmo não sendo um gamer!

Os melhores notebooks com até 20% de desconto

Notebook Gamer x Notebook comum

O fato é que os notebooks gamers possuem configurações mais avançadas se comparados aos modelos comuns. Eles possuem o objetivo de entregar desempenho, tanto em tarefas mais pesadas quanto em tarefas cotidianas.

Seu interior conta com mais memória e um processador bem mais potente! O que contribui para melhorar o desempenho na hora de executar uma tarefa que possa exigir mais da sua máquina.

Notebooks dessa linha são capazes de executar diversas tarefas simultaneamente, inclusive as mais pesadas, sendo praticamente impossível apresentar qualquer tipo de gargalo.

Por possuir componentes mais recentes, essa linha de notebooks tem uma vida útil maior. O que acaba sendo uma vantagem para os usuários desse tipo de dispositivo, já que acabam não precisando trocar a máquina ou fazer manutenções durante um bom tempo.

Como cada dia mais os programas e aplicativos tem exigido melhores performance das máquinas, investir em um dispositivo mais parrudo é uma ótima opção. Pois, além de performance você terá maior durabilidade.

Notebook ou PC Gamer?

Muitos usuários optam por utilizar notebooks ao invés do computador convencional pela facilidade e portabilidade que eles oferecem. E, com toda certeza um notebook gamer seria a opção mais adequada e “mais semelhante” com os computadores convencionais (computadores de mesa).

Se você é um usuário exigente pode ter certeza que a melhor opção seria adquirir um equipamento gamer. Pois, além de ter um interior mais robusto, apresentam um design diferenciado, com teclados retro iluminados, áudios e telas melhores.

A seguir, separamos alguns motivos para você ter um notebooks gamer mesmo se você não joga.

Notebook Gamer Vs Notebook Comum

  Notebook Gamer Notebook comum
Processador (CPU) Tenha processadores de alto desempenho com altas velocidades de clock construídos para jogos Tenha processadores padrão, projetados para tarefas leves
Memória (RAM) Geralmente tem entre 8 GB e 64 GB de RAM Geralmente tem entre 4 GB e 8 GB de RAM
Placa gráfica (GPU) Vem com uma placa gráfica Nvidia Geforce ou AMD Radeon dedicada para lidar com tarefas graficamente intensivas Dependem principalmente de uma placa gráfica integrada embutida na CPU.
Sistema de refrigeração Tenha um sistema de refrigeração avançado com várias ventoinhas para controlar o calor extra produzido pela placa gráfica dedicada O sistema de refrigeração não é tão avançado quanto o dos notebooks gamers. Normalmente, apenas um ventilador é instalado.
Teclado Apresentam um teclado robusto com retroiluminação RGB que pode suportar o estresse dos jogos Apresentam um teclado delicado que é construído principalmente para digitação
Número de portas Normalmente, tem todas as portas necessárias para conectar os vários periféricos de jogos Portas básicas de recursos que são necessárias para conectar dispositivos regulares
Portabilidade Mais pesado do que notebooks comuns devido a uma bateria maior e componentes extras Muito leve e perfeito para viagens
Tela Apresenta telas com alta taxa de atualização de até 300 Hz Telas de recursos com uma taxa de atualização entre 60Hz e 120Hz
caixas de som Os alto-falantes costumam ser mais altos do que os de notebooks comuns Apresentam alto-falantes padrão
Vida útil da bateria Tenha uma vida útil da bateria ruim, de cerca de 6 horas com uso leve Tenha uma boa duração da bateria, de cerca de 12 horas com uso leve
Longevidade A longevidade depende do uso e de quão bem você cuida deles. No entanto, devido ao seu design robusto, eles podem durar mais do que os notebooks normais A longevidade depende do uso e de quão bem você cuida deles.
Preço Por possuir mais recursos, os modelos iniciais são bem mais caros do que os notebooks comuns Possuem valor inicial mais acessível

Tabela de comparação Notebook Gamer Vs Notebook Comum

 

Configurações mais potentes

Como dito anteriormente, ter configurações mais avançadas pode levar a um preço, digamos de certa forma “mais salgado”. A princípio, este pode ser um fator limitador na hora de investir em um novo equipamento, mas acredite: a longo prazo se torna algo bem mais favorável ou até mesmo “mais em conta”(dependendo do modelo escolhido e necessidade de realizar upgrades).

A cada ano que se passa, os programas e aplicações estão exigindo cada vez mais das máquinas e ter em mãos uma ferramenta que te proporciona trabalhar/estudar normalmente, mesmo com o avanço dessas tecnologias é muito vantajoso!

Processador

Sempre analise o processador de sua máquina, afinal existem opções que podem entregar resultados melhores que os outros ou até mesmo opções das quais é possível aumentar a velocidade de funcionamento.

Os processadores Intel possuem sufixos que podem te auxiliar na hora de encontrar a configuração e desempenho ideal para seu notebook. São elas:

K – “Unlocked”, significa que o processador pode ir além de sua velocidade pré-determinada através de um overclock;

G – Inclui placa de vídeo integrada (apenas para laptops);

U – “Ultra Low Power”, ou baixo consumo de energia (apenas para laptops);

T – “Power-optimized”, economiza energia, mas não tanto quanto o modelo U;

H – “High performance graphics”, inclui placa de vídeo integrada um pouco melhor que o modelo G;

Y – “Extremely low power”, economiza ainda mais energia do que o modelo U;

Q – “Quad-core”, ou simplesmente “quatro núcleos”;

M – “Mobile”, modelo exclusivo para laptops;

C – Possui opção de overclock, soquete LGA 1150, placa de vídeo integrada básica;

R – Processor de desktop baseado no soquete BGA 1364 com placa de vídeo integrada avançada;

S – Otimizado para performance;

X – “Extreme Edition”, performance melhorada.

Portanto, se você se deparar com um notebook no qual possui um modelo i5-5200U já sabe que ele utiliza um processador com baixo consumo de energia! 😉

Alta duração

O que determina a durabilidade da sua máquina é o nível de sua utilização e as peças contidas em seu interior. Como esses notebooks costumam ser compostos por peças mais rápidas, com toda certeza a vida útil dele será maior se comparado aos modelos comuns.

Execução de tarefas com mais fluidez

Com componentes internos mais parrudos, os notebooks gamers podem proporcionar maior fluidez e velocidade ao executar uma ou mais tarefas simultâneas.

Seja reproduzir um vídeo, editar uma foto, escrever um texto ou até mesmo jogar, com toda certeza, a sua experiência será a melhor possível!

Memória de processamento maior

Esse tipo de máquina geralmente conta com memórias RAM maiores, ao qual ajuda na execução de diversos programas.

Modelos convencionais de notebooks geralmente não chegam nem perto da potência dos gamers, justamente por terem uma grande diferença interna.

Em alguns casos, existem notebooks gamers que facilitam a customização dos seus componentes internos. Possibilitando ao usuário aumentar a memória, conforme a sua necessidade.

Design e qualidade gráfica

Outro grande diferencial de um notebook gamer é sua construção que, com toda certeza, surpreende e até mesmo impressiona qualquer um. Indo desde uma construção mais robusta a um teclado diferenciado e que chama a atenção.

Por se tratar de um produto gamer, apresentam ótima qualidade gráfica. Este é um ponto que pode ajudar profissionais da área visual, que podem desenvolver projetos com qualidade mais avançada.

Em geral, os notebooks gamers podem ser uma ótima opção pois, podem agradar de diversas formas diferentes perfis de usuários independente da sua necessidade. Afinal de contas, essas são máquinas preparadas para lidar com qualquer tipo de trabalho!

Sistema De Refrigeração

Os notebooks comuns e os notebooks gamers possuem mecanismos próprios de resfriamento, contribuindo para manter a temperatura ideal em seu interior.

Em geral, notebooks comuns possuem um sistema de refrigeração menos avançado do que os voltados para jogos. Isso deve-se ao fato de não produzirem muito calor em seu interior.

Os modelos comuns geralmente vêm com um ventilador, saídas de ar menores e dissipadores de calor mais leves. Por essa razão, são mais leves e adequados para utilização em ambientes mais silenciosos.

Já os notebooks gamers são compostos por processadores e placas gráficas que consomem mais energia e também produzem mais calor. Para minimizar esses efeitos, são necessárias grandes saídas de ar, vários ventiladores de alta velocidade e dissipadores de calor maiores.

Design Do Teclado

O teclado dos notebooks gamers é um detalhe a parte e que vale a pena se destacar!

O fato é que a maioria dos modelos para jogos são retroiluminados RGB, pois os jogadores adoram a experiência de jogar em ambientes pouco iluminados. Além disso, teclados retroiluminados auxiliam os jogadores a encontrar e precisar determinadas tecladas sem tirar os olhos da tela.

Um outro ponto a destacar é o tipo de teclado. Em modelos comuns, na maioria das vezes, são teclados de membrana padrão, desenvolvidos para uso normal como digitação e acesso a atalhos. Atividades essas que não demandam de um teclado com tempo de respostas rápidos e teclas pressionadas repetidamente.

Seja qual for o seu objetivo, a Oficina dos Bits possui os mais variados modelos de notebooks gamers, além de uma linha moderna e completa de equipamentos gamer para atender a todas as suas necessidades. Clique e confira!

Quer ter acesso a preços e promoções exclusivas, além de ficar por dentro das novidades do mundo gamer e tecnológico? Então, cadastre-se agora mesmo no Clube Bits e aproveite todas as vantagens de ser um Bitslover! 🙂

Gostou do conteúdo deste artigo? Foi útil para você? Então, comente e compartilhe!

Suellem Gandra

Suellem Gandra

VEJA TAMBÉM