Pluton: novo chip de segurança para PCs da Microsoft

chip de segurança Pluton para PCs da Microsoft

A Microsoft anunciou nesta última terça-feira, 17 de novembro, seu mais novo chip de segurança para PCs com Windows.

Desenvolvido em parceria com as principais fabricantes de processadores do mercado, a AMD, Intel e Quanlcomm, o chip veio para substituir a atual plataforma TPM (Trusted Plataform Module).

O Microsoft Pluton possui a mesma tecnologia de segurança dos consoles Xbox e Azure Sphere, trazendo ainda mais segurança para os PCs com Windows.

A intenção da empresa é inserir o chip no núcleo dos processadores, eliminando vetores de ataque onde há integração entre hardware e software.

Dificultando as invasões

Os chips TPM compõem a base de diversos recursos de segurança do sistema operacional, como a criptografia de disco BitLocker. Sendo suportados no Windows há mais de dez anos.

Segundo a Microsoft “dada a eficácia do TPM na execução de tarefas críticas de segurança, os invasores começaram a inovar maneiras de atacá-lo, especialmente em situações em que um invasor pode roubar ou obter temporariamente acesso físico a um PC. Essas técnicas sofisticadas de ataque têm como alvo o canal de comunicação entre a CPU e o TPM, que normalmente é uma interface de barramento. Essa interface de barramento oferece a capacidade de compartilhar informações entre a CPU principal e o processador de segurança, mas também oferece uma oportunidade para que os invasores roubem ou modifiquem informações em trânsito usando um ataque físico.”

Dessa forma, a inclusão do novo chip tornará a invasão a dispositivos mais difícil. A tecnologia protegerá credenciais, identidades de usuário, chaves de criptografia e dados pessoais. Isto impedirá que essas informações sejam extraídas com o uso de malware ou de forma física no dispositivo.

Com o Pluton, qualquer possibilidade de ataque deste tipo será eliminada, pois o chip está integrado diretamente ao processador. Ajudando a garantir que técnicas de ataque emergentes, como execução especulativa, não consigam acessar o material da chave.

Tecnologia SHACK

Um outro diferencial que o novo chip de segurança da Microsoft também fornece é a tecnologia exclusiva Secure Hardware Cryptography Key (SHACK), ao qual ajuda a garantir que as chaves nunca sejam expostas fora do hardware protegido.

As chaves não são expostas nem mesmo para o próprio firmware do Pluton. Fornecendo ainda mais segurança para os clientes do Windows.

Para a empresa a visão para o futuro dos PCs com Windows está na segurança do próprio núcleo, embutida na CPU, onde o hardware e o software são integrados de maneira a eliminar os ataques.

O novo designer inovador de processador de segurança tornará mais difícil para os invasores se esconderem no sistema, melhorando a capacidade contra ataques físicos, evitando roubo de credenciais e chaves de criptografia. Além disso, fornecerá a capacidade de recuperação de bugs de software.

Ainda não se sabe quando a Microsoft disponibilizará o Pluton no mercado consumidor, mas tudo indica que sua produção será em breve.

Gostou do conteúdo desse artigo? Foi útil para você? Então comente e compartilhe!

Ahh e se você está em busca dos melhores PCs do mercado, na Oficina dos Bits você encontra as melhores marcas e modelos. Confira!

Fonte: Microsoft

Suellem Gandra

Suellem Gandra

VEJA TAMBÉM