Mulheres Gamers: Presença feminina vem crescendo no mundo Gamer

Presença feminina no mundo Gamer

Quando se fala de videogames, o que vem logo na cabeça da grande maioria das pessoas é que isso não é coisa de menina. Porém, a boa notícia é que isto vem mudando nos últimos anos.

Uma pesquisa encomendada pela Brasil Game Show (BGS), maior feira de games do Brasil, em parceria com a Datafolha, revelou o perfil dos jogadores brasileiros e suas preferências.

Realizada com 2.446 pessoas de diferentes regiões do país, a pesquisa mostra que um quarto dos brasileiros acima de 12 anos tem o hábito de jogar videogames.

O estudo aponta que, entre os gamers brasileiros, 47% são mulheres. O que, contrariando aqueles que pensam que videogame é coisa só de menino, mostra que as mulheres têm conquistado cada vez mais espaço no mundo gamer.

A verdade é que, sim! O mundo gamer também é para mulheres e se você quer saber mais um pouco sobre as preferências e perfil gamer feminino, nos próximos parágrafos resumimos tudo para você.

Então, continue a leitura com a gente!

Perfil do público gamer feminino

Uma outra pesquisa, realizada pela PGB (Pesquisa Gamer Brasil), aponta qual é o perfil do público gamer feminino.

No entanto, antes de identificarmos o perfil do público feminino, é importante saber que o público gamer é dividido em dois grupos:

  • Casual: aqueles que não se consideram gamers e possuem o hábito de jogar, porém com menor frequência e tempo. O jogar casual é aquele que joga pelo menos uma vez por semana, com partidas que duram em média 1 hora.
  • Hardcore: aqueles que se consideram gamers e jogar é seu entretenimento favorito. O perfil do jogador hardcore se caracteriza por aqueles que jogam 3 vezes ou mais por semana, com partidas de 3 horas em média.

Agora que você já sabe a diferença entre os grupos, vamos as preferências femininas.

De acordo com a pesquisa, entre as mulheres que jogam 76,7% se identificam com o perfil casual, ou seja, não jogam com tanta frequência. E 23,3% se consideram jogadoras Hardcore.

Plataforma preferidas

Dentre as plataformas de jogos preferidas do público gamer feminino destacam-se os smartphones, com 69,8% da preferência, e com 50,1% delas jogando todos os dias.

publico gamer feminino
Fonte: Pesquisa Gamer Brasil

Smartphones, Consoles ou PCs?

Quando o assunto é quantidade de horas, o console sai na frente em relação aos smartphones.

Enquanto no console 38,4% das mulheres ficam entre 1 e 3 horas, nos smartphones 32,7% delas passam em média 1 hora por dia.

Mesma quantidade de horas que 36% das mulheres afirmam passar jogando em computadores.

Logo, apesar de a maioria jogar por meio dos smartphones, é nos consoles em que elas passam mais tempo.

YouTubers Gamers Femininos

Que as mulheres têm sido presença marcada no mundo gamer, isso a gente já sabe. Mas, e você? Conhece alguma mulher gamer?

Separamos aqui alguns dos maiores canais gamers femininos para você acompanhar!

Bibi Tatto

Iniciado em 2012, o canal Bibi foi um dos primeiros canais femininos a compartilhar vídeos jogando na internet. Bianca iniciou sua carreira compartilhando jogos de “Minecraft” com seus amigos.

Em seu canal, ela compartilha dicas, truques e suas experiências com jogos. Além do YouTube, possui milhões de seguidores em suas contas nas redes sociais e já publicou 3 livros sobre o universo gamer.

Malena

Uma das pioneiras na criação de vídeos sobre gamers no YouTube, Malena Nunes é um dos nomes mais famosos entre o público feminino.

Começou o seu canal em 2009 e fez sucesso com jogos como “The Sims”, “Pokemon Go”e “Minecraft”. Hoje seu canal soma mais de 6 milhões de inscritos, com mais de 1 bilhão de visualizações.

Cherryrar

O canal Cherryrar, apresentado pela mineira Sandra Martins faz sucesso pelo seu jeito descontraído e olhar feminino sobre os vídeos.

Com mais de 3 milhões de inscritos e 400 milhões de visualizações, a youtuber gamer compartilha suas partidas no “Minecraft” e em outros jogos.

Conclusão

Definitivamente os jogos também são para meninas! E já tem muitas delas fazendo sucesso por aí. Apesar de o público feminino se caracterizar por ser casual, ele vem crescendo e ganhando cada vez mais espaço entre o mundo gamer.

E aí? Você também acha que o mundo gamer é para mulheres? Bom, a gente tem certeza que sim!

E se você quer ficar por dentro de tudo que há de novo no mundo gamer e da alta tecnologia, na Oficia dos Bits você encontra os mais modernos PC gamers e tudo para o seu setup gamer.

Gostou do conteúdo desse artigo? Então comente e compartilhe! 🙂

Suellem Gandra

Suellem Gandra

VEJA TAMBÉM