Gigabyte GA-P55-UD6

Gigabyte GA-P55-UD6

O modelo GA-P55-UD6 é uma mainboard é voltada ao público entusiasta que está montando um sistema para Core i5 ou Core i7 série 800. Ela possui um acabamento impecável e suporte ao que há de melhor para socket LGA 1156 entre as tecnologias disponíveis, inclusive várias tecnologias exclusivas da empresa conforme vocês poderão ver mais adiante.

6522

Principais características:
– Socket LGA 1156 com suporte aos processadores: Intel Core i5 e Core i7 série 800
– Suporte a memórias DDR3 Dual Channel
– VRM com 24 fases, maior eficiência no gerenciamento de energia
– Ultra Durable 3 com tecnologia 2oz copper no PCB
– Suporte a ATI CrossFireX e NVIDIA SLI
– GIGABYTE DualBIOS
– Debug LED integrado
– Botões de “Power” e “Clear CMOS” na mainboard
– Tecnologias Gigabyte Smart 6, Dynamic Energy Saver 2, Smart TPM, Smart DualLAN, XHD, AutoGreen, Precision OV e Dual BIOS

Para conferir as especificações completas da placa GA-P55-UD6” target=”_blank”>clique aqui.

LGA 1156
Antes de qualquer coisa vamos esclarecer um pouco o assunto LGA 1156(Lynfield), que pode vir a confundir algumas pessoas e é um fator importante na análise de um sistema baseado nos processadores da Intel.
Como falei na review do processador Core i5 750, o socket LGA 1156 foi criado como uma alternativa da Intel para baratear o custo dos computadores do segmento de entrada e intermediáro, visto que as mainboards baseadas no socket LGA 1366 e chipset X58 são bem caras e de nada adiantaria lançar processadores para o mercado intermediário e de baixo custo se as mainboards continuassem caras. Muito provavelmente comprometeria as vendas desses processadores.
Com isso a empresa lançou o socket LGA 1156, novo padrão para os processadores Core i3, i5 e i7 série 800. Inicialmente temos apenas o chipset Intel P55 com suporte a esse socket, mas em breve deveremos ter outras opções, como de costume.
Entre os principais diferenciais em tecnologias do socket 1366 para com o 1156 está o fato desse último ter retornado ao suporte de memórias Dual Channel que, na prática, afetará pouco a performance para a grande maioria dos usuários. Vale destacar que o controlador de memória continua integrado, um dos destaques dos processadores Core i7 e socket LGA 1366, mantidos pela Intel na plataforma LGA 1156.

Exclusividade Gigabyte
Como destaquei no início desta review, a Gigabyte se destaca no segmento de placa-mães por ser uma empresa que se mantém constantemente em busca de novas tecnologias, visando sempre melhorar e conseguir diferenciais em relação a concorrência.

Abaixo alguns selos que caracterizam as “tecnologias” exclusivas da empresa que são suportadas pelo modelo GA-P55-UD6. Para conferir um release da Gigabyte sobre essa placa e sobre essas tecnologias clique aqui.

by_gigabyte

Overclock
Essa mainboard é uma ótima opção para quem procura montar uma plataforma baseada no socket LGA 1156 afim de tirar mais do processador. Tanto seus componentes como as opções da BIOS são muito melhores que modelos mais simples. Conseqüentemente, a probabilidade de conseguir resultados melhores aumenta, sem contar a própria vida útil do produto – por ser desenvolvido com componentes de melhor qualidade – se torna maior.

Como falamos na review do Core i 5 750, colocamos o processador trabalhando, sem problemas, à 3.8GHz em conjunto com a tecnologia Turbo boost. Não é o recomendável. Mas não tivemos nenhum problema e o sistema se comportou muito bem sem nenhuma instabilidade. Como já destacamos, entre os motivos principais está o fato da mainboard ser de qualidade acima do normal. Com um cooler melhor daria para aumentar mais o clock, conseguindo resultados ainda melhores.

janela

Conclusão
A Gigabyte está, como já falei, entre as melhores empresas do segmento de mainboards. Não há dúvidas: possivelmente entre as três melhores. Seus produtos atestam isso.

A placa GA-P55-UD6 é um exemplo de um produto TOP de linha que consegue mostrar, na prática, a qualidade lhe empregada. Como vimos nessa review e na do Core i5 750, a plataforma que utiliza essa mainboard consegue, em várias situações, “bater” a baseada no Core i7. Isso acontece pelos diferenciais dessa mainboard, na qualidade dos componentes, opções de BIOS, softwares para melhoria de performance e outros importantes quando analisamos o público que ela visa atingir.

Suas opções de overclock e tecnologias exclusivas da Gigabyte são um prato cheio para quem quer um produto que ofereça mais do que o padrão, quando falo em algo mais digo tecnologias como Smart 6, Dynamic Energy Saver 2, Smart TPM, Smart DualLAN, XHD, AutoGreen, Precision OV e Dual BIOS. Exclusividades da empresa e aplicadas nessa mainboard.

Em placas desse porte é possível notar bem a diferença de overclock onde o hardware é mais exigido, inclusive, pelo usuário que quer mais opções a fim de tirar mais do processador. E isso está diretamente ligado ao que a mainboard oferece e se ela agüenta ser exigida. E a GA-P55-UD6 definitivamente é.

Lógico que tudo isso tem um custo, e não é pouco. Para termos uma noção podemos encontrar facilmente mainboards baseadas no chipset P55, da própria Gigabyte, pela metade do preço. A GA-P55-UD6 custa, em média, $240 nos EUA. Preço bem elevado mas, como falei, é o custo por todos os diferenciais que ela oferece e por ser uma placa TOP, voltada aos entusiastas. Novamente destaco que esse não é o único modelo da Gigabyte que utiliza o chipset P55. Atualmente, a empresa possui nada menos que 12 modelos para todos os gostos e bolsos.

Agora se acharam caro o preço nos EUA, que acaba se equiparando a modelos TOP baseado no chipset X58, vão se espantar com o valor que ela deverá custar aqui no país: entre R$ 1200,00 e R$ 1300,00, de acordo com a assessoria da Gigabyte. Para não dizer que é triste, chega a ser engraçado. O produto simplesmente triplica o seu valor internacional quando chega ao nosso país. Que beleza.

Para quem puder pagar, garanto que não irá se arrepender. Já para os demais, o negócio é optar por modelos um pouco mais simples. O fato é que a plataforma LGA 1156 com os processadores Core i5 e Core i7 série 800 pode vir a fazer um grande sucesso. O tempo dirá.

Mais informações em : GA-P55-UD6.html?&pg=1″ target=”_blank”>Adrenaline

admin

admin

VEJA TAMBÉM