Ensino Híbrido: o que é e como turbinar suas aulas online

assistindo a uma aula online em casa

Você sabe o que é Ensino Híbrido? Com o surgimento da pandemia essa metodologia ficou bastante conhecida. Ela é a combinação entre a aprendizagem presencial e a aprendizagem remota, com isso o aluno possui aulas online ou em sala de aula, com interação entre professor e colegas.

Antes da pandemia a ideia do ensino híbrido era inovar no modelo tradicional de ensino. Como a muitos dos estudantes possui acesso à tecnologia, seja por meio de um computador, tablet ou celular, e a mesma está inserida em várias situações da vida, a tendência é utilizá-la como uma ferramenta de aprendizagem.

Entretanto, com o isolamento social, essa inovação chegou um pouco antes do esperado. Com isso, foi preciso buscar diversas ferramentas para auxiliar as escolas a cumprirem o calendário escolar, o professor a ministrar as aulas online e o aluno a acompanhar o avanço no modelo de ensino.

Preparamos este artigo para te ajudar a entender melhor este novo modelo de aprendizagem escolar, com dicas e produtos para turbinar as suas aulas online.

Ficou curioso? Então continue com a gente na leitura!

Volta as aulas: e agora?

Talvez você já saiba, ou talvez não, mas a verdade é que o retorno as aulas vai acontecer de maneira gradual e híbrido. E com isso, as escolas tendem a funcionar com alunos participando das aulas uma parte em casa e outra parte presencialmente.

Mas fique atento! Não devemos confundir o ensino híbrido com outros modelos educacionais existentes por aí. O que muitas instituições estão adotando é o modelo de aula síncrona, ou seja, aquele em que a transmissão da aula acontece em tempo real, ao vivo.

Um dos modelos mais indicados antes da pandemia para começar a implantar o ensino híbrido são os modelos sustentados, onde são realizados menos modificações e é mais fácil de ser incorporado a realidade escolar e a prática do professor. No atual momento, podem ser considerados outros modelos, como o flex, o à la carte e o virtual enriquecido, onde a base da aprendizagem acontece online. Nesse caso, o estudo do aluno não acontecerá ao mesmo tempo que os demais, já que estas metodologias flexibilizam a aprendizagem, podendo acontecer em diferentes momentos do dia.

Sala de aula invertida

No modelo de sala de aula invertida o conteúdo é enviado previamente para os alunos em casa e o material deverá explicar o tema que será trabalhado em sala pelo professor.

Mas o que isso tem de aula invertida? A inversão acontece no momento em que o material é enviado para casa, pois os alunos irão consumir a explicação dos conteúdos sozinhos e o espaço da sala de aula será o momento de interação com o professor e demais colegas para o esclarecimento de dúvidas, fazer resolução de atividades e aplicar seus conhecimentos.

Para auxiliar na construção do material de explicação, o professor poderá criar vídeos explicativos usando diversos aplicativos e itens para proporcionar uma excelente qualidade de vídeo e áudio para seus alunos. Afinal, de nada adianta preparar um super material se seus alunos não conseguirão aproveitá-lo.

Separamos aqui alguns itens para te ajudar a garantir a qualidade das suas aulas e materiais didáticos:

1.Galaxy A01 Core da Samsung

Com um excelente custo benefício, o Galaxy A01 Core irá te auxiliar nas filmagens com a sua câmera traseira de 8MP e sua câmera de selfie de 5MP. Além de proporcionar boa qualidade nas imagens com uma resolução em HD+, ele oferece um processador Quad-Core e 2GB de memória RAM.

Com armazenamento interno de 32GB você ainda poderá expandi-lo com o uso de um cartão MicroSD de até 512GB e aumentar sua capacidade.

Webcam para aula em casa no computador

2.Microfone de Lapela

O microfone de lapela é excelente para gravação de voz ou vídeo em Smartphones.

Mas se o meu smartphone já possui microfone, por que fazer uso de outro? Ao utilizar este tipo de microfone ao invés do microfone interno do seu aparelho irá melhorar suas gravações, diminuindo ruídos externos e proporcionando mais clareza na transmissão do som.

3. Web Câmera Multilaser Nightvision WC045 – com Microfone e LED

Não basta só garantir um som limpo e de qualidade, é preciso garantir que a transmissão das imagens também ocorra de forma adequada.

Com a Web câmera Nightvision, da Multilaser, você garante imagens de qualidade até mesmo em filmagens noturnas, feitas em ambientes com baixa iluminação.

4. Web Câmera Logitech C270 3.0Mpixel

Com imagens mais nítidas, suaves, intensas e mais claras, essa web câmera é um excelente investimento para suas aulas online ou gravação de vídeos. Possuí Tecnologia Logitech Fluid Crystal, e é por meio dessa tecnologia que conseguimos ter imagens mais nítidas, cores mais intensas e som mais claro em condições reais.

Laboratório rotacional

No modelo de laboratório rotacional os alunos são divididas em grupos. Enquanto um grupo realiza atividades com apoio da tecnologia, o outro trabalha em sala com o professor. O intuito é que o primeiro grupo atue de forma autônoma e o professor venha fazer intervenções no segundo grupo, trabalhando conceitos e tirando dúvidas dos alunos.

Selecionamos alguns itens para te ajudar na montagem do seu laboratório rotacional:

1. Computador Bits Home Office – AMD Ryzen 3

Os desktops Bits Home Office foram desenvolvidos para aumentar a sua produtividade. Possui processadores mais recentes e muitas portas. É um excelente desktop para auxiliar na aprendizagem. E o melhor de tudo: já vem pronto com os principais aplicativos de chamada de vídeo e edição de texto, sendo assim um ótimo companheiro para os estudos.

2. Web Câmera

A qualidade das imagens é um fator muito importante quando falamos de ensino online e se quisermos garantir a mesma qualidade visual de uma aula presencial, este item não pode faltar!

Se você está em busca de uma webcam para a transmissão das aulas, saiba que no site da Oficina dos Bits você encontra diversos modelos.

3. Web Câmera para aulas noturnas

Quem tem aulas à noite ou leciona em turnos noturnos sabe que a nitidez das imagens podem ficar comprometidas. E neste caso, utilizar uma webcam que garanta a qualidade e nitidez na transmissão pode fazer toda a diferença, tanto para quem está assistindo as aulas, quanto para quem está transmitindo.

É por isso que indicamos a Web câmera Nightvision, da Multilaser, com ela você garante imagens nítidas até mesmo em horários noturnos.

4. Headset Maxprint

O Headset Maxprint é a nossa aposta se você está em busca de mais conforto e facilidade nas suas aulas.

Possui acabamento acolchoado que proporciona um máximo conforto e haste ajustável que garante o encaixe perfeito.

5. Mouse Gamer Cooler Master CM110

Para garantir agilidade durante o uso de softwares e aplicativos, o mouse Gamer Cooler Master possui botões laterais com um design ergonômico e que permite mais opções de combinação de teclas, sem pressionar os dedos.

Conheça outros modelos de ensino híbrido

Abaixo separamos alguns dos modelos de ensino híbrido mais utilizados ao redor do mundo. Continue a leitura com a gente e saiba mais sobre esta nova modalidade de estudo.

Rotação por estações

O modelo de ensino por rotação por estações acontece por meio da organização da sala em dois grupos, o qual podemos chamar de estações de aprendizagem. Com a divisão em grupos as atividades serão desenvolvidas com objetivos diferentes, mas complementares.

Os alunos vão se revezando nas estações, enquanto o professor irá mediar e intervir quando algum grupo necessitar de auxílio.

Rotação individual

A rotação individual é voltada para a necessidade individual de cada estudante. Podemos dizer que esse modelo de ensino híbrido é onde a personalização acontece de fato. Nessa modalidade o professor necessita estar atento a todas as necessidades dos seus alunos, produzindo roteiro de atividades individuais para sanar as dificuldades individuais de cada um.

Flex

Esse modelo é o mais usado pelas escolas nesse momento de pandemia. Os alunos interagem por meio de atividades entregues via plataforma digital. A atividade proposta é realizada com o professor por perto ou um tutor. Em outras atividades os alunos poderão realizar projetos com outros alunos.

Com essa modalidade é possível intercalar atividades individuas e coletivas no ambiente online.

À la carte

Esta metodologia de ensino híbrido é muito utilizada nos Estados Unidos em turmas do ensino médio. Nesse modelo o estudante organiza a sua grade de estudos de acordo com os objetivos de aprendizagem que o mesmo deseja atingir. Essas disciplinas podem ser eletivas e ofertadas online, pois além dos conteúdos tradicionais da escola, o aluno poderá realizar o conteúdo escolhido em um local e momento definido por ele.

Virtual enriquecido

No modelo virtual enriquecido os alunos terão disciplinas ofertadas somente online e vão para a escola uma ou duas vezes na semana, com o intuito de realizar projetos, tirar dúvidas e debater sobre os conteúdos estudados online.

Como as instituições/professores podem aplicar o ensino híbrido?

É muito importante que a instituição esteja ciente que essas modalidades não se resumem em apenas disponibilizar computadores e outras tecnologias para os alunos. O profissional responsável deve sempre supervisionar os alunos e buscar planejar muito bem as suas aulas.

Tanto as instituições quanto os professores podem desenvolver diversas técnicas com os alunos para incrementar os conteúdos e melhorar a aprendizagem, levando sempre em consideração o desenvolvimento de cada aluno e buscando ajustar as atividades propostas as dificuldades dos alunos.

Com o surgimento da pandemia, a diferença entre aprendizagem dos alunos ficou mais visível e exigiu do professor uma nova maneira de ensinar. Podemos dizer que os professores precisaram se reinventar, adaptando as novas tecnologias e metodologias para auxiliar na aprendizagem dos seus alunos.

Conclusão

Mesmo com a volta total dos alunos as aulas presenciais, o apoio da tecnologia ficará como herança no nosso modelo de ensino. Muitos professores e também alunos se aventuraram nesse mundo de tecnologia, investindo em materiais e se conectando por meio diferentes redes sociais.

Redes sociais como Youtube, Instagram e WhatsApp foram palco de vários professores que utilizaram dessas redes para conectar com seus alunos, explicando conteúdos de forma bem dinâmica e também servindo como um meio adicional para esclarecimento de dúvidas.

Olhando por um lado positivo essa nova realidade abriu portas para o uso de plataformas e redes sociais como mediadoras no processo de aprendizagem. O que antes era desafio, hoje já consideramos como possibilidade. Professores e alunos estão em um nível avançado de letramento digital que é fundamental nesse momento de pandemia e pós pandemia.

Seja você aluno, professor ou instituição de ensino no site da Oficina dos Bits você encontra os mais diversos materiais para te auxiliar na volta as aulas online.

Gostou do conteúdo deste artigo? Foi útil para você? Então comente e compartilhe! 🙂

Ahh! E não deixe de nos contar o que você está achando deste novo modelo de ensino e quais são os itens indispensáveis para garantir a qualidade das suas aulas.

Suellem Gandra

Suellem Gandra

VEJA TAMBÉM