Alta performance: o que fazer para deixar o PC mais rápido

Alta performance o que fazer para deixar o pc mais rápido

Ter um PC rápido é o sonho de todo amante de jogos e também de alguns profissionais que fazem uso de softwares mais pesados como arquitetos, engenheiros e designers.

A verdade é que, mesmo entre os usuários comuns, ou seja, que não utilizam programas que exigem muito desempenho da máquina, um PC rápido e de fácil navegação faz toda a diferença no dia a dia.

Entretanto, não é sempre que conseguimos trocar aquela máquina mais velhinha por uma nova e superpotente. E vamos combinar que, a tecnologia vem avançando tanto com o passar dos anos, que acontece do PC nem ser tão velho assim, apenas não atende aos recursos necessários para utilização de uma nova versão de software, por exemplo.

A boa notícia é que você não precisa trocar de PC toda vez que isso acontecer. Você pode melhorar a performance do computador apenas trocando alguns componentes.

Pensando nisto, nós aqui do blog Bits Caverna separamos algumas dicas e sugestões de componentes que irão te ajudar a deixar a sua máquina mais rápida e potente.

Então, sem mais enrolação, bora lá para as dicas?

Capacidade de armazenamento

Se o seu PC está com pouco espaço de armazenamento e não te deixa fazer nem um simples download de um arquivo do word, talvez esteja na hora de aumentar a sua capacidade.

Antes, é importante falarmos que existem diferentes recursos e meios para te auxiliar na tarefa de liberar espaço interno. Uma delas é usar o armazenamento em nuvem.

Com a popularização dos smartphones, esta prática vem se disseminando entre os usuários. Além de possuir uma vantagem, que é o fato de você poder acessar os arquivos a qualquer lugar e em qualquer momento. Porém, já te adianto de antemão: esta é uma das formas de armazenar seus arquivos. O ideal é que você faça um backup de todos os arquivos e materiais importantes utilizando meios diferentes, como HD, pendrive, entre outros, pois caso algum desses meios venha a falhar você não perderá seus dados.

Já falamos sobre este assunto em um outro post do blog. Se você ainda não viu, te aconselhamos fortemente a leitura do artigo sobre a importância de se fazer backup dos dados.

Então, ainda falando sobre a capacidade de armazenamento, separamos aqui alguns componentes que você pode utilizar no seu PC para ampliar seu espaço e melhorar seu desempenho.

Pc gamer super rápido

Hard Disk, ou simplesmente HD

O HD influencia diretamente no desempenho do computador, pois esteja o computador ligado ou não, toda a informação contida nele permanece salva. Ele também irá determinar o tempo de abertura e carregamento dos programas, além do salvamento dos arquivos.

A capacidade de armazenamento ideal irá depender da necessidade de cada usuário. De nada adianta você adquirir um super HD, se não precisa armazenar muitos dados ou se não utiliza softwares pesados. Mesmo porque, vale lembrar, que quanto maior a capacidade de armazenamento, maior será também o custo do HD. Então, neste caso avalie primeiro suas reais necessidades.

Geralmente, utiliza-se como unidade de medida o Gigabyte (GB). Em casos onde existe uma capacidade de armazenamento muito superior são adotados a medida Terabyte (TB), onde 1 TB equivale a 1024 GB.

Separamos logo abaixo, algumas sugestões de HD:

hd para deixar o pc mais rápido

O HD 500 GB da Seagate é ideal para quem deseja aumentar a capacidade do PC, mas que não utiliza softwares ou jogos muito pesados. Algumas das especificações técnicas:

Capacidade:500 GB
RPM:7200RPM
Cache:32MB
Potência:5.3 watts
Peso do produto:399 g

hd para deixar o pc mais rápido

Se você faz uso de softwares que demandam maior capacidade de armazenamento, arquivos grandes e pesados, o HD SATA 3 com capacidade de armazenamento de 2 TB pode ser a opção certa para você. Abaixo, algumas das especificações técnicas:

Capacidade:2TB
Interface:SATA 6.0Gb/s
Cache:64 MB
Velocidade de rotação:5.900 RPM

hd para notebook para melhorar a velocidade

Para quem está em busca de um modelo compacto, este HD é ideal para quem tem um PC de mesa fino, no estilo “All in one”, ou notebook ultra portátil e deseja aumentar sua capacidade de armazenamento. Segue abaixo as especificações técnicas:

Capacidade:1TB
Formato:2.5″
Conexão:SATA 3.0
Velocidade:5400RPM
Cache:128MB
Taxa de Transferência:140 MB/s
Aplicação:Notebook

Lembrando que você encontra estes e outros modelos e marcas no site da Oficina dos Bits, clique aqui e confira mais opções.

Solid State Drives – SSD

O SSD, assim como o HD, é uma forma de armazenamento, porém mais rápida e silenciosa. O que difere um formato do outro é a maneira como os dados são lidos e armazenados.

Quando o assunto é velocidade os SSDs ganham em disparada se comparado aos HDs, mas como para cada bônus existe um ônus, seu custo também é superior. E aí, é aquela hora de colocar na balança os prós e contras de cada e ver o que vai te atender melhor. Seja em recursos ou financeiramente.

Abaixo, alguns modelos de SSD disponíveis no mercado:

ssd para deixar o pc mais rápido

Se você deseja apenas melhorar a velocidade de leitura e armazenamento, ou seja, espaço não é o seu maior problema, esta opção é a ideal para você. Garanta performance e estabilidade. Abaixo as especificações técnicas:

Marca:Gigabyte
Modelo:GP-GSM2NE3256GNTD
Capacidade:2‎56 GB
Interface:PCI-Express 3.0 x2, NVMe 1.3
Fator de forma:M.2 2280
NAND: NAND Flash
Leitura: até 1200 MB/s
Gravação: até 800 MB/s
IOPS de leitura aleatória: até 180k
IOPS de Gravação aleatória: até 250k
MTBF: 1‎.5 milhões de horas
Consumo de Energia: Ativo Leitura: 2200mW, Gravação: 2100mW
Inativo: 5‎0mW


ssd para deixar o pc mais rápido

Para quem gosta de jogar e deseja um PC mais robusto, possuir um SSD gamer pode garantir até 4 vezes mais rapidez nos processamentos. Este modelo foi desenvolvido especialmente para PCs desktop e notebook, possibilita uma instalação fácil, de modo que você consiga tirar proveito imediato da sua velocidade e leveza. Confira as especificações técnicas:

Marca:Adata
Modelo:ASX6000PNP-1TT-C
Capacidade:1TB
Controlador:Realtek
Interface:PCIe Gen3x4
NAND Flash:TLC 3D de 2 camadas de 2ª geração
Form factor:M.2 2280
MTBF:2,000,000 horas
Consumo de energia:0.33W ativo (típico)
LDPC ECC Engine
Certificações:RoHS, CE, FCC, BSMI, VCCI, KC
TBW:600 TB


ssd para deixar o pc mais rápido

Ainda seguindo a linha gamer, este é um modelo para quem deseja uma experiência de outro nível e está disposto a investir um pouco mais. Dê um salto em direção ao futuro e tenha quase 10 vezes mais velocidade que um SSD SATA. Veja só suas especificações técnicas:

Marca:XPG
Modelo:AGAMMIXS50-2TT-C
Capacidade:2TB
Fator de Forma:M.2 2280
Flash NAND:3D TLC
Interface:PCIe Gen4x4
Performance (Max):– Leitura: 5000MB/s
– Gravação: 4400MB/s
– Leitura aleatória 4K IOPS: 750K IOPS
– Gravação aleatória 4K IOPS: 750K IOPS
MTBF:1.700.000 horas
* A performance pode variar com base na capacidade do SSD, hardware e software do host, sistema operacional e outras variáveis do sistema


Ainda não te atende? Clique aqui para ter acesso à lista completa dos SSD’s disponíveis no site da Oficina dos Bits.

Quantidade e velocidade de Memória RAM

Quando o assunto é desempenho lento, talvez seja a hora de aumentar a memória RAM.

Pode ser que você já saiba o que irei dizer agora, mas a memória RAM é uma tecnologia que permite acessar os arquivos armazenados no computador. Porém, diferentemente dos meios de armazenamento, como HD e SSD, esses arquivos não são salvos permanentemente.

Seu papel é armazenar temporariamente os dados, proporcionando mais agilidade e velocidade no funcionamento do sistema. Em resumo, o que ela faz é guardar os dados para que eles sejam encontrados mais facilmente enquanto o sistema estiver em uso.

Assim como acontece com o HD e SSD, o tamanho ideal de memória RAM dependerá dos programas que você utiliza. Usuários de softwares de edições complexas de vídeo e jogos pesados necessitam de mais memória do que um usuário comum.

Então, se liga nas dicas abaixo:

Está é uma ótima escolha para quem deseja atualizar o notebook. Extra rápido e ultra eficiente, oferece transferência de dados mais rápidas que o DDR3, juntamente com menor consumo de energia, reduzindo o calor e aumentando a vida útil da bateria. Veja as especificações técnicas:

Marca:Adata
Modelo:AD4S240038G17-S
Para notebooks e PCs pequenos
Tipo de Modulo:SO-DIMM
Tipo de Memória: DDR4
Padrão: JEDEC
Módulo:260 Pinos
Densidade:8GBAD4S240038G17-S
Velocidade:2400MHz
Largura de Banda de até 17 GB/s
Fonte de alimentação:VDD e VDDQ = 1.2V + 0.06 / -0.06V
Fonte de alimentação de ativação DRAM:VPP = 2,5V (+ 0,25V /-0,125V)
Temperatura de operação:0 ° C a 85 ° C
Garantia: vida útil limitada
Recursos:– Economiza 20% de energia em comparação com DDR3
– PCB de 8 camadas oferece melhor transferência de sinal e estabilidade do sistema
– Suporta Intel Skylake, Haswell-E, Kaby Lake e Plataformas do lago Cannon

Para quem trabalha com softwares robustos ou jogos pesados, são indicados memórias RAM com capacidade acima de 16 GB. Este modelo é ideal para estações de trabalho que exigem transferências de dados mais rápidas e menor consumo de energia. Abaixo as especificações técnicas:

Marca:Adata
Modelo:AD4R2400316G17-BHYA
Tipo: 16GB PC4-2400 CL17 288-pin DIMM
Capacidade: 16GB
Tipo:DDR4 RDIMM
Frequência:2666MHz
Form Factor: Standard (1.18″ height)
Standard:JEDEC
Interface:288-pin
Speed:2133MHz
VDD Voltage:1.2V
Rank:Single/Dual
CAS Latency:CL15
Refresh:Auto-refresh/Self-refresh
ROHS:Yes

Memória 32GB DDR4 2666MHz Micron

Para aqueles que desejam obter o máximo desempenho recomendamos memória de 32GB ou mais. Desenvolvida para entusiastas de alta performance, gamers, ou qualquer um que simplesmente queira mais desempenho no sistema. Com ela você poderá executar aplicativos pesados com facilidade e multitarefas a vontade com a banda estendida. Confira as especificações técnicas: Marca: Micron
Modelo: S31541C
Capacidade: 32 GB
Tipo: DDR4 Frequência: 2666 MHz
Temperatura de operação: 0°C ~ 95°C Largura: x4

Para mais modelos de memória RAM, clique aqui e confira a lista completa do nosso site.

Desempenho gráfico

Se você está tendo problemas com o desempenho gráfico do seu computador, lentidão, travamento, programa ou jogo fechando sozinho, este pode ser um indicativo de que você precisa de uma placa de vídeo nova.

A placa de vídeo tem o papel de administrar e controlar as funções de exibição na tela. De modo geral, existem dois grupos de placas de vídeo: as mais simples, que são voltadas para usuários comuns, e as mais poderosas, dedicadas aos gamers e entusiastas.

Se você é um usuário comum, ou seja, não utiliza programas que necessitam de um alto processamento gráfico, talvez o desempenho gráfico nunca chegue a ser um problema para você. Entretanto, se você é gamer ou profissional de edição de vídeos e modelagem tridimensional, uma placa de vídeo potente é um recurso necessário.

Logo, se você está em busca de uma placa de vídeo para melhorar o desempenho gráfico do seu PC, seguem as nossas dicas:

placa de vídeo para o pc ficar mais rápido

Uma opção para quem está em busca de desempenho e preço baixo, a RX 550 garante jogabilidade suave e estável. Abaixo as especificações técnicas:

Marca:Afox
Modelo:AFRX550-4096D5H3
CPU:Clock do Processador: 1180 ~ 1183 MHz
Padrão de barramento:PCI Express 3.0
Memória:Capacidade: 4096MB
Tipo:GDDR5
Padrão de barramento:PCI Express 3.0
Clock de memória:7Gps
Interface de memória:128 bits
Resolução máxima:7680 x 4320 a 60Hz
Interface:– Saída DVI: Sim x 1
– Porta DP: Sim x 1
– Suporte HDMI: Sim x 1
– Suporte HDCP: Sim


placa de vídeo para o pc ficar mais rápido

GeForce GTX 1050 Ti 4GB GDDR5 128bits A GTX 1050 Ti é a placa de vídeo com alto desempenho e projetada com maior confiabilidade para ação contínua. Mantendo alto desempenho com os últimos jogos como CS: GO, League of Legends, Overwatch e PUBG sua confiança é inquestionável. Abaixo as especificações técnicas:

Marca:Afox
Modelo:AF1050TI-4096D5H2
Chipset:– Chipset Fabricante: NVIDIA
– GeForce GTX 1050 Ti
– Clock Core: 1290 MHz
– Impulsionar o clock: 1392 MHz
Memória:– Relógio de Memória: 7Gbps
– Tamanho da memória: 4 GB
– Interface de memória: 128 bits
– Tipo de memória: GDDR5
Interface:PCI-Express X16 3.0
API 3D:– OpenGL 4.6
– DirectX 12
Conexões:– Display Port 1.4
– HDMI 2.0b
– DVI-D
Geral:– Resolução máxima: 7680 x 4320
– Resfriador: Fan Dupla
– PSU recomendada: mínimo 300W



placa de vídeo para o pc ficar mais rápido

Um dos mais novos lançamentos do mercado, a RTX 3070 é garantia de alto desempenho e potência até mesmo nos jogos mais exigentes. Se você é um gamer exigente ou entusiasta, e deseja investir um pouco mais, com certeza vai se interessar por esta placa. Confira só as especificações técnicas:

Marca:Galax
Modelo: 37NSL6MD1GNA
Especificações do motor GPU:– CUDA Cores 5888
– Boost Clock (MHz) 1725
– 1-Click OC Clock (MHz) 1740 (instalando o software Xtreme Tuner Plus e usando 1-Click OC)
Especificações de memória:– Velocidade da memória 14 Gbps
– Configuração de memória padrão de 8 GB
– Largura da interface de memória GDDR6 de 256 bits
– Largura de banda da memória (GB / s) 448
Características:– Núcleos de rastreamento de raio de 2ª geração
– Núcleos de tensor de 3ª geração
– Microsoft® DirectX® Ultimate
– Memória Gráfica GDDR6
– NVIDIA DLSS
– NVIDIA® GeForce Experience ™
– NVIDIA G-SYNC®
– NVIDIA GPU Boost ™
– Drivers prontos para jogos
– Vulkan RT API, OpenGL 4.6 – DisplayPort 1.4a, HDMI 2.1
– HDCP 2.3
– VR pronto
Você encontra essas e outras opções de placa de vídeo no site da Oficina dos Bits, clique aqui e confira.



Desempenho de processo

O PC começou a ficar mais lento e a primeira coisa que vem a cabeça da maioria das pessoas é justamente o processador. E não é para menos, afinal este componente é considerado o cérebro do PC.

É o processador quem prepara os dados para serem “lidos” pela máquina, transmitindo-os diretamente para a placa-mãe.

Alguns especialistas em hardware afirmam que os processadores não influenciam muito no desempenho dos jogos, ficando a cargo das placas de vídeo fazerem todo o trabalho pesado.

Entretanto, é fato que ter um conjunto de componentes compatíveis, como uma memória RAM rápida, disco rígido com alta velocidade e um processador que acompanhe e garanta desempenho dará a sua máquina melhores resultados.

Fique atento as dicas:

processador para deixar o pc mais rápido

O processador Intel Core i3 10100F é um processador de entrada e tem como objetivo trazer a tecnologia Core por um preço mais acessível. Seguem as especificações:

Marca:Intel
Modelo:BX8070110100F
Atuação:– Número de Núcleos: 4
– Número de threads: 8
– Frequência: Baseada em processador 3.60 GHz
– Frequência turbo máxima: 4.30 GHz
– Cache: 6 MB Intel Smart Cache
– Velocidade do barramento: 8 GT / s
– Tecnologia Intel® Turbo Boost Max 3.0 Frequência: 4.30 GHz
– TDP: 65W
Memória:– Tamanho máximo de memória (dependendo do tipo de memória): 128GB
– Tipos de Memória: DDR4-2666
– Número máximo de canais de memória: 2
– Largura de banda máxima da memória: 41,6 GB / s
Opções de expansão:– Escalabilidade: 1S Only
– Revisão do PCI Express: 3.0
– Configurações PCI Express: Até 1×16, 2×8, 1×8 + 2×4
– Nº máximo de pistas PCI Express: 16
Tecnologias avançadas:– Memória Intel Optane suportada
– Tecnologia Intel Turbo Boost: 2.0
– Tecnologia Intel Hyper-Threading
– Tecnologia de virtualização Intel (VT-x)
– Tecnologia de virtualização Intel para E/S direcionada (VT-d)
– Intel VT-x com tabelas de páginas estendidas (EPT)
– Intel 64
– Conjunto de instruções: 64 bits
– Extensões do conjunto de instruções: Intel SSE4.1, Intel SSE4.2, Intel AVX2
– Tecnologia Intel SpeedStep aprimorada
– Tecnologias de monitoramento térmico
– Tecnologia de proteção de identidade Intel


processador para deixar o pc mais rápido

Com esse processador inovador e incrível você eleva ao máximo o verdadeiro potencial do seu computador e desfruta da mais pura velocidade. O Ryzen 5 3600 é garantia de desempenho máximo seja trabalhando, jogando, navegando ou assistindo o seu filme preferido. Veja as especificações técnicas:

Marca:AMD
Modelo:100-100000031BOX
Nº de núcleos de CPU:6
Nº de Threads: 12
Clock básico: 3.6GHz
Clock de Max Boost: 4.2GHz
Cachê L2 total:3MB
Cachê L3 total:32MB
Desbloqueado:Sim
CMOS: TSMC 7nm FinFET
Package: AM4
Versão do PCI Express: PCIe 4.0 x16
Solução térmica:Wraith Stealth
TDP/ TDP Padrão:65W
Memória:– Velocidade máxima da memória: 3200MHz
– Tipo de memória: DDR4
– Canais de memória: 2

Para mais opções de processadores, clique aqui e confira os modelos disponíveis no site da Oficina dos Bits.

Não sei o que trocar, e agora?

Uma opção para quem quer melhorar o desempenho do computador, mas não sabe bem quais peças trocar, são os Kits Upgrade. Estes modelos já vem com componentes que irão melhorar a performance do seu PC, de acordo com seu objetivo de uso e com preços mais em conta, se comparado a compra isolada dos componentes.

Então, se você busca por facilidade, está pode ser a sua melhor opção. Clique aqui para conhecer os Kits Upgrade disponíveis no site da Oficina dos Bits.

Estas foram as nossas dicas para que você garanta um bom desempenho e deixe o seu PC mais rápido. E se, por acaso, estiver em dúvida sobre qual componente escolher, saiba que poderá contar com uma equipe de especialistas pronta para te ajudar!

Gostou do conteúdo deste artigo? Foi útil para você? Então comente e compartilhe! 🙂

Suellem Gandra

Suellem Gandra

VEJA TAMBÉM