4 dicas para aumentar a produtividade no Home Office

Não teve jeito! O Home Office chegou e se instalou de vez no dia a dia de muitas empresas por aí. E para quem achou que essa fosse uma realidade temporária, a verdade é que ela vem se enraizando nas organizações e se tornando o novo normal para muita gente.

No entanto ser pego assim, de surpresa, fez com que muita gente tivesse que adaptar não só a rotina, mas também o ambiente para o trabalho.

Se naquela época o desafio era trazer o ambiente de trabalho para casa, agora o desafio é se esquivar das distrações e se manter produtivo.

Pensando nisso, separamos aqui 4 dicas para te ajudar a aumentar a sua produtividade no Home Office. Então continue com a gente na leitura.

Ahh! Mas antes, se você ainda não viu o nosso artigo sobre itens indispensáveis para o seu Home Office, sugerimos fortemente a leitura. Clique aqui e confira!

Chega de enrolação e bora para as dicas!

1-    Livre-se de distrações

A nossa primeira dica não poderia ser outra, não é mesmo?! Trabalhar de casa pode proporcionar muitas distrações durante o dia. É o filho pedindo ajuda nas tarefas da escola, o carteiro tocando a campainha ou mesmo o cachorro do vizinho, que não para de latir.

 E vamos combinar que não há nada que atrapalhe mais a produtividade do que ser interrompido ou perder o foco durante a execução de uma tarefa.

Procure trabalhar em um ambiente silencioso, calmo e limpo. Mantenha a vista apenas o necessário para realizar as atividades.

Evite trabalhar na cama ou deitado. Se você não tem um cômodo separado para escritório, procure um local sem tanta interferência externa.

2-    Planeje suas tarefas

Assim como na empresa, você tem tarefas a serem executadas durante o dia.

Crie uma lista de tarefas e as organize para serem feitas durante a sua jornada de trabalho.

Organização é uma das formas de se manter produtivo e evitar acumular ou procrastinar. Você pode fazer um checklist e a medida que for finalizando, marque como concluído e passe para a próximo tópico.

Estar em casa pode ser tentador e as tarefas de casa, como lavar a louça ou a roupa suja podem ser distrações fáceis. Por isso é importante manter o planejamento alinhado e se comprometer a cumpri-lo.

3-    Tenha bons equipamentos

Não estamos falando aqui de super computadores, de última geração ou um super escritório, equipado com o que há de mais moderno. Quando falamos em ter bons equipamentos, nos referimos àqueles que estejam em boas condições de uso e que não trave, por exemplo, ou que seja muito lento ao executar as ações.

No entanto de nada adianta você se planejar, criar um ambiente de trabalho e livre de distrações, se os equipamentos utilizados não propiciam condições adequadas para se ser produtivo.

Logo, vale a pena dar aquele up no PC ou até mesmo adquirir um novo. 😉

4-    Mantenha uma boa comunicação com a equipe

Talvez esse seja um ponto de dificuldade para alguns gestores e colaboradores. Como manter uma boa comunicação mesmo à distância? Bem, para isso todas as dicas anteriores são válidas e contribuem para melhorar a produtividade não só de quem está em casa, mas da equipe como um todo.

Manter uma boa comunicação com a equipe fará com que você consiga criar uma rotina e distribuir melhorar as tarefas durante os dias.

Estar alinhado com a equipe é um fator determinante para o cumprimento das metas e projetos da empresa como um todo. Além disso, evita retrabalhos ou atrasos.

Gostou das nossas dicas? Foi útil para você? Então comente e compartilhe!

Precisa dar aquele up nos seus equipamentos ou está buscando novos? Na Oficina dos Bits você encontra tudo para o seu Home Office, com os melhores preços e condições. Clique aqui e confira! 😉

Suellem Gandra

Suellem Gandra

VEJA TAMBÉM