O Fabricante G.Skill continua dando suas investidas no mercado entusiasta, e a sua mais nova ‘criação’ é o cooler TURBULENCE FAN específicos para serem utilizados em módulos de memória. Aos menos atentos, pode parecer apenas um acessório geek ou um gadegt sem muitas funções, mas na realidade a turbulência vem em momento exato para ajudar no arrefecimento forçado para memórias. Na atualidade se seguirmos os conceitos técnicos poderíamos falar que as memórias consomem menos energia (tensão e voltagem mais baixas) e consequentemente geram menos calor (energia transformada em calor), correto? Errado.
A realidade é que mesmo com menores voltagens as memórias ainda geram grande energia em forma de calor, e que na maioria das vezes acaba prejudicando sensívelmente a estabilidade e o overclock dos módulos, em alguns casos isolados o calor pode até queimar os chips. Esse calor, as vezes excessivo, é fruto da combinação de 2 fatores físicos em conjunto: velocidade e voltagem. Mas porque isso ocorre?
Falando basicamente, Todos os circuitos geram calor. Alguns mais do que outros, mas sempre que voltagem e corrente estão presentes juntas, o calor é gerado e precisa ser dissipado.
Este é mm dos maiores ‘vilões’ de qualquer usuário de PC, o calor em excesso pode ‘matar’ todo aquele seu hardware TOP, ou até mesmo fazer com que ele apresente várias anomalias. Sendo a mais clássica delas: o crash, ou a tela azul da morte. O Fabricante, que tem investido forte no mercado dos entusiastas, em memórias, lançou recentemente seu sistema ativo de arrefecimento concebido para refrigeração ativa de módulos de memória: TURBULENCE FAN !! Ao qual tivemos o imenso prazer de testar nesta oportunidade e levar a prova além do seu limite para verificar sua real eficiência.
Instalação:
A instalação não requer maiores conhecimentos e pode ser realizada por qualquer usuário, observando os pequenos detalhes e as imagens abaixo, podemos reparar que a G.Skill foi primoroza até mesmo onde quase não se vê. Se repararem aos lados do suporte, existem pequenos amortecedores (borrachas coladas) que funcionam justamente para além de evitar barulhos ou ruídos com a trepidação do Fan um perfeito encaixe e acabamento, proporcionando uma perfeita adesão entre os slots dos módulos e as barras do Suporte do Turbulence FAN.
METODOLOGIA DOS TESTES
Buscar o comparativo real entre a utilização do TURBULENCE FAN para arrefecimento de módulos de memória e a sua não utilização. Apresentar e homologar os testes através de equipamentos de monitoração manual para testes reais nos módulos com e sem a utilização da refrigeração forçada. Descobrir o desempenho real e a perfomance adquirida após a utilização do sistema de refrigeração.
Para isso utilizaremos 2 métodos separados e distintos, o primeiro iremos aferir diretamente no módulo suas temperaturas reais sem nenhuma refrigeração forçada e realizar as médias, após utilizaremos o TURBULENCE FAN e verificaremos novamente.
RESULTADOS FINAIS
Após várias e várias rodadas e algumas horas de stress e testes bem elaborados, vizando única e exclusivamente aumentar o calor gerado nos módulos de memória para buscar o poder de arrefecimento da utilização do cooler TURBULENCE FAN, chegamos em resultados concretos, vejamos:
SEM O G.SKILL TURBULENCE FAN
* Máxima temperatura no ponto A= 36.1ºC
* Máxima temperatura no ponto B= 33.8ºC
COM O G.SKILL TURBULENCE FAN
* Máxima temperatura no ponto A = 29.7ºC
* Máxima temperatura no ponto B = 26.4ºC
A= fora (lado externo do dissipador)
B=dentro(lado interno do dissipador)
Lembramos aos amigos, que melhorar algo que já é ótimo, é muito difícil, quase impossível, mesmo assim o cooler TURBULENCE FAN mostra seu poder e o porque ele veio pra ficar no mercado. Cumpriu seu papel com garra, vontade e energicamente. Como sabemos os dissipadores da G.SKILL PI estão entre os 2 melhores do mundo, e a sua eficiência e eficácia no arrefecimento dos módulos por si só, já ótimos. E o TURBULENCE FAN veio, agregou e fez com sucesso o seu papel, abaixou ainda mais a temperatura dos módulos e fazendo com que eles respondessem a maiores clocks em média de 3% a 5% do que na bateria sem o FAN.
A Tabela abaixo mostra pelos gráficos os resultados obtidos acima:
Assista um pequeno vídeo review do TURBULENCE FAN em funcionamento e o monitoramento contínuo das temperaturas, sempre stressando o máximo nos módulos para tentar aumentar o calor gerado.
Assista aqui o vídeo sobre este
produto
CONCLUSÕES
TURBULENCE FAN um nome, um significado: furacão ! Mesmo em rotação máxima, quase atingindo seus 3.480 RPM’s, supreendemente essa FAN vem de uma maneira muito silenciosa operar de modo eficaz e cumprir com tamanha eficiência que ficamos muito , mas muito satisfeitos com os resultados. Seja por diminuição de calor, seja por ruídos e principalmente pelo fato que agrega maior valor ao conjunto todo: o Design agressiso e seu visual inovador somados com a eficiência real do pequeno mas TURBULENTO fan da G.SKILL oferecem um bonito e eficiente auxiliar de refrigeração para seus módulos de memória.
Causando uma tremenda e arrebatadora TURBULÊNCIA me em perfeita harmonia sonora. Dificilmente iremos realizar nossos overclocks com aquelas feias e bizarras fans (que geralmente são de 60mm ou 80mm que temos jogado ao fundo da gaveta), depois que testamos este acessório que já deveria acompanhar as excelentes memórias da G.SKILL por padrão dificilmente nos testes futuros verão em nossa bancada uma fan direcionada para os módulos de memória.
Seu preço acompanha a mesma tática do fabricante, entrar no mercado entusiasta e solidificar a marca e os padrões de qualidade, e lá atrás algum ‘marketeiro’ respondeu amém !! Nem que se for preciso vender por preço abaixo do custo. O fabricante entrou no mercado com preços muito bacana para este ‘produto’ que provavelmente será e já é um enorme sucesso.
O OverLAB não iria em hipótese alguma se comprometer com algum tipo de produto que fora avaliado e testado e lançar sua conclusão ao ‘léu’. O TURBULENCE FAN, foi um daqueles ‘produtinhos’ que quando se testa, fica mais do que satisfeito, acabamos sendo levados e nos empolgamos.
Este produto só não recebeu nota máxima por nossa avaliação, pela quantidade enorme de quesitos a serem completadas, não permitindo lacunas ou respostas evasivas, e um destes quesitos é justamente o mercado brasileiro: Este produtinho é dificil de encontrar em algumas lojas do Brasil, mas felizmente você encontra ele na Oficina dos Bits em pronta entrega. Confira!
Fonte: OverBR