Padrão de rede: entenda a diferença entre Wi-fi 4, Wi-fi 5 e Wi-fi 6

Que o Wi-fi faz parte do nosso dia a dia e que é quase impossível imaginar uma vida sem ele, nós já sabemos! Entretanto, na hora de escolher qual a melhor tecnologia Wi-fi para atender as nossas necessidade do dia-a-dia nos deparamos com um empasse: o que significam esses números? Qual tecnologia devo escolher?

Bom, se você, meu caro consumidor, está em busca de melhorar o sinal Wi-fi da sua casa, ou do seu ambiente de trabalho, com certeza já se deparou com essa dúvida!

E foi pensando justamente nisto, que preparamos esse artigo. Nos próximos parágrafos iremos resumidor para você a diferença de cada uma dessas tecnologias e te ajudar a entender a que se encaixará melhor as suas necessidades.

Então, continue a leitura com a gente!

O que é padrão de rede?

padrão de rede Wi-fi 4, Wi-fi 5 e Wi-fi 6

Antes de entrarmos nos detalhes de cada tecnologia, é importante sabermos o que significa padrão de rede.

O padrão de rede tem como objetivo conectar diferentes dispositivos a uma rede, isto é feito levando em consideração a frequência em que o sinal é transmitido.

Para que você possa entender melhor, vamos te dar um exemplo prático.

Digamos que você esteja conectado ao Wi-fi da biblioteca da sua faculdade. E aí você resolve ir para a sala de estudos, que fica ao lado da biblioteca. Porém, ao chegar lá a rede não é listada e você não consegue se conectar ao Wi-fi daquela sala.

Você olha ao redor e percebe que existem outros alunos conectados à rede da sala, menos você. Então você pensa: o que pode estar acontecendo de errado?

A primeira coisa que vem a nossa cabeça é: minha placa de rede está com problema! Entretanto, você encontra outras redes disponíveis e consegue se conectar a elas normalmente.

Então, novamente lhe vem à cabeça: o que está acontecendo com esta rede que só você não consegue se conectar?

Bem, a resposta está justamente no padrão de rede. As redes sem fio possuem especificações diferentes, podendo funcionar em um ou mais padrões. Se no local existir algum padrão ao qual a rede não reconheça, não haverá conexão.

Simplificando…

O que aconteceu no exemplo acima é justamente isto, o dispositivo não é compatível com a rede da sala de estudos.

A boa notícia é que a maioria dos smartphones e notebooks atuais aceitam diferentes padrões de rede. Além disso, alguns roteadores possuem a opção de definir em qual padrão trabalhar ou conseguem trabalhar em mais de um padrão ao mesmo tempo.

Agora que já deu para entender um pouco sobre os padrões Wi-fi, bora saber um pouco mais dos principais padrões de rede e entender as suas diferenças.

O que significa o 4 no Wi-fi?

O padrão Wi-fi 4 se refere a antiga tecnologia 802.11n e está presente nos roteadores mais antigos.

O Wi-fi 4 utiliza tanto da frequência 2.4GHz quanto da frequência 5GHz, sendo a frequência 5GHz opcional. Sua taxa de transferência liquida varia entre 54Mbit/s e 600Mbit/s.

Como dito anteriormente, este é um padrão adotado mais nos roteadores antigos e com a chegada de novas tecnologias tem se tornado ultrapassado. Entretanto, ainda é muito utilizada no Brasil.

Wi-fi 5: o que é?

A tecnologia Wi-fi 5 refere-se a antiga tecnologia 802.11ac e trata-se da geração atual presente nos roteadores.

Esta é a tecnologia mais utilizada nos dias atuais. A tecnologia Wi-fi 5 permite uma taxa de transferência consideravelmente alta, possibilitando suportar as demandas de acesso atuais como jogos online, streaming de áudio e vídeos ultra HD e transferência entre dispositivos. Ela opera na frequência de 5Ghz.

Ao compararmos a tecnologia do Wi-fi 5 ao Wi-fi 4 é possível notar que ela oferece maior capacidade, melhor gestão de energia e menor latência. Outro ponto importante é que consegue oferecer uma largura de banda maior, oferecendo melhor experiência em aparelhos móveis e com um número maior de usuários na rede.

E o Wi-fi 6?

Quando se fala em conectividade, é nítida a evolução sofrida com o passar do tempo. E neste caso, novas tecnologias são necessárias para atender as necessidades da atual demanda.

Neste aspecto, foi desenvolvida a tecnologia Wi-fi 6, que promete ser mais rápida e eficiente do que a rede atual, o Wi-fi 5.

A grande diferença está na taxa máxima de dados que passou de 3,5Gbps (no Wi-fi 5) para uma velocidade de até 9,6Gbps. Além disso, o Wi-fi 6 funciona nas frequências de 2,4GHz e 5GHz.

Uma outra vantagem deste novo padrão é que ele suporta uma quantidade maior de dispositivos conectados simultaneamente, o que torna seu uso mais eficiente em ambientes que públicos, escritórios ou até mesmo doméstico onde há muitos dispositivos.

A expectativa é que a rede suportem até oito dispositivos conectados simultaneamente, sem que haja perda de velocidade em nenhum deles. O que acontece nos pontos de acesso Wi-fi atuais, que precisam dividir a largura de banda entre os usuários conectados.

Por que é melhor utilizar o Wi-fi 6?

Pode ser que esteja claro para você, ou pode ser que não, mas o fato é que quanto maior o número da tecnologia Wi-fi, maior será seu desempenho e mais tecnologias estarão envolvidas na sua fabricação.

Logo, se você chegou até aqui já deu para perceber que o padrão Wi-fi 6 é a tecnologia mais recente e que possui o melhor desempenho junto as necessidades do mundo atual.

Separamos nos parágrafos abaixo algumas das vantagens desse novo padrão e porque é melhor utilizar o Wi-fi 6.

Velocidade

De todos os ganhos, a velocidade é o que mais chama atenção. Como dito no tópico anterior, a nova tecnologia suporta até 9,6 Gbps.

Entretanto, esses limites são apenas teóricos, levando em consideração as perdas naturais que ocorrem nas redes Wi-fi. A vantagem é que os 9,6Gbps não precisam ir para um único dispositivo, podendo ser distribuído por toda a rede. O que garantirá um potencial de velocidade maior para cada dispositivo conectado à rede.

Capacidade maior de dispositivos conectados

Com o avança da tecnologia, há um número muito maior de dispositivos conectados à rede. Se pararmos para pensar, você consegue encontrar facilmente 3 ou mais dispositivos que necessitem de conexão como smartphones, tablets, notebook, televisores, consoles e outros dispositivos inteligentes.

Deste modo, a capacidade de se conectar a múltiplos dispositivos simultaneamente sem comprometer o desempenho torna-se um grande diferencial deste padrão.

Menor gasto de energia

Mesmo com os novos recursos adicionados, o novo padrão não requer mais energia. Ao contrário do que se pensa, ele também foi desenvolvido pensando na economia e redução de energia.

Em resumo, ao conectar seu smartphone, por exemplo, com um aparelho que utiliza da tecnologia Wi-fi 6 o consumo de bateria necessário para se conectar à internet será menor, fazendo com que ela dure mais.

Mais segurança

Além dos certificados exigidos e presentes nas tecnologias anteriores, o novo padrão também conta com suporte a criptografia WPA3, que tornará mais difícil hackeá-los.

Conclusão

O Wi-fi já faz parte do dia-a-dia da grande maioria das pessoas e com o avança da tecnologia, cada vez mais dispositivos também necessitam de conectividade.

O que se vê são aparelhos inteligentes, que conectam entre si, criando uma nova realidade tecnológica e de informação. E para atender a todo esse avanço, novos padrões de tecnologia são necessários.

Com este artigo, esperamos que você tenha entendido as diferenças entre as tecnologias de Wi-fi 4, Wi-fi 5 e Wi-fi 6 e que possa identificar a que melhor irá atender as suas necessidades. E agora que você já definiu o padrão ideal para você, que tal escolher o melhor roteador para você no site da Oficina dos Bits?

Gostou do conteúdo deste artigo? Foi útil para você? Então, comente e compartilhe!

Suellem Gandra

Suellem Gandra

VEJA TAMBÉM