Microsoft anuncia oficialmente o Windows 11

Enfim chegou a notícia mais esperada pelos amantes de tecnologia e informática: a empresa
Microsoft anunciou a chegada do sucessor do Windows 10: o Windows 11!   
Isso sim é uma notícia empolgante!

A grande novidade foi divulgada em um evento online no dia 24 de Junho. E chegará para os consumidores ainda este ano, a partir do último trimestre de 2021.

Vamos falar um pouco das principais novidades do novo Windows

Segundo o diretor de produtos da Microsoft Panos Panay, o objetivo da empresa era fazer com que o novo Windows fosse algo mais familiar e conectasse as pessoas. Então o novo visual está bem diferente, e ao mesmo tempo belíssimo: o usuário estará no centro e no controle de tudo!

lançamento windowns 11

E falando em centro, é por isso que o menu iniciar e outros programas estão centralizados na barra de tarefas. Deste modo se adapta mais facilmente a qualquer tela ou dispositivo utilizado para acessar a nova versão do Windows.

A beleza e elegância da interface gráfica

Não podíamos deixar de fora uma das partes mais importantes do novo sistema operacional: a elegância do visual. As janelas possuem cantos arredondados, tem a presença de algumas transparências, e um modo claro e escuro que melhoram significativamente a experiência de uso dependendo da hora do dia.

Interface gráfica windows 11

E por falar em hora, a nova barra de tarefas exibe ícones e apps conforme o contexto. Por exemplo, ela pode focar em maximizar a produtividade ao longo do dia e, durante a noite priorizar o entretenimento.

Seu conteúdo, suas escolhas!

Através do Microsoft Edge e uma infinidade de Widgets para você escolher, poderá rapidamente ficar atualizado com as notícias que estão em alta, com informações e entretenimento do seu interesse. Você vai encontrar facilmente os aplicativos de que precisa e os programas que adora assistir na nova Microsoft Store.

windows 11

É uma novidade atrás da outra. E por falar em Microsoft Store, foram anunciadas algumas mudanças nela. Graças à integração com a loja da Amazon, os aplicativos para Android vão estar disponíveis no Windows pela primeira vez. Bom demais, não é mesmo?

Aos amantes de games, trazemos boas notícias! 

Segundo informações disponibilizadas no próprio site da Microsoft, o Windows 11 leva os jogos a um nível totalmente novo com recursos gráficos que desafiam a realidade. A empresa afirmou que o sistema está mais seguro.

Além de melhorias no desempenho, é claro! Pois o sistema operacional está mais rápido como um todo. Ainda segundo a Microsoft, as atualizações do Windows 11 estão 40% menores. Tudo isso favorece bastante para quem gosta de jogar. E por falar em novidades do Windows 11 para jogos…

Xbox Game Pass, assinatura que disponibiliza uma grande lista de jogos, está integrado ao Windows 11 através do Xbox App. Isso facilita muito o download e execução dos jogos que são oferecidos através da assinatura. Podem comemorar, vocês que amam jogos tiveram uma atenção mega especial no novo Windows.

Com o HDR automático, a Microsoft promete melhorias na experiência visual para jogos e monitores compatíveis. Também estão presentes no novo sistema melhorias na performance de games, incluindo o DirectX 12 Ultimate, que promete gráficos imersivos em altas taxas de quadros por segundo.

Com o HDR automático, a Microsoft promete melhorias na experiência visual para jogos e monitores compatíveis. Também estão presentes no novo sistema melhorias na performance de games, incluindo o DirectX 12 Ultimate, que promete gráficos imersivos em altas taxas de quadros por segundo.

games e windows 11

Requisitos mínimos do sistema operacional  

Nós fizemos uma pesquisa no site oficial da Microsoft, e vamos deixar disponíveis os requisitos básicos para instalar o Windows 11 em um computador:

  • Processador: 1 gigahertz (GHz) ou mais rápido com 2 ou mais núcleos em um processador de 64 bits compatível ou System on a Chip (SoC) .
  •  Memória: 4 GB de RAM.
  • Armazenamento: Dispositivo com armazenamento de 64 GB ou mais.
  • Firmware do Sistema: UEFI, compatível com Inicialização Segura.
  • TPM: Trusted Platform Module (TPM) versão 2.0.
  • Placa Gráfica: Gráficos compatíveis com DirectX 12/WDDM 2.x.
  • Tela: > 9″ com Resolução HD (720p).
  • Conexão com a Internet: Conta da Microsoft e conectividade com a Internet necessária para a configuração do Windows 11 Home.

Já está disponível a versão beta Insider Preview

No dia 28 de Junho (terça-feira), a Microsoft disponibilizou uma versão beta (Insider Preview) do sistema operacional. A maioria das mudanças anunciadas na divulgação estão disponíveis nessa versão de testes, como a barra de tarefas centralizada, janelas com cantos arredondados, área para widgets, entre outras.

Na versão Insider Preview estão inclusos também os novos sons de sistema, animações, temas, e o modo claro e escuro. É possível experimentar também o novo visual da Microsoft Store.

Como é uma versão de teste nem todas as funcionalidades estão disponíveis, como o suporte para aplicativos Android e a integração nativa com o Microsoft Teams.

Caso você tenha interesse em baixar a versão de teste, precisa se inscrever no programa Windows Insider. Depois, vá em “Configurações”, “Atualização”, selecione a opção “Segurança” e, para finalizar, a opção “Programa Windows Insider”.

Para conseguir atualizar, é preciso que a versão atual do sistema operacional seja o Windows 10.

Fazendo o upgrade para o Windows 11

A atualização para o novo sistema para os usuários de versões mais recentes será gratuita. No caso, para os consumidores do Windows 10. Mas como a atualização do Windows 7 e Windows 8.1 para o Windows 10 seguem ativas, esse público também será contemplado com o upgrade.

E ao fazer a atualização (upgrade) para o Windows 11 a partir do Windows 10, ou ao instalar uma nova atualização para o Windows 11, pode ser que alguns recursos sejam removidos ou preteridos. Alguns dos principais recursos que podem ser afetados são:  

  • Internet Explorer está desativado. Microsoft Edge é a substituição recomendada e inclui o modo IE, que pode ser útil em determinados cenários. 
  • Novo e Interesses é removido na barra de tarefas. Widgets fornecerá funcionalidade que pode ser usada em seu lugar. 
  • Status rápido da tela de bloqueio e configurações associadas removidas. 
  • Skype MeetNow é substituído pelo Chat
  • Ferramenta de captura  continua disponível, mas o antigo design e funcionalidade na versão do Windows 10 foram substituídos pelos do aplicativo anteriormente conhecido como Snip & Sketch
  • Modo Tablet  é removido e uma nova funcionalidade e recurso são incluídos para acoplar e desacoplar o teclado. 
  • Linha do tempo foi removida. Algumas funcionalidades semelhantes estão disponíveis no Microsoft Edge
  • Teclado virtual não mais encaixará e desencaixará layouts de teclado em tamanhos de tela de 18 polegadas e maiores. 

Os aplicativos listados a seguir não serão removidos no upgrade, mas não serão mais instalados em dispositivos novos ou durante a instalação limpa do Windows 11. O download deles está disponível na loja:  

  • Visualizador 3D. 
  • OneNote para Windows 10.
  • Paint 3D
  • Skype.

E aí, está ansioso para usar o Windows 11?

Gostou do conteúdo deste artigo? Foi útil para você? Então comente e compartilhe!

Ahhh e não deixe de conferir as novidades no site da Oficina dos Bits para dar aquela turbinada no seu PC! 😉

Suellem Gandra

Suellem Gandra

VEJA TAMBÉM