Enfim chegou a notícia mais esperada pelos amantes de tecnologia e informática: a empresa
Microsoft anunciou a chegada do sucessor do Windows 10: o Windows 11!
Isso sim é uma notícia empolgante!
A grande novidade foi divulgada em um evento online no dia 24 de Junho. E chegará para os consumidores ainda este ano, a partir do último trimestre de 2021.
Vamos falar um pouco das principais novidades do novo Windows
Segundo o diretor de produtos da Microsoft Panos Panay, o objetivo da empresa era fazer com que o novo Windows fosse algo mais familiar e conectasse as pessoas. Então o novo visual está bem diferente, e ao mesmo tempo belíssimo: o usuário estará no centro e no controle de tudo!
E falando em centro, é por isso que o menu iniciar e outros programas estão centralizados na barra de tarefas. Deste modo se adapta mais facilmente a qualquer tela ou dispositivo utilizado para acessar a nova versão do Windows.
A beleza e elegância da interface gráfica
Não podíamos deixar de fora uma das partes mais importantes do novo sistema operacional: a elegância do visual. As janelas possuem cantos arredondados, tem a presença de algumas transparências, e um modo claro e escuro que melhoram significativamente a experiência de uso dependendo da hora do dia.
E por falar em hora, a nova barra de tarefas exibe ícones e apps conforme o contexto. Por exemplo, ela pode focar em maximizar a produtividade ao longo do dia e, durante a noite priorizar o entretenimento.
Seu conteúdo, suas escolhas!
Através do Microsoft Edge e uma infinidade de Widgets para você escolher, poderá rapidamente ficar atualizado com as notícias que estão em alta, com informações e entretenimento do seu interesse. Você vai encontrar facilmente os aplicativos de que precisa e os programas que adora assistir na nova Microsoft Store.
É uma novidade atrás da outra. E por falar em Microsoft Store, foram anunciadas algumas mudanças nela. Graças à integração com a loja da Amazon, os aplicativos para Android vão estar disponíveis no Windows pela primeira vez. Bom demais, não é mesmo?
Aos amantes de games, trazemos boas notícias!
Segundo informações disponibilizadas no próprio site da Microsoft, o Windows 11 leva os jogos a um nível totalmente novo com recursos gráficos que desafiam a realidade. A empresa afirmou que o sistema está mais seguro.
Além de melhorias no desempenho, é claro! Pois o sistema operacional está mais rápido como um todo. Ainda segundo a Microsoft, as atualizações do Windows 11 estão 40% menores. Tudo isso favorece bastante para quem gosta de jogar. E por falar em novidades do Windows 11 para jogos…
O Xbox Game Pass, assinatura que disponibiliza uma grande lista de jogos, está integrado ao Windows 11 através do Xbox App. Isso facilita muito o download e execução dos jogos que são oferecidos através da assinatura. Podem comemorar, vocês que amam jogos tiveram uma atenção mega especial no novo Windows.
Com o HDR automático, a Microsoft promete melhorias na experiência visual para jogos e monitores compatíveis. Também estão presentes no novo sistema melhorias na performance de games, incluindo o DirectX 12 Ultimate, que promete gráficos imersivos em altas taxas de quadros por segundo.
Com o HDR automático, a Microsoft promete melhorias na experiência visual para jogos e monitores compatíveis. Também estão presentes no novo sistema melhorias na performance de games, incluindo o DirectX 12 Ultimate, que promete gráficos imersivos em altas taxas de quadros por segundo.
Requisitos mínimos do sistema operacional
Nós fizemos uma pesquisa no site oficial da Microsoft, e vamos deixar disponíveis os requisitos básicos para instalar o Windows 11 em um computador:
- Processador: 1 gigahertz (GHz) ou mais rápido com 2 ou mais núcleos em um processador de 64 bits compatível ou System on a Chip (SoC) .
- Memória: 4 GB de RAM.
- Armazenamento: Dispositivo com armazenamento de 64 GB ou mais.
- Firmware do Sistema: UEFI, compatível com Inicialização Segura.
- TPM: Trusted Platform Module (TPM) versão 2.0.
- Placa Gráfica: Gráficos compatíveis com DirectX 12/WDDM 2.x.
- Tela: > 9″ com Resolução HD (720p).
- Conexão com a Internet: Conta da Microsoft e conectividade com a Internet necessária para a configuração do Windows 11 Home.
Já está disponível a versão beta Insider Preview
No dia 28 de Junho (terça-feira), a Microsoft disponibilizou uma versão beta (Insider Preview) do sistema operacional. A maioria das mudanças anunciadas na divulgação estão disponíveis nessa versão de testes, como a barra de tarefas centralizada, janelas com cantos arredondados, área para widgets, entre outras.
Na versão Insider Preview estão inclusos também os novos sons de sistema, animações, temas, e o modo claro e escuro. É possível experimentar também o novo visual da Microsoft Store.
Como é uma versão de teste nem todas as funcionalidades estão disponíveis, como o suporte para aplicativos Android e a integração nativa com o Microsoft Teams.
Caso você tenha interesse em baixar a versão de teste, precisa se inscrever no programa Windows Insider. Depois, vá em “Configurações”, “Atualização”, selecione a opção “Segurança” e, para finalizar, a opção “Programa Windows Insider”.
Para conseguir atualizar, é preciso que a versão atual do sistema operacional seja o Windows 10.
Fazendo o upgrade para o Windows 11
A atualização para o novo sistema para os usuários de versões mais recentes será gratuita. No caso, para os consumidores do Windows 10. Mas como a atualização do Windows 7 e Windows 8.1 para o Windows 10 seguem ativas, esse público também será contemplado com o upgrade.
E ao fazer a atualização (upgrade) para o Windows 11 a partir do Windows 10, ou ao instalar uma nova atualização para o Windows 11, pode ser que alguns recursos sejam removidos ou preteridos. Alguns dos principais recursos que podem ser afetados são:
- Internet Explorer está desativado. Microsoft Edge é a substituição recomendada e inclui o modo IE, que pode ser útil em determinados cenários.
- Novo e Interesses é removido na barra de tarefas. Widgets fornecerá funcionalidade que pode ser usada em seu lugar.
- Status rápido da tela de bloqueio e configurações associadas removidas.
- Skype MeetNow é substituído pelo Chat.
- Ferramenta de captura continua disponível, mas o antigo design e funcionalidade na versão do Windows 10 foram substituídos pelos do aplicativo anteriormente conhecido como Snip & Sketch.
- Modo Tablet é removido e uma nova funcionalidade e recurso são incluídos para acoplar e desacoplar o teclado.
- Linha do tempo foi removida. Algumas funcionalidades semelhantes estão disponíveis no Microsoft Edge.
- Teclado virtual não mais encaixará e desencaixará layouts de teclado em tamanhos de tela de 18 polegadas e maiores.
Os aplicativos listados a seguir não serão removidos no upgrade, mas não serão mais instalados em dispositivos novos ou durante a instalação limpa do Windows 11. O download deles está disponível na loja:
- Visualizador 3D.
- OneNote para Windows 10.
- Paint 3D.
- Skype.
E aí, está ansioso para usar o Windows 11?
Gostou do conteúdo deste artigo? Foi útil para você? Então comente e compartilhe!
Ahhh e não deixe de conferir as novidades no site da Oficina dos Bits para dar aquela turbinada no seu PC! 😉