GeForce GTX 295

No primeiro semestre de 2008 a Nvidia lançou sua segunda placa de vídeo utilizando um sistema SLI integrado. Estamos falando da GeForce 9800GX2, que utiliza dois PCBs baseados na GeForce 9800GTX sobrepostos, sistema derivado da GeForce 7950 GX2.

Esse ano a empresa lançou a GeForce GTX 295, placa baseada na mesma idéia, com dois PCBs sobrepostos novamente, mas agora baseados nas novas GeForce GTX.
Nesta review, analisamos essa placa, modelo TOP da Nvidia na atualidade.

GeForce GTX 295
Como comentamos acima, a GTX 295 é uma placa que tem dois PCBs sobrepostos e conectados gerando assim um sistema SLI integrado. Ambos PCBs baseados na nova geração GeForce GTX.
Diferente de um sistema SLI normal, onde é necessário ativar a tecnologia via drivers, a GTX 295 não necessita de qualquer interação desse tipo por parte do usuário, e com isso promete uma performance para agradar o público mais exigente quando o assunto é alto desempenho.
Entre os destaques relativos às características técnicas, temos 1792 MB de memória (896 MB por GPU), 240 processadores shaders por GPU (totalizando 480), chip com clock a 576 MHz e processadores shader trabalhando a 1242 MHz. Como podemos ver, o número de memória e clock do chip são os mesmos da GTX 260, já o número de shaders é o mesmo da GTX 280, mas com clock da GTX 260, mostrando bem que as configurações não derivaram de apenas um modelo.
A título de comparação, a ATI utiliza um sistema diferente: ao invés de ter dois PCB´s sobrepostos, tem todo o sistema baseado em apenas um PCB. A Nvidia deverá lançar o novo modelo da GTX 295 baseado em apenas um PCB nas próximas semanas de acordo com notícias desse último mês.
Vale ressaltar também que tais placas precisam de fontes de boa qualidade e potência, assim como devem ser também as demais configurações da máquina.

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PhsyX, CUDA
A cada dia que passa temos mais títulos que tiram proveito do controle de física chamado PhsyX da Nvidia. Abaixo podemos ver algumas imagens comparativas mostrando diferença na qualidade de imagem dessa tecnologia em cima do game Sacred 2, sem contar benefícios gerados na própria jogabilidade justamente devido aos efeitos físicos que ela proporciona.

CUDA
Outra tecnologia que está fazendo muito sucesso quando falamos em placas da Nvidia é a linguagem CUDA, que vem sendo utilizada por diversos aplicativos, principalmente gráficos, utilizando a aceleração da placa de vídeo para dar melhores resultados à performance, situação que antes era praticamente de inteira “responsabilidade” do processador (CPU). Dependendo do aplicativo, é possível dispensar o uso do processador enquanto a GPU trabalha, deixando-o assim livre para trabalhar com outras tarefas que exijam menos da performance gráfica, “aliviando” assim o sistema.

Aqui mesmo na Adrenaline já demonstramos artigos de alguns aplicativos que fazem proveito dessa linguagem, como o VReveal e o Super LoiloScope.

A presença da arquitetura CUDA na placa de vídeo também permite jogar games com o sistema de física realista PhysX ativado. Games de ponta como Mirror’s Edge,  Mass Effect, Sacred 2 e o futuro lançamento da Capcom, Dark Void, contam com efeitos de física exclusivos derivados da tecnologia PhysX, que por sua vez funciona a partir da presença de uma placa com suporte a CUDA.

Veja aqui o teste nos jogos.

Conclusão
Há alguns anos, tanto Nvidia como ATI começaram a apostar em “sistemas” baseados em mais de uma placa de vídeo, respectivamente chamados de SLI e Crossfire. Ano passado começamos a ver soluções diferentes, mas que possuem uma teoria semelhante, juntar mais poder de força físico. Com isso tivemos o lançamento da GeForce 7950 GX2 e depois da GeForce 9800GX2 e da Radeon 3870×2. No caso da 9800GX2 é a segunda placa da Nvidia a utilizar um sistema SLI em uma mesma placa, sendo que a empresa adotou a idéia de dois PCBs sobrepostos, gerando uma espécie de SLI em uma mesma placa. Já a ATI utilizou outra idéia, colocar em um mesmo PCB dois chips. Atualmente as duas placas mais “poderosas” do mercado são GeForce GTX 295 e Radeon 4870×2, que utilizam o mesmo sistema que suas versões anteriores, a Nvidia novamente com PCB´s sobrepostos, e a ATI com dois chips em um mesmo PCB.

Nessa review constatamos que a evolução em cima de drivers vem ajudando muito tais placas, o que antes eram soluções bem instáveis como os próprios sistemas SLI e Crossfire agora começam a ter resultados melhores e condizentes ao que se propõe, afinal se a idéia é ter mais força física isso tem que gerar resultados na prática.

Como vimos na review a placa GeForce GTX 295 se sai melhor na maioria dos testes, mostrando que a solução da Nvidia se comporta melhor na média, pelo menos nos aplicativos/games que utilizamos na review.

Em um dos casos onde se esperava os melhores resultados da placa da ATI, no game Tom Clancy´s H.A.W.X., a placa se mostrou instável e não conseguiu justamente mostrar a força dos dois chips trabalhando em conjunto, uma prova de que soluções desse gênero precisam de melhorias não apenas em drivers, mas nos próprios games/aplicativos.

Uma coisa que precisa ser destacada é que a Nvidia promete para o segundo quadrimestre de 2009 uma solução semelhante à utilizada pela ATI, ou seja, uma GeForce GTX 295 (nome ainda não confirmado) baseada em um único PCB com dois chips.

Entre os fatores desfavoráveis a tais placas está o alto preço e requisitos de hardware para as mesmas conseguirem rodar com o máximo do que prometem, sendo uma fonte de alta potência requisito obrigatório, já os demais hardwares como processador são necessidades cruciais para não limitar a força da placa de vídeo.

Fonte: Adrenaline

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