Gabinete Gamer: vale a pena ter um?

A gente aqui é apaixonado pelo mundo gamer, e não há nada que não gostamos mais de falar do que tecnologia gamer, não é mesmo?! Já falamos de placa de vídeo, teclados, mouses, monitores e claro, não poderia faltar o gabinete gamer.

Preparamos neste artigo um resumo sobre gabinete gamer, suas vantagens e ao final, te ajudamos a identificar pontos essenciais na hora de montar o seu.

Então, segue com a gente na leitura!

O que é um gabinete gamer?

Antes de falarmos sobre as vantagens e as dicas para montar o seu gabinete gamer, vamos te explicar o que é um gabinete gamer.

O gabinete é um componente importante na composição do seu computador. É dentro dele que fica a placa-mãe, a memória, placa de vídeo, entre outros componentes que contribuem para um melhor desempenho da sua máquina.

Um gabinete gamer, como o próprio nome já diz, é um componente próprio para jogos, jogadores. As configurações de um PC Gamer podem exigir placa de vídeo mais potente, processadores mais robustos, mais portas USB e espaço para coolers.

Dessa forma, um gabinete gamer possui toda a sua composição pensada para receber configurações próprias para jogos e que melhorem o desempenho.

Quais as vantagens de um gabinete gamer?

Nos parágrafos acima já deu para notar algumas das vantagens de se ter um gabinete gamer, não é mesmo? Dentre algumas outras delas estão:

  • Tamanho: gabinetes gamers são maiores que os gabinetes convencionais, logo possuem mais espaço de armazenamento interno, permitindo configurações mais robustas e potentes;
  • Personalização: a gente sabe que todo gamer possui um estilo personalizado. Gabinetes gamers permitem adicionar acessórios que combinem com o estilo, dando um visual único e estilizado para o seu PC Gamer. Como a tecnologia RGB, que permite iluminação diferenciada e personalizada.
  • Maior ventilação interna: o gabinete gamer possui mais aberturas do que um convencional, o que permite maior ventilação interna. Por rodar programas mais pesados, a tendência é que ele não esquente muito, evitando que os componentes queimem.
  • Economia de energia: apesar do valor inicial de investimento ser um pouco maior, a longo prazo investir em um gabinete gamer pode ser vantajoso quando o assunto é consumo de energia. Gabinetes convencionais podem enfrentar dificuldades para manter a refrigeração, gerando maior consumo de energia.

Quais são os pontos essenciais para a montagem de um gabinete gamer?

Agora que você já sabe o que é um gabinete gamer e quais as vantagens de se ter um, será que você também sabe quais os pontos essenciais ao se montar um?

Então, separamos aqui algumas dicas para te ajudar na montagem do seu gabinete gamer.

A primeira coisa a se notar é a qualidade do equipamento. Um bom equipamento garantirá o funcionamento de todos os componentes do seu PC Gamer.

Além disso, existem algumas peças básicas que compõe o seu PC como placa-mãe, placa de vídeo, fonte, memória e processador. Logo o tamanho do gabinete pode influenciar na escolha das configurações.

Ah e não se esqueça de garantir que os componentes conversem entre si e sejam compatíveis.

Não se esqueça também de identificar o número mínimo de portas ideais para você, isto é importante para evitar trocas constantes nas entradas USB, já que alguns jogadores costumam utilizar mutos periféricos ao mesmo tempo para jogar.

Quais as principais diferenças entre o gabinete gamer e o convencional?

Se você chegou até aqui, já deu para notar que um gabinete gamer possui algumas características especiais com a finalidade de melhorar o desempenho e experiência do usuário durante os jogos.

A verdade é que tudo depende do objetivo de uso, se você deseja utilizar seu PC para o dia a dia e também para jogos, ter um gabinete gamer permitirá adquirir configurações mais potentes, sem perder desempenho e nem comprometer a qualidade e vida útil dos componentes.

Agora que você já sabe porque comprar um gabinete gamer, que tal dar uma olhada nos modelos que separamos para você no site da Oficina dos Bits?

Gostou do conteúdo desse artigo? Foi útil para você? Então comente e compartilhe! 🙂

Suellem Gandra

Suellem Gandra

VEJA TAMBÉM