Comparação: Acer Nitro x Lenovo Gaming x Dell G15

Jogar em um notebook gamer tem algumas vantagens em relação a outras opções de equipamentos como consoles ou PCs desktop. Portabilidade, espaço e conectividade são os principais motivos que fazem as pessoas escolherem usar o notebook gamer. Só de pensar em poder levar seu Super Notebook para viagens e casa de amigos para poder jogar já é um diferencial.

 

Os modelos de notebooks super potentes atende também quem deseja trabalhar com programas pesados como os de edição o de imagens e vídeos e de outros projetos gráficos. Os processadores gráficos e as CPUs especiais modelo H oferecem desempenho muito superior aos notebooks convencionais. 

 

Nesse artigo, vamos fazer uma comparação com as melhores marcas do mercado para você conhecer todos eles!

Para te guiar vamos avaliar os principais pontos decisivos para a escolha de um notebook gamer, que são: custo-benefício, desempenho, design e tela.

Custo-benefício

Aqui na Oficina dos Bits oferecemos uma variedade de opções nos modelos de notebooks, fazendo com que o modelo que você precisa caiba tranquilamente no seu bolso. 

O poderoso e mais conhecido Acer Nitro pode ser encontrado na Oficina dos Bits em variadas configurações extremamente potentes com os processadores Intel i5 e i7 da 12ª geração e AMD Ryzen 5 e Ryzen 7. Os modelos estão disponíveis com placa de vídeo NVidia GeForce GTX 1650 e RTX 3050.

O outro modelo de notebook concorrente que não fica atrás é o Dell Gamer G15. Esse poderoso equipamento vem com um processador RYZEN 5 em sua versão inicial aqui na Oficina dos Bits. Porém, essa máquina não para por aí, em uma de suas versões mais potentes ela conta com uma  RYZEN 7 6800H, garantindo altíssimo desempenho nos seus jogos. Versões com processadores Intel i5 e i7 da 12º geração também estão disponíveis.

E para fechar com chave de ouro temos o nosso queridinho Lenovo Gaming, que se apresenta no seu modelo mais “básico” com INTEL I5 da 11ª geração  uma placa de vídeo GeForce GTX 1650 já garantindo ótima performance.

Desempenho

Podemos garantir que os 3 rodam bem todos os jogos atuais, mesmo com as configurações mais “simples” mas, nós vamos te mostrar os componentes padrões de cada um que vão te ajudar a decidir!

As configurações específicas variam dependendo do modelo e das opções disponíveis em cada marca, mas vamos fornecer uma visão geral das diferenças entre os notebooks Dell G15, Acer Nitro e Lenovo Gaming em termos de configuração.

Diferenças

Dell G15

A Dell oferece várias opções de configuração para o G15, permitindo escolher telas diferentes, placas gráficas e interfaces de RAM.

Atualmente todos os modelos vêm com DDR5 4800 MHz.A tela é de 15,6 polegadas com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) com painel tipo WVA (similar ao IPS), brilho em 250 nits e frequência de 120Hz, ideal para jogos.

Em termos de placas gráficas, os modelos G15 geralmente incluem GPUs Nvidia GeForce RTX 3050 e RTX 3060, que são conhecidas por sua jogabilidade. Esse modelo não tem suporte para HD SATA e a quantidade de RAM pode variar de 8 GB a 64 GB, dependendo da configuração escolhida.

A Web Câmera apresenta boa qualidade com seus 720p (1280 x 720) e o teclado com layout ABNT2 (brasileiro com tecla Ç) é retroiluminado.

 

 

Acer Nitro

A Acer também oferece uma variedade de opções de configuração para o Nitro, com diferentes telas, placas gráficas e opções de RAM disponíveis.

Os notebooks Nitro normalmente são equipados com processadores Intel Core ou AMD Ryzen destinados ao alto desempenho. Quanto às placas gráficas, os modelos Nitro costumam oferecer as GPUs Nvidia GeForce GTX 1650, RTX 3050 e RTX 3060 em seus modelos.


A quantidade de RAM disponível varia de 8 GB a 64 GB e existem versões com DDR4 e outras com DDR5.O Nitro tem suporte para HD SATA e 2 slots para SSD M2 NVMe.

Este é o único que oferece a opção de tela 17 polegadas. O painel é tipo IPS, brilho em 250 nits e frequência de até 144Hz, ótimo para jogos.

 

 

Lenovo Gaming 3I

Os notebooks Lenovo Gaming também oferecem diferentes configurações para atender às necessidades dos usuários. Vem com processadores Intel Core ou AMD Ryzen, dependendo do modelo.


As placas de vídeo são GTX 1650, RTX 3050 e RTX 3060. O armazenamento é sempre em SSD M.2. A quantidade de RAM nos modelos Lenovo Gaming varia de 8 GB a 64 GB. Tem 2 slots para SSD M2 NVMe.

O painel é tipo IPS, brilho em 250 nits e frequência de até 120Hz.

É importante lembrar que as configurações exatas podem variar entre os modelos aqui da Oficina dos Bits e caso você precise de um desempenho para algo específico, temos o nosso canal de atendimento direto com os nossos consultores que vão te orientar corretamente.

Design

Apesar do grande peso de decisão de compra ser o desempenho, o design é extremamente importante quando se procura um notebook gamer. 

 

O Lenovo Gaming 3i por exemplo, tem um visual bem discreto e direto. Possui um leve detalhe de corte angulado nas laterais e a marca Lenovo na tampa externa e na lateral do apoio dos pulsos tirar o modelo de seu visual de um azul levemente fosco com efeito metálico. Ele possui bordas relativamente finas em torno da tela, e tem o porte bem compacto por se tratar de um notebook gamer, pesando 2,2kg e com dimensões de 35.9cm de largura, 24.9cm de profundidade e 2.4cm de altura.

Já o Acer Nitro com tela de 15 polegadas já se apresenta de forma bem mais robusta e se compromete com a proposta de um notebook gamer, por ter os teclados iluminados, cor preto fosco e detalhes em vermelho. Em relação às dimensões e peso podemos ver que ele é maior que o Lenovo pois possui 39.0cm de largura, 26.6cm de profundidade e 2.6cm de altura, pesando 2.7kg.

O Dell G15 é o maior de todos com 35.7cm de largura, 27.2cm de profundidade e 2.4cm de altura, pesando 2.4kg. A visão da tela é bem ampla pois este modelo possui bordas finas com acabamento cinza-chumbo fosco e teclado iluminado.

Teclado

Em relação aos teclados, os notebooks Acer Nitro, Lenovo Gaming 3I e Dell G15 possuem o iluminação, porém o Dell G15 possui algumas versões com RGB que pode ser configurado manualmente o que lhe confere um visual mais atrativo.

Tela

 

Os notebooks Acer Nitro, Lenovo Gaming 3I e Dell G15 possuem tela de 15,6 polegadas e resolução Full HD independentemente da versão escolhida. O Acer Nitro é o único que oferece opções com tela de 17 polegadas.

O diferencial fica por conta da taxa de atualização: o Lenovo Gaming 3I possui WVA antirreflexo, Nitro 5 da atual geração oferecem displays de 144 Hz, o G15 da Dell pode ser encontrado com telas de 120 ou 165 Hz.

Agora com todas essas dicas ficou fácil para você escolher o notebook para jogar à vontade! E não se esqueça, qualquer um desses modelos você encontra aqui na Oficina dos Bits!

Oficina dos Bits

Oficina dos Bits

VEJA TAMBÉM