Extreme Memory Profile (XMP) é uma nova especificação da Intel que define campos dentro dos dados de detecção de presença serial (SPD) para armazenar as configurações de overclocking para um módulo de memória.
XMP permite que os fabricantes de memória ofereçam DIMMs (Módulo de Memória em Linha Dupla) com frequências e latências mais agressivas já programadas nos SPD.
Projetado para máxima flexibilidade, a plataforma Intel XMP oferece maior vantagen para os jogadores pro, novatos e todos os outros.
No passado, quando os entusiastas queriam fazer overclock em seus sistemas, precisavam entrar no BIOS e ajustar as configurações manualmente para a CPU e a memória.
Tradicionalmente, este é um processo de tentativa e erro que envolvia várias reiniciações do sistema para obter o máximo desempenho da memória e da CPU.
:: Como funciona
1. Ao ligar, o BIOS lê-se os SPD para as configurações JEDEC e XMP.
2. O sistema inicia com o parâmetro definido pela JEDEC, por exemplo 1066 7-7-7-20.
3. O usuário pode entrar no BIOS e carregar os perfis XMP predefinidos e testados.
4. Depois da reiniciação, a memória funcionará com as temporizações XMP de overclock.
Em geral os módulos XMP podem ser mais rápidos que o perfil definido.
Mas o overclocking bem-sucedido é uma função de todos os componentes de hardware incluindo a placa-mãe, a CPU, a memória, a fonte de alimentação e as soluções de arrefecimento.
O perfill XMP leva-o automaticamente ao ponto em que este módulo é confiável nas configurações de overclock. Fica por conta do usuário levar manualmente os módulos além desse ponto.
A tecnologia XMP é para módulos DDR3 sem buffer e só é suportado pelas placas-mãe baseadas no chipset Intel X38.
Encontre na Oficina dos Bits uma ampla variedade de memórias, para o seu computador ou notebook.