Introdução
Para quem não sabe a SteelSeries é uma das mais conceituadas empresas voltadas exclusivamente para o público gamer. Sua linha de produtos inclui mouses, mouse pads, teclados, headsets e demais acessórios.
A SteeSeries está sempre presente nos mais diversos campeonatos mundiais de E-Sport, geralmente patrocinando eventos e times, na verdade patrocina 8-9 dos melhores times do mundo. Inclusive o time “Made in Brazil”, considerado o maior time da América do Sul de Counter Strike e FIFA 2008. Essa semana testarei um dos headset mais famosos e aclamadas da empresa, o Siberia. O Headset Siberia foi lançado oficialmente em 2005 vindo originariamente na cor branca. Com o sucesso imediato logo vieram mais opções de cores, podendo hoje ser encontrado nas cores preto, vermelho e rosa, além do branco original.
Nesse review falaremos do Siberia RED, uma edição limitada do produto já presente em nosso país podendo ser encontrado com facilidade em lojas especializadas.
Design e primeiras impressões
O Headset Siberia vem bem protegido em uma caixa que pode ser facilmente reutilizada para transportar seu kit com cuidado para qualquer lugar. Na verdade não é certo chamá-lo de Headset. Por definição um Headset é composto de um headphone com microfone embutido.
Logo ao tirarmos da caixa notamos detalhes tanto no design quanto na fabricação que o destacam dos demais produtos, deixando claro que esse é um produto top de linha, em todos os sentidos.
O acabamento é perfeito, toda a fiação do equipamento é interna. Visualmente o Siberia se assemelha muito aos headphones profissionais da JVC e Philips. O próprio cabo do headphone chama atenção, é feito de uma material mais leve e maleável, incomodando bem menos os jogadores.
O microfone do Headset também não fica atrás em nada em termos de qualidade. Possui um clipe de fixação que permite prende-lo em quase qualquer lugar, inclusive em notebooks e no próprio Headset. Destaque especial para a chave liga\desliga no microfone, extremamente útil e raro de se encontrar.
Especificações do Headphone:
– Freqüência: 18 – 28.000 Hz.
– Impedância: 40 Ohm.
– SPL@1kHz, 1V rms: 99 – 104 dB.
– Comprimento do cabo: 1,0 m + 1,8 m (conectado ao controle de volume) = 2,8 m.
– Conector: 3,5 mm (P2) e conversor para 6,3 mm (P10).
Especificações do Microfone:
– Freqüência: 80 – 15.000 Hz.
– Impedância: 2K Ohm.
– Captação: Unidirecional.
– Sensibilidade: (1V/P@1 kHz): -38 dB.
– Comprimento do cabo: 2,8 m.
Conclusão
Primeiramente gostaria de salientar que grande parte da avaliação de um produto como Headset, teclado ou mouse cairá unicamente na opinião pessoal do avaliador. São produtos que você não pode mesurar valores e especificações como processadores ou placas de vídeo. Quase tudo recai ao gosto pessoal do usuário. Tendo dito isto posso finalizar esse breve review.
O Siberia Red não é um Headset comum, é um produto diferenciado para um público diferenciado. É um produto top de linha, em todos os aspectos, inclusive no preço. Mas ele vale cada centavo gasto para aqueles poucos dispostos a gastar. Apresenta um desempenho maravilhoso, possui o melhor design e atenção a detalhes que já vi, ele é, sem sombra de dúvidas, o mais confortável Headset que já utilizei em minha vida de gamer.
Ele pode ser considerado ainda sim um ótimo custo\benefício para pessoas que primam por qualidade sonora, já que um conjunto de caixas acústicas de mesma qualidade custa bem mais. E o melhor, pode colocar no volume que quiser que não incomodará ninguém, nem irá distorcer. A única ressalva que faço ao produto é o seu isolamento acústico e os rangidos até que se adapte ao rosto do ouvinte. Mas essas críticas não desmerecem em nada o produto.
Não é por acaso que o Siberia ganhou mais de 21 prêmios e recomendações de sites.
Você encontra o Siberia Red na Oficina dos Bits , e outros produtos da Steelseries. Clique aqui.
Veja todos os testes em : Forum Pcs