Se você conhece um pouco de informática provavelmente já tem uma noção sobre qual a função do cooler para um computador funcionar de forma adequada. Entretanto, se você não souber, fique tranquilo, vamos te explicar do zero sobre o que são esses componentes e como eles funcionam dentro do sistema do computador.
O que são coolers?
Coolers são os componentes responsáveis pelo controle da temperatura interna dos computadores. Esses componentes funcionam como o sistema de refrigeração para dissipar o calor produzido durante as milhares trocas de dados que acontecem enquanto o computador está funcionando e realizando as suas funções.
Para elucidar como funciona e qual a importância do cooler dentro de um PC, é interessante pensarmos como um exaustor funciona em uma cozinha industrial. O aumento frequente de calor faz todas as pessoas que estão na cozinha trabalharem de forma mais lenta, e ocorre exatamente a mesma coisa no PC. No momento de funcionamento, o computador libera muita energia podendo chegar até a 100°C se for um modelo gamer. O cooler entra então como a peça responsável por refrigerar o processador e alguns componentes como a placa mãe para que a temperatura interna permaneça em níveis seguros, evitando problemas relacionados ao superaquecimento.
Em todos os coolers está a presença dos fans, que são como ventiladores, com algumas que funcionam para movimentar o calor produzido e dissipá-lo. Estes não estão acoplados na CPU e ficam no gabinete para refrigerar todo o sistema. Todos os computadores e notebooks já saem de fábrica com esse sistema de refrigeração incluso internamente, sendo a maioria composto por dois ventiladores. São mais simples, mas que atendem bem às exigências para um bom funcionamento.
No mundo dos computadores, especialmente no universo dos jogos e do desempenho extremo, o resfriamento adequado é essencial para garantir o bom funcionamento e a longevidade do PC. Com o aumento constante da potência e do desempenho dos componentes, os sistemas tradicionais muitas vezes não conseguem acompanhar a demanda de dissipação de calor, o que pode levar a problemas de estabilidade e até mesmo ao desgaste prematuro dos componentes.
É aí que entre os Water Coolers e as outras opções de equipamentos.
Tipos de Cooler
No mercado existem dois tipos de coolers disponíveis. Os Water Cooler e Air Cooler. Todos os dois têm o mesmo princípio de resfriamento do sistema. Os Air coolers são sistemas que usam o ar como a base de refrigeração, já os water coolers usam a água como matéria base para manter controlada a temperatura dos gabinetes. Os dois modelos garantem a refrigeração, porém tem indicação para cada tipo de PC. Para te ajudar, vamos explicar como funciona cada um deles:
Air cooler – A principal distinção entre os dois modelos reside em sua resposta ao calor, o que resulta em vantagens e desvantagens distintas para cada um. Os Air Coolers, em geral, são compostos principalmente por um dissipador de calor feito de metal, alumínio com base em cobre, mas não é difícil encontrar exemplares todo em alumínio. Os Air Coolers para computadores de alta performance normalmente possuem melhores fans (ventiladores) e cobre como material encontrado em maior quantidade.
Na refrigeração a ar, o calor é transferido para a CPU, com auxílio da pasta térmica aplicada, passando para uma placa de base condutora que geralmente é feita de cobre ou alumínio. Da placa base, a energia térmica (calor) se move para os tubos anexados.
Os tubos de calor são projetados para transferir calor de um local para outro. Nesse caso, o calor se move para um dissipador elevado fora da placa mãe, liberando espaço para outros componentes, como a memória RAM.
Em relação à indicação, os air cooler possuem o valor mais baixo comparado com os water cooler, porém a sua efetividade é menor. Sendo assim, são indicados para algumas tarefas mais simples, para PC Gamer de alta performance os water coolers são mais indicados.
Temos esse Air Cooler da Redragon disponível em nosso site!
Water cooler – Assim como mencionado acima, os water cooler possuem o princípio de resfriamento pela água. Apesar da ideia de que água e componentes eletrônicos seja ruim, a água destilada utilizada no processo possui baixa capacidade de conduzir eletricidade e não há no líquido sais minerais capazes de corroer os componentes em um hipotético contato acidental. Além da manutenção correta da temperatura do processador, o water cooler também ajuda a refrigerar os demais componentes de um gabinete como placa de vídeo e placa mãe, mas ao invés de ar o processo acontece através do bombeamento de água destilada.
Semelhante ao resfriamento a ar, o processo começa com uma placa de base que é conectada ao CPU com uma camada de pasta térmica.
Permitindo assim uma melhor transferência de calor entre as duas superfícies. A superfície metálica da placa de base faz parte do bloco de água, que foi projetado para ser preenchido com líquido refrigerante. Este líquido absorve o calor da placa de acordo com a sua movimentação pelo bloco de água. Em seguida, continua a se mover através do sistema e para fora, através de um dos dois tubos, até um radiador.
O radiador expõe o líquido ao ar, o que ajuda a esfriar, e os ventiladores acoplados ao radiador movem o calor para longe do refrigerador. O líquido então volta ao bloco d’água e o ciclo recomeça.
Temos esse Water Cooler GAMDIAS disponível em nosso site!
Extra: HEAT PIPE
Existe também o Cooler “HEAT PIPE”, ou “tubo de calor”. Trata-se de um sistema de resfriamento passivo, ele não usa o cooler como componente obrigatório. Mas é bem comum utilizá-lo como um estilo exaustor para maximizar o resfriamento. Neste se usa um tubo oco de cobre ou alumínio e um líquido que circula dentro dele para resfriar o componente em contato com os tubos, este é muito utilizado em notebooks e principalmente em GPU.
Gostou deste conteúdo? Então deixe seu comentário contando o seu elogio, sugestão ou dúvida!