Não teve jeito! O Home Office chegou e se instalou de vez no dia a dia de muitas empresas por aí. E para quem achou que essa fosse uma realidade temporária, a verdade é que ela vem se enraizando nas organizações e se tornando o novo normal para muita gente.
No entanto ser pego assim, de surpresa, fez com que muita gente tivesse que adaptar não só a rotina, mas também o ambiente para o trabalho.
Se naquela época o desafio era trazer o ambiente de trabalho para casa, agora o desafio é se esquivar das distrações e se manter produtivo.
Pensando nisso, separamos aqui 4 dicas para te ajudar a aumentar a sua produtividade no Home Office. Então continue com a gente na leitura.
Ahh! Mas antes, se você ainda não viu o nosso artigo sobre itens indispensáveis para o seu Home Office, sugerimos fortemente a leitura. Clique aqui e confira!
Chega de enrolação e bora para as dicas!
1- Livre-se de distrações
A nossa primeira dica não poderia ser outra, não é mesmo?! Trabalhar de casa pode proporcionar muitas distrações durante o dia. É o filho pedindo ajuda nas tarefas da escola, o carteiro tocando a campainha ou mesmo o cachorro do vizinho, que não para de latir.
E vamos combinar que não há nada que atrapalhe mais a produtividade do que ser interrompido ou perder o foco durante a execução de uma tarefa.
Procure trabalhar em um ambiente silencioso, calmo e limpo. Mantenha a vista apenas o necessário para realizar as atividades.
Evite trabalhar na cama ou deitado. Se você não tem um cômodo separado para escritório, procure um local sem tanta interferência externa.
2- Planeje suas tarefas
Assim como na empresa, você tem tarefas a serem executadas durante o dia.
Crie uma lista de tarefas e as organize para serem feitas durante a sua jornada de trabalho.
Organização é uma das formas de se manter produtivo e evitar acumular ou procrastinar. Você pode fazer um checklist e a medida que for finalizando, marque como concluído e passe para a próximo tópico.
Estar em casa pode ser tentador e as tarefas de casa, como lavar a louça ou a roupa suja podem ser distrações fáceis. Por isso é importante manter o planejamento alinhado e se comprometer a cumpri-lo.
3- Tenha bons equipamentos
Não estamos falando aqui de super computadores, de última geração ou um super escritório, equipado com o que há de mais moderno. Quando falamos em ter bons equipamentos, nos referimos àqueles que estejam em boas condições de uso e que não trave, por exemplo, ou que seja muito lento ao executar as ações.
No entanto de nada adianta você se planejar, criar um ambiente de trabalho e livre de distrações, se os equipamentos utilizados não propiciam condições adequadas para se ser produtivo.
Logo, vale a pena dar aquele up no PC ou até mesmo adquirir um novo. 😉
4- Mantenha uma boa comunicação com a equipe
Talvez esse seja um ponto de dificuldade para alguns gestores e colaboradores. Como manter uma boa comunicação mesmo à distância? Bem, para isso todas as dicas anteriores são válidas e contribuem para melhorar a produtividade não só de quem está em casa, mas da equipe como um todo.
Manter uma boa comunicação com a equipe fará com que você consiga criar uma rotina e distribuir melhorar as tarefas durante os dias.
Estar alinhado com a equipe é um fator determinante para o cumprimento das metas e projetos da empresa como um todo. Além disso, evita retrabalhos ou atrasos.
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