O Wi-Fi 4 Wi-Fi 5 Wi-Fi 6 já faz parte do nosso dia a dia e é quase impossível imaginar uma vida sem ele, nós já sabemos! Entretanto, na hora de escolher qual a melhor tecnologia Wi-Fi para atender às nossas necessidades diárias, frequentemente nos deparamos com um impasse: o que significam, afinal, esses números? Qual tecnologia devo escolher?
Bom, se você, meu caro consumidor, está em busca de melhorar o sinal Wi-Fi da sua casa ou do seu ambiente de trabalho, com certeza já se deparou com essa dúvida! E foi pensando justamente nisto que preparamos este artigo.
Nos próximos parágrafos, portanto, iremos resumir para você a diferença de cada uma dessas tecnologias e, além disso, te ajudar a entender qual delas se encaixará melhor em suas necessidades específicas.
O que é padrão de rede?

Veja também: Como configurar wi-fi de forma segura?
Antes de entrarmos nos detalhes de cada tecnologia, é crucial sabermos o que significa padrão de rede. O padrão de rede, por sua vez, tem como objetivo principal conectar diferentes dispositivos a uma rede, e isso é feito levando em consideração a frequência em que o sinal é transmitido.
Para que você possa entender melhor, vamos te dar um exemplo prático.
Imagine, por exemplo, que você esteja conectado ao Wi-Fi da biblioteca da sua faculdade. E aí você resolve ir para a sala de estudos, que fica logo ao lado da biblioteca. No entanto, ao chegar lá, a rede não é listada e você, consequentemente, não consegue se conectar ao Wi-Fi daquela sala.
Você olha ao redor e percebe que existem outros alunos, de fato, conectados à rede da sala, menos você. Então, você pensa: o que pode estar acontecendo de errado?
A primeira coisa que nos vem à cabeça é: minha placa de rede está com problema! Entretanto, você encontra outras redes disponíveis, como a da cantina, e consegue se conectar a elas normalmente. Então, novamente, lhe vem à cabeça: o que está acontecendo com esta rede específica que só você não consegue se conectar? Bem, a resposta está justamente no padrão de rede.
E quais são as especificações?
As redes sem fio, como resultado, possuem especificações diferentes, podendo funcionar em um ou mais padrões. Se, porventura, no local existir algum padrão ao qual a sua placa de rede não reconheça, não haverá conexão. Simplificando, o que aconteceu no exemplo acima é justamente isso: o dispositivo não é compatível com a rede da sala de estudos.
A boa notícia, felizmente, é que a maioria dos smartphones e notebooks atuais aceitam diferentes padrões de rede, oferecendo maior flexibilidade. Além disso, alguns roteadores, por sua vez, possuem a opção de definir em qual padrão trabalhar ou, ainda melhor, conseguem operar em mais de um padrão ao mesmo tempo, facilitando a conexão para diversos dispositivos.
Agora que já deu para entender um pouco sobre os padrões Wi-fi, bora saber um pouco mais dos principais padrões de rede e entender as suas diferenças.
Desvendando os Padrões Wi-Fi: Do Wi-Fi 4 ao Wi-Fi 6
Agora que já deu para entender um pouco sobre os padrões Wi-Fi, vamos, então, saber um pouco mais dos principais padrões de rede e entender suas diferenças e evoluções. A tecnologia Wi-Fi tem sido um pilar fundamental da conectividade moderna, e sua evolução, que vai do Wi-Fi 4 ao Wi-Fi 6, reflete as crescentes demandas por velocidade, capacidade e eficiência. Compreender essas gerações é crucial para qualquer pessoa que busca otimizar sua experiência de rede, seja em casa, no trabalho ou em espaços públicos.
Wi-Fi 4: O Que Significa o 4 no Wi-Fi?
O padrão Wi-Fi 4 se refere à antiga tecnologia 802.11n e, de fato, está presente nos roteadores mais antigos. O Wi-Fi 4 utiliza tanto da frequência de 2.4GHz quanto da frequência de 5GHz, sendo a frequência de 5GHz, nesse caso, opcional. Sua taxa de transferência líquida, ademais, varia entre 54Mbit/s e 600Mbit/s.
Como dito anteriormente, este é um padrão adotado mais nos roteadores antigos e, com a chegada de novas tecnologias, tem se tornado, paulatinamente, ultrapassado. Entretanto, ainda é muito utilizada no Brasil, principalmente em residências com demandas de conectividade mais básicas.
Embora o Wi-Fi 4 ainda possa ser funcional para navegação simples na internet e tarefas básicas, ele, no entanto, pode apresentar limitações significativas ao lidar com múltiplos dispositivos.
Wi-Fi 5: O Que é?
A tecnologia Wi-Fi 5 refere-se à antiga tecnologia 802.11ac e trata-se da geração atual mais presente nos roteadores do mercado. Esta é, sem dúvida, a tecnologia mais utilizada nos dias atuais, dominando grande parte das instalações residenciais e comerciais.
O Wi-Fi 5 oferece alta taxa de transferência, suportando jogos online, streaming em ultra HD (4K/8K) e rápida troca de dados na rede.
Ela, por sua vez, opera predominantemente na frequência de 5GHz, o que contribui para suas velocidades mais elevadas.
Comparado ao Wi-Fi 4, o Wi-Fi 5 oferece maior capacidade de rede, melhor gestão de energia e menor latência, proporcionando uma experiência de usuário mais fluida.
O Wi-Fi 5 oferece maior largura de banda. Isso melhora a experiência em aparelhos móveis. É ideal para muitos usuários conectados ao mesmo tempo. É vantajoso em locais com vários smartphones, tablets e laptops.
Em virtude de sua prevalência, muitos dispositivos hoje já vêm com suporte nativo para Wi-Fi 5, garantindo compatibilidade e bom desempenho na maioria das situações.
E o Wi-Fi 6?
A conectividade evolui rapidamente. Novas tecnologias são essenciais para as demandas de hoje. Desenvolvemos o Wi-Fi 6 para isso. Ele promete ser mais rápido e eficiente que o Wi-Fi 5. Assim, ele estabelece um novo padrão para a conexão sem fio.
A grande diferença, notavelmente, está na taxa máxima de dados que passou de 3,5Gbps (no Wi-Fi 5) para uma velocidade teórica de até 9,6Gbps, o que representa um salto impressionante na capacidade de transmissão de dados. Além disso, o Wi-Fi 6 funciona tanto nas frequências de 2,4GHz quanto nas de 5GHz, oferecendo maior flexibilidade e compatibilidade.
O novo padrão suporta mais dispositivos conectados ao mesmo tempo. Isso o torna eficiente em locais públicos, como aeroportos. É útil em escritórios movimentados. Também é vantajoso em casas com muitos aparelhos inteligentes.
A expectativa, aliás, é que a rede suporte até oito dispositivos conectados simultaneamente. Sem que haja perda significativa de velocidade em nenhum deles.
Isso é um contraste marcante com o que acontece nos pontos de acesso Wi-Fi atuais, que, por sua vez, precisam dividir a largura de banda entre os usuários conectados, resultando em lentidão quando a rede está sobrecarregada.
Em outras palavras, o Wi-Fi 6 não apenas aumenta a velocidade individual, mas também a eficiência da rede como um todo, lidando melhor com a crescente densidade de dispositivos.
Por Que é Melhor Utilizar o Wi-Fi 6?
Pode ser que esteja claro para você, ou pode ser que não, mas o fato é que quanto maior o número da tecnologia Wi-Fi, maior será seu desempenho e mais tecnologias avançadas estarão envolvidas na sua fabricação e otimização.
Logo, se você chegou até aqui, já deu para perceber que o padrão Wi-Fi 6 é a tecnologia mais recente e que possui o melhor desempenho, adequando-se perfeitamente às necessidades do mundo atual, onde a demanda por conectividade é cada vez maior.
Separamos, nos parágrafos abaixo, algumas das vantagens inegáveis desse novo padrão e, por conseguinte, os motivos pelos quais é melhor utilizar o Wi-Fi 6.
Velocidade Inigualável
De todos os ganhos proporcionados pelo Wi-Fi 6, a velocidade é o que mais chama atenção e impressiona. Como dito no tópico anterior, a nova tecnologia suporta uma velocidade teórica de até 9,6 Gbps, um valor que redefine as expectativas de conectividade sem fio.
Esses limites são teóricos. Perdas naturais afetam as redes Wi-Fi (distância, barreiras, interferências). A vantagem é clara: distribuímos os 9,6 Gbps de forma inteligente pela rede. Não os direcionamos a um único aparelho.
Isso garantirá um potencial de velocidade significativamente maior para cada dispositivo conectado à rede, mesmo em cenários de alta demanda, proporcionando uma experiência de navegação e uso de aplicativos mais fluida e sem interrupções.
Capacidade Maior de Dispositivos Conectados
Com o avanço contínuo da tecnologia e a proliferação da Internet das Coisas (IoT), há, inegavelmente, um número muito maior de dispositivos conectados à rede em nossas casas e escritórios.
Se pararmos para pensar, você consegue encontrar facilmente dispositivos que necessitam de conexão simultânea. como smartphones, tablets, notebooks, televisores inteligentes, consoles de videogame. Além de uma infinidade de outros dispositivos inteligentes, como lâmpadas, câmeras de segurança e termostatos.
O Wi-Fi 6 conecta vários dispositivos ao mesmo tempo. Ele não compromete o desempenho individual. Essa gestão otimizada de tráfego é crucial. Garante que todos os aparelhos funcionem bem, mesmo sob uso intenso.
Menor Gasto de Energia
Mesmo com todos os novos recursos e o aumento significativo de desempenho adicionados, o novo padrão Wi-Fi 6 não requer mais energia.
Quando você conecta seu smartphone a um roteador Wi-Fi 6, ele gasta menos bateria. Um recurso, o Target Wake Time (TWT), torna isso possível. Ele permite que os dispositivos agendem o envio e recebimento de dados. Assim, eles ficam em modo de baixa energia nos intervalos.
Assim, o seu smartphone, ou qualquer outro dispositivo compatível, fará com que a bateria dure mais tempo, otimizando a autonomia e contribuindo para uma maior conveniência no dia a dia.
Mais Segurança
Além dos certificados de segurança exigidos e presentes nas tecnologias anteriores (como o WPA2), o novo padrão Wi-Fi 6 também conta com suporte a criptografia WPA3, que representa um avanço significativo na proteção de redes sem fio.
O WPA3, por sua vez, torna mais difícil hackear as redes, pois implementa um método de handshake mais robusto e resistente a ataques de força bruta, além de oferecer maior proteção para redes públicas com a criptografia individualizada para cada dispositivo.
Dessa forma, protegemos as informações transmitidas de maneira mais eficaz, garantindo uma navegação mais segura para todos os usuários e aumentando a confiança na conectividade sem fio. A incorporação do WPA3 é um passo fundamental para garantir que as redes Wi-Fi sejam resilientes contra as ameaças de segurança cada vez mais sofisticadas.
Conclusão
O Wi-Fi 4 Wi-Fi 5 Wi-Fi 6 já fazem parte do dia a dia da grande maioria das pessoas, e com o avanço da tecnologia, cada vez mais dispositivos também necessitam de conectividade constante.
O que se vê são aparelhos inteligentes, que se conectam entre si, criando uma nova realidade tecnológica e de informação, que abrange desde a automação residencial até a infraestrutura de cidades inteligentes. E para atender a todo esse avanço, novos padrões de tecnologia, como o Wi-Fi 6, são, inegavelmente, necessários.
Com este artigo, esperamos que você tenha entendido as diferenças cruciais entre as tecnologias de Wi-Fi 4, Wi-Fi 5 e, principalmente, Wi-Fi 6, e que agora possa identificar qual delas irá atender melhor às suas necessidades específicas de conectividade.
E agora que você já definiu o padrão ideal para você, que tal escolher o melhor roteador para você no site da Oficina dos Bits? Sua experiência online, sem dúvida, será transformada.
Gostou do conteúdo deste artigo? Foi útil para você? Então, comente e compartilhe com seus amigos e familiares que também podem ter dúvidas sobre as tecnologias Wi-Fi!