A
:: Access Point ou Roteador Wireless?
O Laboratório Digital analisou algumas marcar e logo chegamos aos pontos positivios e negativos de cado um.
[ Intelbras ] WRN140
A fabricante oferece um modelo para cada velocidade e o modelo testado foi o único do tipo 802.11n de 150Mbps, contra os 300 Mpbs mais comum de ser encontrado nas lojas, mas que está ganhando espaço, pela compatibilidade com o padrão mais recente e custos mais baixos.
Destacado na seção de Home Express Solutions, é indicado como solução sem fio para compartilhar Internet em residências. Confira o desempenho do modelo mais simples da linha Wireless Router 11N da fabricante.
[ Linksys ] WRT120N
A Linksys já tem por concepção a oferta de soluções para uso doméstico e escritórios pequenos. O WRT120N é oferecido como o roteador mais simples do tipo 802.11n e tem o apelo de Roteador Residencial.
[ TPLink ] TL-WR941ND
Um dos melhores modelos oferecidos pela fabricante na linha Wireless N Router e indicado para uso doméstico e para pequenos escritórios e empresas.
[ NetGear ] WNDR3700
No site da fabricante informa que o N600 Wireless Dual Band Gigabit Router é indicado para utilização em ambiente residencial que precisem de alta performance, como muitos PCs e dispositivos em rede, muito tráfego de dados e voz, além de ser indicado para jogadores online.
3. Modelos Testados
A seguir, a lista de modelos testados e seus respectivos fabricantes:
- Intelbras WRN140
- TP-Link TL-WR941ND
- Netgear WNDR3700
Roadmap dos testes executados
- Configuração – Interface
Neste quesito analisamos as configurações pré-definidas de fábrica, o idioma do software de configuração, as opções básicas de utilização, o software de configuração de maneira geral. Como os equipamentos possuem perfis muito diferentes, não analisamos aqui os softwares de configuração através de wizards e também não entrou nesta análise os aplicativos adicionais oferecidos por cada modelo. Verificamos a facilidade da interface padrão de configuração acessada via browser.
- Transmissão
Nesse item analisamos a taxa de transmissão mais estável do roteador. Todos apresentam variações durante os testes, como critério, analisamos a taxa mais estável do mesmo, normalmente, a taxa de início dos trabalhos. Também pegamos um arquivo simples de aproximadamente 240Mb e fizemos um teste de upload e download do arquivo, medindo o tempo que levou para copiar e enviar o arquivo através da conexão wireless. Alguns usuários não saberiam diferenciar na prática a taxa de download e upload, por isso, escolhemos o critério tempo para facilitar o entendimento da análise.
- Cobertura do Sinal
Um dos fatores mais importantes para um roteador é sua área de cobertura e qualidade do sinal. Todos foram avaliados com relação à qualidade do sinal através de fatores técnicos, como banda de rádio, freqüência do canal, potência de transmissão e da antena, entre outros. Porém, o teste que melhor demonstrou a qualidade da área de cobertura e do sinal foi através da utilização de um software especializado em site survey (avaliação de campo) para redes wireless. Neste aplicativo, é possível após uma análise de toda a área, termos de maneira visual a real noção de como está a qualidade do sinal em cada ambiente da sua residência, escritório ou empresa. O software utilizado é o Ekahau HeatMapper.
- Gerais
Como a intenção deste laboratório é testar a qualidade de cada equipamento, e não fazer comparativos devido as características dos dispositivos testados serem muito diferentes, todos os testes foram executados sem nenhum tipo de criptografia e segurança, para evitar perdas durante os testes. Porém, os itens como funções do aplicativo, facilidade de atualização, portas adicionais, recursos adicionais, memória, processador, etc. foram somadas para uma nota única e geral sobre esses recursos adicionais. Mesmo tendo testado cada um dos itens individuais de cada equipamento, levaria muito tempo apontarmos os detalhes de cada recurso.
- Custo x Benefício
Neste item lembramos que o objetivo não é um comparativo de melhor opção de compra, mas daremos uma pontuação de custo x benefício de cada equipamento tomando por base a linha de preços de um concorrente compatível de mercado.
- Avaliação Individual
Intelbras WRN140
Este equipamento tem um software de configuração em português, de fácil configuração e com os recursos básicos de um roteador wireless. Possui apenas uma antena e só vai até 150Mbps, pouco mais do que os 108Mbs da tecnologia anterior, mas com maior alcance e já dentro dos padrões atuais. É um equipamento pequeno com uma antena que acaba chamando atenção proporcionalmente. Em contrapartida, o WRN140 deixa a desejar para redes que necessitam de um equipamento com boa cobertura de sinal e bom desempenho, não se saindo bem nos quesitos de performance e desempenho.
Mesmo com preço mais acessível, a avaliação geral de performance mostra que o custo x benefício do equipamento o torna uma opção não recomendada.
Apesar do software ser em inglês e não ser dos mais fáceis de ser configurado, trata-se de um roteador completo, com todos os principais recursos de criptografia e conexão com a Internet. Foi o segundo melhor do teste em desempenho, tendo boa velocidade de comunicação e transferência de dados, e fica dentro da média na questão de cobertura do sinal.
O bom desempenho, boas ferramentas, cobertura na média e custo baixo, garantem ao D-Link DIR-615 a segunda melhor opção em custo x benefício.
O Linksys WRT120N saiu-se muito bem com sua suíte de software em português, bons recursos adicionais e cobertura do sinal dentro da média. Também é completo nos quesitos de segurança, conexão com a Internet, opções de compartilhamento de link, controle de banda, entre outros itens que praticamente viraram commodities em todos os dispositivos testados.
Contudo, o desempenho do WRT120N deixou a desejar. Baixa taxa de comunicação e tempo de download e upload baixos para o que se espera da tecnologia 802.11n.
TP-Link TL-WR941ND
O roteador da TP-Link tem ótimo desempenho e cobertura de sinal, também é completo nas questões de opções de configuração e recursos de segurança, atendendo ao que se espera de um roteador 802.11n para uso doméstico, em escritórios e até em uma pequena empresa.
Porém, o dispositivo perde muitos pontos para quem não entende o inglês e não tem conhecimentos mínimos de configuração de um equipamento como este. Também não ajuda o custo x benefício se comparado com o D-Link, por exemplo, que oferece desempenho aproximado por praticamente metade do preço.
É uma boa opção para pequenas empresas porque traz alguns recursos adicionais de configurações e segurança, mas terão de desembolsar mais para sair da linha de roteadores domésticos e ter um pouco mais de desempenho.
Netgear WNDR3700
O aparelho da Netgear é de longe o mais completo. Trabalha com duas faixas de 2.4Ghz e 5Ghz, possui portas gigabits, antenas internas garantem a melhor qualidade e desempenho mantendo um design inovador, software completo multi-idioma, que aceita o português e já faz todas as atualizações necessárias automaticamente pela Internet. Intuitivo e de fácil instalação, ainda foi o único roteador a trabalhar a 300Mbps (com 5Ghz) e que possui entrada USB para compartilhamento de arquivos com a rede. Pode trabalhar simultaneamente com as redes de 2.4Ghz e 5Ghz e tem bom desempenho em modo Mixed.
Fica claro que uma maior freqüência de trabalho (5Ghz) garantem ao roteador o melhor desempenho e qualidade do sinal, mas é importante salientar que essa qualidade de sinal só vale para ambientes com poucos obstáculos e interferências. Com a faixa de 5G este Netgear ganha nota máxima em cobertura de sinal no mesmo piso, porém, fica com nota mínima em cobertura de sinal em um piso diferente. A laje do ambiente de testes comprova a susceptibilidade deste tipo de sinal a interferências.
Porém, como este roteador trabalha nas duas freqüências, garante uma boa proteção do investimento, se adaptando melhor a qualquer ambiente.
Tem controles específicos para jogos, e também possui facilidades para trabalhar Voz e Vídeo protegendo o link de navegação na Internet.
O ponto negativo para o Netgear WNDR3700 fica apenas no preço, o que o inviabiliza para uma boa parcela de possíveis clientes.
- Conclusão
Notamos que praticamente todos os dispositivos oferecem boas opções de administração do ambiente, segurança de dados, facilidades de utilização, softwares de configurações automatizados, botões inteligentes para wizards, e demais recursos básicos que eram diferenciais competitivos na tecnologia 802.11g.
Como a ideia não é um comparativo direto entre os modelos testados, tivemos de contabilizar apenas os itens realmente mais importantes para se utilizar um roteador wireless n em casa, no escritório ou na pequena empresa. Itens como o do Netgear que possui todas as portas Gigabit, entrada USB para compartilhamento de arquivos, entre outros, ganhariam muito mais peso se o foco da análise fosse técnico e não a aplicação dos recursos no ambiente.
Utilizamos o item custo x benefício entendendo que para a utilização em 80% dos casos em que vemos aplicados os roteadores wireless, dentro do nosso público-alvo, o gasto excedente para recursos com os citados não trariam benefícios tão maiores aos ambientes dos compradores deste público-alvo analisado.
Como conclusão, temos o Netgear WNDR3700 como melhor do teste, lembrando que deve-se fazer o site survey para saber se a opção de 5Ghz é a mais indicada. O melhor custo x benefício para aplicações mais simples ficou com o roteador da D-Link, o DIR-615. O TP-Link fica como uma alternativa viável para quem pagar um pouco mais por um pouco mais de performance e qualidade de sinal, além de alguns itens adicionais de segurança.
Assista aqui o vídeo do site Olhar Digital sobre esta matéria.
A
A
Na Oficina dos Bits você encontra:
Roteador Wireless D-Link DIR-615 – 300Mbps – tecnologia
Roteador Wireless Linksys WRT120N padrão N – 150Mbps
Fonte: Olhar Digital