BITS Caverna – Por Oficina dos Bits

Review Cooler Master Cosmos II

O Clube do Hardware testou o novo gabinete Cosmos II da Cooler Master o primeiro gabinete “Ultra-Tower”. O Cosmos II segue o mesmo padrão dos outros membros da família cosmos, com alças de alumínio que também são os pés do gabinete, é um Gabinete bem pesado (cerca de 22kg sem componentes) porém todas suas funcionalidades valem a pena o peso:

 A

 A

Um dos seus destaques mais interessantes, é seu Painel Frontal, composto de 6 Saídas USB (2x USB 3.0 4x USB 2.0) uma saída eSATA e 2 Audio-Jacks, além também de uma tampa plástica deslizante que protege os botões liga/desliga, reset e o controlador de ventoinhas. Há quatro controladores de ventoinhas de três níveis, rotulados como “front”, “top”, “HDD” e “GPU”. Os controladores identificados como “front” e “top” são conectados às ventoinhas do painel frontal e superior, respectivamente.
A

Cada controlador emite sons toda a vez em que você o pressiona, e o LED disponível muda de cor dependendo da configuração de velocidade: azul (baixa), roxo (média) ou vermelho (alta).

Há também um botão liga/desliga para os LEDs das ventoinhas. Apenas a ventoinha frontal vem conectada neste botão, já que é a única ventoinha com LEDs (azul, a propósito), mas este botão pode controlar outras oito ventoinhas, caso você decida instalar ventoinhas com LEDs.
A
Na parte inferior do painel frontal, o Cooler Master Cosmos II tem uma ventoinha  de 200 mm que brilha em azul quando ligada (os LEDs podem ser desligados através de um botão localizado no painel superior). Esta ventoinha é conectada a um controlador de velocidade de três níveis localizado no painel superior, que, quando configurado na velocidade máxima, faz com que a ventoinha trabalhe a 700 rpm e produza um nível de ruído de 19 dBA. Esta ventoinha de 200 mm refrigera o compartimento da placa-mãe e a gaiola superior das unidades de armazenamento. Você pode instalar uma ventoinha de 120 mm abaixo dela para refrigerar o compartimento da fonte de alimentação e as gaiolas inferiores das unidades de armazenamento. Há um filtro de ar para essas ventoinhas.

O painel traseiro vem com uma ventoinha de 140mm que gira a 1.200RPM quando configurada para sua potência máxima, o gabinete possui 10 slots de expansão equipados com tampas gradeadas, e um decimo primeiro slot está localizado perpendicular aos slots principais, e pode ser usado para instalação de um exaustor. Ainda no painel traseiro existem 3 furos protegidos por tampas de borracha para passagem de mangueiras de solução de refrigeração líquida.

Internamente, o Cosmos II suporta as placas mães E-ATX, XL-ATX, SSI CEB e SSI EEB, mas não suporta modelos HPTX. A bandeja da placa-mãe tem uma abertura na área onde o processador é instalado para você ter acesso ao mecanismo de retenção do cooler sem precisar remover a placa-mãe do gabinete, vários furos para você passar cabos por trás da bandeja e vários clipes metálicos para você prender cabos usando presilhas.

Para um melhor gerenciamento térmico o cosmos II é dividido em dois compartimentos, o compartimento da placa mãe , e o da fonte de alimentação, que é instalada na parte inferior do gabinete e pode ser instalada com a ventoinha para cima ou para baixo. Como este gabinete vem com um extensor em seu painel traseiro, é possível a instalação de fontes de até 25cm de profundidade.

Concluindo, o Cosmos II é um gabinete COMPLETO e perfeito para você montar o computador do seus sonhos, com 3 ou até 4 placas de vídeo e uma placa mãe grande, sua qualidade de construção é impecável. Além de muito bonito é claro.

O Gabinete está disponível para compra na Oficina dos Bits:

A

Gabinete Cooler Master Cosmos II Ultra Tower – USB 3.0 – e-SATA – RC-1200-KKN1

 

 

Leia o Review completo em: Clube do Hardware

Sair da versão mobile