O que é DPS e como funciona?

Talvez você já tenha passado por uma situação semelhante, ou então já ouviu o relato de algum amigo, que em dias chuvosos e com muitos raios desliga todos os aparelhos eletrônicos das tomadas para evitar que queimem. Afinal, caso um raio atinja a rede elétrica pode ocasionar no aumento súbito da tensão e, consequentemente, queimar os dispositivos conectados a ela.

A verdade é que esse aumento repentino da voltagem, ocasionado pela alta descarga elétrica que se espalha até encontrar um ponto de passagem até a terra, é chamado de surto elétrico.

Os surtos elétricos podem acontecer devido a vários fatores, como as descargas elétricas de raios, partidas de grandes motores e outros defeitos que podem ocorrer em instalações elétricas.

E, caso a rede não possua um mecanismo de proteção os aparelhos conectados podem vir a sofrer danos irreversíveis.

A boa notícia é que existe uma forma simples e muito eficiente de proteger seus equipamentos dessas situações! Pensando nisto, nós aqui do blog da Oficina dos Bits preparamos esse artigo para te explicar o que é o DPS e como ele funciona.

Então, continue com a gente a leitura e saiba como proteger os seus equipamentos eletrônicos de descargas elétricas.

O que é Surto Elétrico?

O surto elétrico é uma onda transitória de tensão, corrente ou potência que ocorre na rede elétrica e se caracteriza pelo aumento repentino da taxa de variação de energia.

Este aumento, geralmente, chega a aproximadamente 100% do valor normal da rede, podendo ocasionar danos nos aparelhos que estão conectados às fontes de energia e, também, a geração de um curto-circuito.

Quais as causas de um surto elétrico?

Em média, os surtos elétricos são causados por:

1 – Descargas atmosféricas: são os surtos ocorridos quando um raio cai diretamente, ou próximo a uma instalação/ rede elétrica.

2 – Manobras de rede: uma outra forma muito comum de surto elétrico é quando companhias de energia realizam manobras nas redes elétricas, ocasionando a interrupção na distribuição de energia. Acontece que, não apenas os apagões, como também os religamentos são classificados como surtos elétricos.

3 – Partida de grandes motores: muita gente não sabe, mas o ligar e desligar de grandes máquinas também podem ocasionar surtos elétricos. Esses surtos podem ser gerados tanto por elevadores, em prédios, quanto por equipamentos comuns, como ar-condicionado ou máquina de lavar. Todas as vezes em que esses equipamentos são ligados, eles geram uma sobretensão na rede que pode causar danos tanto imediatamente quanto a médio e longo prazo.

Quais são os danos que um surto elétrico pode ocasionar?

Quando se fala em surtos elétricos, os principais danos que eles podem causar está relacionado a diminuição da vida útil dos equipamentos eletrônicos e aparelhos eletrodomésticos, degradação de componentes e a queima instantânea dos aparelhos.

Nos parágrafos abaixo falaremos sobre como proteger os seus aparelhos de danos sofridos devido a surtos elétricos.

O que é DPS?

Apesar de parecer algo extremamente técnico e que exija um conhecimento um pouco mais profundo, proteger seus aparelhos é mais simples do que você imagina!

O DPS nada mais é do que um dispositivo de proteção contra sustos elétricos, responsável por proteger o sistema de sobretensões transitórias na rede elétrica. Ou seja, o DPS detecta os surtos e desvia essas correntes para o sistema de aterramento, evitando com que ela atinja eletrônicos e aparelhos domésticos ligados a rede.

Os dispositivos de proteção contra surtos podem ser utilizados em diferentes meios, como em redes de distribuição de energia elétrica, para proteger transformadores e luminárias urbanas, linhas de telecomunicações, tubulações de companhias de óleo e gás, painéis de energia solar, quadros de distribuição de edifícios e também podem ser conectados às tomadas, junto aos equipamentos.

Qual a função do DPS?

Você já deve ter percebido nos parágrafos anteriores, mas a função do DPS nada mais é do que proteger diretamente a rede elétrica ou o equipamento de uma carga elevada de tensão causada por um surto elétrico.

Quais são os tipos de DPS?

Por serem utilizados em diferentes meios, o DPS é dividido em três classes, que são voltadas para sobretensões em lugares conforme a sua atuação:

Classe I: os dispositivos dessa classe possuem capacidade de corrente para drenar correntes parciais de um raio e descargas atmosféricas diretas, como as que ocorrem em ambientes urbanos periféricos e rurais. Esta é uma proteção primária, instalada nos quadros primários (QGBT) de distribuição.

Classe II: já os dispositivos da classe II são aqueles destinados a proteger as correntes da classe I e correntes provocadas pela própria instalação, em edificações, ou seja, os efeitos indiretos de uma descarga atmosférica. É utilizado em áreas urbanas e instalados nos quadros secundários de distribuição.

Classe III: a classe três são aqueles instalados próximos aos equipamentos ligados à rede elétrica, de dados ou telefonia. Esta classe cuida de surtos mais simples.

Vale lembrar que, os dispositivos da classe III, apesar de lidarem com surtos mais simples, são extremamente importantes para evitar acidentes mais graves, como incêndios, tanto em comércios quanto em residências.

Qual a diferença entre Disjuntos, DR e DPS?

A gente já sabe que esses equipamentos têm a função de proteger a rede contra danos, mas você sabe identificar as diferenças entre eles? Então, continue conosco que te explicamos logo abaixo!

  • Disjuntor: o disjuntor é responsável por proteger a instalação elétrica, mais precisamente no controle da corrente que passa pelos condutores. Caso ocorra um curto-circuito ou sobrecarga, o disjuntor irá desarmar, deligando todo o circuito elétrico da rede.
  • DR: o Interruptor Diferencial Residual (DR) é responsável por proteger a rede de choques provocados pelo vazamento de corrente na instalação. Tem como função desligar automaticamente o circuito elétrico quando houver fugas de corrente de baixa intensidade, protegendo pessoas e animais de choques elétricos.
  • DPS: já o DPS, como vimos durante este artigo, protege a rede de sobretensões transitórias e desvia essas correntes de surto para a terra.

Como saber qual DPS usar?

Abaixo separamos alguns modelos de DPS, de acordo com suas finalidades, para te ajudar na escolha do seu e deixar seus equipamentos e ambiente residencial ou comercial mais protegido.

Protetor DPS Clamper 722.B.010.050 Faster

Protetor DPS Clamper 722.B.010.050 Faster

Dispositivo DPS classe I, indicado para equipamentos eletroeletrônicos conectados à rede de energia com conexão elétrica através de bornes a parafuso.

Os modelos 722.B010 Faster foram desenvolvidos para a proteção contra surtos de equipamentos eletroeletrônicos conectados à rede elétrica.

São adequados para a proteção da entrada de alimentação de PLC`s, relógios de ponto, centrais telefônicas (PABX), bombas de combustível, comando de portões eletrônicos, estabilizadores, CFTV, no-breaks e outros equipamentos instalados em locais de moderada exposição a sobretensões transitórias, provenientes de descargas atmosféricas ou de outros tipos de distúrbios elétricos.

Possui sinalização local do estado de operação através de um “LED” indicador de proteção em serviço, que se apaga indicando o fim de vida útil.

São facilmente instalados devido à sua concepção mecânica que permite montá-los sobre trilho padrão DIN 35mm.

Protetor DPS Clamper 922.B.0M3.012 Faster

Protetor DPS Clamper 922.B.0M3.012 Faster

Este modelo de DPS é adequado para a proteção de equipamentos eletroeletrônicos conectados às linhas de sinal de instrumentação e controle.

Em sinais digitais é recomendado para proteção de entradas e saídas digitais de CLP’s, bombas de combustível, instrumentação e controle, relés digitais, soft started, comando do portão eletrônico, entre outros sensores existentes. Já em sinais analógicos, é recomendado para proteção de entradas e saídas analógicas de células de cargas, CLPs, CCMs, sistemas de sinalização, bombas de combustível, instrumentação e controle, medidores de vazão, temperatura, velocidade, nível, laços de incêndio, entre outros sensores existentes.

Protetor Contra Raios Clamper iClamper Pocket 2P

Protetor Contra Raios Clamper iClamper Pocket 2P

Como iClamper Pocket, você protege seus eletroeletrônicos ligados apenas à rede elétrica contra os raios e surtos elétricos.
Os bens eletroeletrônicos a serem protegidos pelo iClamper Pocket são, dentre outros: Smartphones, Tablets, Notebooks, Geladeiras, Freezers, Computadores (sem conexão cabeada ou com conexão sem fio à Internet), DVDs, Blu-Rays, Receivers, Aparelhos de Som, Video Games, Home Theaters (sem conexão à antena externa ou TV por assinatura), Impressoras, Multifuncionais, TVs de Plasma/LCD/LED (sem conexão à antena externa ou TV por assinatura).
As siglas 2P e 3P significam 2 pinos e 3 pinos, respectivamente. Escolha o número de pinos do seu iClamper de acordo com o número de pinos do equipamento que será protegido.

Filtro de linha + DPS 5 tomadas iClamper Energia 5 – Proteção contra raios e surtos elétricos

Filtro de linha + DPS 5 tomadas iClamper Energia 5 - Proteção contra raios e surtos elétricos - Branco

Mais do que um filtro de linha este modelo é destinado a pessoas conscientes, que valorizam seus bens eletrônicos e eletrodomésticos e querem garantir sua longevidade e integridade frente à ameaça constante de raios e surtos elétricos.

Este DPS protege todos aqueles equipamentos ligados à rede elétrica, como: Smartphones; Tablets; Notebooks; Geladeiras e Freezers; Computadores e Impressoras; DVDs, Blu-rays e Home Theaters; Receivers; Aparelhos de som; Videogames e dentre outros.

Filtro de linha + DPS 8 tomadas iClamper Energia 8 – Proteção contra Surto Elétrico

Filtro de linha + DPS 8 tomadas iClamper Energia 8 - Proteção contra Surto Elétrico - 13000 Preto

O iClamper Energia 8 é um Filtro de linha combinado a um Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS), equipado com o que há de melhor para a Proteção de equipamentos eletroeletrônicos contra danos causados por surtos elétricos.
Alta atenuação a ruídos EMI/RFI, varistores de alta capacidade, oito tomadas com mais espaçamento, o que permite a conexão de equipamentos com plugues no padrão brasileiro.

Com 8 tomadas, é a solução ideal para a Proteção de vários equipamentos ligados à rede elétrica. Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS) Classe III, com tecnologia de Varistor de Óxido Metálico (MOV) para Proteção dos equipamentos eletroeletrônicos conectados à linha de Energia.

Conclusão

Bom, não dá para negar que o DPS faz toda a diferença na proteção e vida útil dos equipamentos eletroeletrônicos, não é?

Agora que você já sabe como proteger seus equipamentos e seus ambientes residenciais e comerciais, que tal conferir esses e outros modelos de DPS no site da Oficina dos Bits?

Gostou do conteúdo deste artigo? Foi útil para você? Então não se esqueça de comentar e deixar seu like! 😉

Suellem Gandra

Suellem Gandra

VEJA TAMBÉM