É inegável: estamos na era do RGB. Essa tecnologia tem ganhado cada vez mais espaço entre os gamers e sendo encontrada não apenas em coolers, mas também em periféricos e outros componentes como gabinete, monitores, teclados e placas de vídeo.
Esses componentes permitem personalizar o seu PC, obtendo um visual mais estilizado e único.
Entretanto, para muitos usuários, itens como a fonte de alimentação, um dos mais importantes – se não o mais importante item de um PC, especialmente um PC Gamer, são escolhidos sem muito critério técnico e tratados como uma preocupação secundária.
Antes de mais nada, é importante lembrar que de nada adianta ter o melhor conjunto de CPU/GPU se sua fonte de alimentação não for boa!
Sendo assim, preparamos este artigo para te ajudar a entender melhor a importância de escolher uma fonte de alimentação de qualidade para o seu PC.
Porque ter uma fonte de qualidade
Diferente do que pensa a maioria dos usuários mainstream, as fontes não devem apenas oferecer especificações básicas, como fornecer energia suficiente para o conjunto.
É importante que também tenham níveis de proteção adequados, além de alta eficiência energética.
Um erro comum ao escolher uma fonte de alimentação para o PC é considerar apenas a sua potência, entretanto a eficiência energética da PSU é um fator determinante para estabelecer a sua qualidade.
Afinal, de que adianta escolher CPU/GPU que consomem menos energia, se a sua fonte desperdiçar energia para te entregar o necessário? Não faz sentido, não é?
Além disso, é importante que a energia fornecida aos demais componentes seja uma energia estável, sem oscilações. Dessa forma, você evita danos aos demais componentes que dependem dela para funcionar.
Outro fator a se considerar é que a fonte possua uma Certificação 80Plus, que irá garantir o mínimo de eficiência de 80% e PFC ativo.
Quantos Watts são suficientes?
Ao fazer o upgrade do seu setup, uma dúvida muito comum é identificar quantos watts são suficientes? E quando falamos de mundo gamer, esta resposta pode variar conforme as necessidades do seu sistema.
De fato, sistemas mais robustos e completos irão exigir um pouco mais de energia para manter o funcionamento do que sistemas mais simples.
Na hora de definir a potência, você pode recorrer a duas estratégias.
Primeiramente, verificar no site do fabricante da sua placa de vídeo qual a potência recomendada. É importante reforçar que a placa de vídeo é o componente que irá consumir mais energia, logo levar em consideração as recomendações do fabricante é extremamente importante para garantir o bom funcionamento do seu PC.
Em segundo lugar, outro ponto a considerar é que essas recomendações já levam em consideração uma margem extra de consumido, considerando também uma margem referente ao consumido de outros componetes.
A segunda estratégia, onde você consegue obter uma recomendação mais exata,é utilizar uma Calculadora de Potência de PSU. Por meio dela, é possível inserir informações mais específicas do sistema e uso dele.
Vale lembrar é quando falamos de potência, é melhor errar com uma potência maior, além de oferecer uma sobrecarga maior para trabalhar, ela também permitir que você faça atualizações futuras.
Ao considerar uma fonte com saída maior não significa que ela irá consumir mais energia, significa que ela possui capacidade de fornecer mais energia caso o sistema necessite.
O que é a certificação 80 Plus
Na hora de comprar a fonte de alimentação uma dúvida muito comum é se ela entregará realmente a potência prometida. Afinal, muitos fabricantes utilizam vários artifícios para aumentar a capacidade de seus produtos.
Para ajudar na identificação de fontes genéricas e sem garantia de fontes com boa qualidade, os principais fabricantes de fonte de alimentação realizam em seus produtos os testes propostos pela Energy Star.
Ao adquirir a certificação 80 Plus, os fabricantes garantem aos consumidores qualidade e durabilidade, pois seus modelos contarão com vários certificados de segurança, garantia de entrega da potência anunciada e maior vida útil.
A certificação 80 Plus garantem que a fonte de alimentação terá rendimento, considerando a potência consumida e a energia fornecida. Ela garante que pelo menos 80% da energia fornecida na entrega será de fato entregue ao computador.
Níveis de certificação
Os níveis de certificação variam de acordo com o nível de eficiência energética. Atualmente existem 6 níveis de certificação, conforme a tabela abaixo:
O que significa PFC ativo?
A sigla PFC significa Power Factor Correction, que no bom português nada mais é do que fator de correção de força.
Em uma fonte de alimentação o PFC serve para melhorar a eficiência da fonte e diminuir as perdas de energia, o que consequentemente diminui a produção de calor e necessidade de resfriação.
As fontes podem ser classificadas em três tipos: sem PFC, com PFC passivo e com PFC ativo. Sendo as fontes:
- Sem PFC ativo com eficiência entre 50% e 60% e um percentual de perda de energia entre 40% e 50%.
- Com PFC passivo possuem eficiência entre 70% e 80%, com percentual de perda de energia entre 20% e 30%.
- PFC ativo com eficiência de 95% a 99% e percentual de perda de energia de 1% a 5%.
Logo, é possível perceber que uma fonte com eficiência menor terá maior desperdício de energia em forma de calor. Ao adquirir uma fonte com PFC ativo você diminui as perdas e melhora a eficiência da fonte.
Fontes XPG Pylon
As fontes XPG Pylon, além de contar com certificação 80 Plus Bronze, somados aos conversors DC-DC de alta performance que garantem 89% de eficiência, também contam com certificação energética ErP 2014 Lote 3.
Elas também são certificadas pela Cybenetics devido à alta eficiência energética e baixíssimo nível de ruido dentro dos padrões ETA e LAMBDA, garantindo assim os maiores níveis de eficiência e ruído da categoria.
Para finalizar, a série Pylon também conta com capacitor principal Japonês 105ºC. Conhecidamente mais duráveis, estáveis e confiáveis do que quaisquer outros capacitores do mercado e 8 níveis de proteção de nível industrial (OPP,UVP, OVP, SCP, OTP, OCP, NLO e SIP). Sendo o NLO e SIP encontrados, geralmente, apenas em fontes High-End.
Outro fator importante é que todas as fontes Pylon possuem 3 anos de garantir.
Abaixo é possível conferir o teste feito pelo pessoal da TecLab, onde esta fonte mesmo com a potência de 450W consegue entregar até 550W.
Se você está em busca da fonte certa para o seu PC Gamer? No site da Oficina dos Bits você encontra os mais variados modelos e marcas disponíveis no mercado. Confira!
Gostou do conteúdo deste artigo? Foi útil para você? Então comente e compartilhe! 🙂