Lançamento mundial chegou na Oficina dos Bits

Radeon HD 5770

– Introdução –

Dando continuidade ao lançamento da geração Evergreen, iniciada no dia 23 de setembro com a chegada das Radeons HD 5870 e HD 5850 (linha Cypress), a AMD, através da ATi, revelou ao público no último dia 13, a Juniper, formada pelas placas Radeons HD 5770 e 5750. Ambas são voltadas para um dos segmentos mais lucrativos da indústria de GPUs: o intermediário, mais conhecido no meio como “mid-end”.

6714

Para completar a “lista” de atrativos, a Juniper (assim como toda a linha Evergreen), tem suporte a nova API gráfica da Microsoft, o DirectX 11, que promete trazer grandes vantagens ao mundo dos jogos eletrônicos, tais como: DirectCompute, multi-threading, Tessellation via hardware, além, é claro, das novas extensões 5.0 do Pixel Shader.

Modelo de referência da ATi

”Fechando” os destaques, a Radeon série 5700 conta ainda com o Eyefinity, tecnologia que permite ao usuário utilizar até 3 LCDs de 30 polegadas (vale ressaltar que a Cypress pode conectar até 6 monitores), ampliando, assim, a área do desktop e criando uma imensa tela wide screen, com resolução máxima individual de 2560×1600.

Analisando “friamente” os números, a Radeon HD 5770 pode ser considerada uma versão “simplificada” da Radeon HD 5870, com 800 stream processors, 40 TMUs/TAUs (Texture Address Units), 16 ROPs (Rasterization Operator Units), GPU em 850Mhz e memória a 4.8Ghz. A grande diferença está na controladora da memória, em 128 bits, contra 256 bits de sua “irmã maior”. Desta forma, a Juniper ensaia desafiar placas consideradas TOPs da geração anterior, como é o caso da própria Radeon 4870.

A arquitetura da Juniper
A construção da GPU Juniper não tem grandes segredos. Para ser sincero, trata-se de algo bastante “simples”, se é que podemos utilizar tal expressão. Conforme adiantado na introdução, o chip é, na verdade, uma espécie de “versão simplificada” da Cypress, possuindo metade de suas especificações (excetuando-se obviamente os clocks).

Tal atitude certamente só foi possível graças ao imenso poder de processamento da RV870, possibilitando que mesmo em tais condições, a Radeon série 5700 tenha fôlego de sobra para disputar com suas concorrentes.

Desta forma, a Radeon HD 5770 possui, ao invés de dois, apenas um agrupamento com 800 shaders/stream processors (SPs). Conforme pode ser visto na imagem abaixo, a Radeon HD 5770 possui 10 clusters do tipo SIMD (a 5870 possui 20), cada um com 16 thread processors, 4 unidades de texturas (TMUs), 32KB de espaço para armazenamento local de dados e 8KB de cache L1 para texturas. Por sua vez, cada thread processor conta com 5 stream cores, resultando assim em 800 shader cores (10x16x5) e 40 TMUs (10×4).
Os recursos da Radeon 5770
Confiram abaixo os principais recursos presentes na Radeon HD 5770:

– 1,04 bilhão de transistores;
– Litografia em 40nm;
– 800 Stream Processors;
– 16 ROPs;
– 40 TMUs;
– 1GB de memória GDDR5;
– Bus de 128 bits;
– Suporte às tecnologias: Eyefinity; ATI Stream Technology; e Accelerated Video Transcoding (AVT);
– Compatível com o DirectX 11 e Windows 7;
– Suporte ao OpenGL 3.1;
– Suporte aor OpenCL 1.0/1.1;
– Suporte ao CrossFireX;
– ATI Avivo HD vídeo; e
– Gerenciamento dinâmico de energia ATI PowerPlay technology

Eyefinity
Embora a tecnologia de uso simultâneo de múltiplos monitores seja algo para poucos, é inegável que o Eyefinity trouxe uma verdadeira revolução para o mercado ao permitir o uso de até 6 telas, formando um gigantesco painel com resolução teórica máxima de 8192×8192.

Conforme pode ser visto abaixo, as possibilidades para a tecnologia são inúmeras, permitindo o uso de imagens independentes, simultâneas ou um misto das duas. É possível, por exemplo, o uso de três monitores para formar uma única imagem panorâmica (com o quarto independente), quatro telas simultâneas formando um grande painel e mais duas independes da primeira e entre si. E por aí segue.

DirectX 11
Como dito no início deste review, um dos grandes trunfos da nova geração de GPUs da ATi, é o suporte a nova API gráfica da Microsoft, o DirectX 11, que promete facilitar e agilizar no processo de desenvolvimento dos jogos além de trazer novas tecnologias ou mesmo melhorias nas atuais, aprimorando assim ainda mais a qualidade nos gráficos.

As novidades presentes no DX11 são:

– DirectCompute 11
– Hardware Tessellation
– High Definition Ambient Occlusion
– Shader Model 5.0
– Depth of Field
– Renderização Multi-threaded (Multi-threading)

Renderização Multi-threaded
É a técnica pela qual as GPUs processam os dados de forma simultânea, e não mais em sequência como em uma fila. O ganho, claro, está na eficiência no processamento, resultando em uma melhor performance.

Por enquanto, apenas um punhado de games estão sendo desenvolvidos (ou ganhando atualizações) para o DirectX 11. São eles:

– Aliens vs. Predator
– BattleForge
– DiRT 2
– S.T.A.L.K.E.R: Call of Pripyat
– Lord of the Rings Online
– Dungeons and Dragon Online: Eberron Unlimited
– Genghis Khan
– Além das enginas gráficas Frostbite 2 Engine e Vision Engine

Conclusão
Depois da grande surpresa gerada pela Radeon HD 5870, colocar as mãos na Radeon HD 5770 era uma expectativa grande, justamente para ver como esse modelo se comportaria frente a outras placas que competem no segmento intermediário (mid-end).

Para esclarecer nossa conclusão, temos que levar em conta alguns pontos. Ano passado, a Radeon HD 4850 era a placa de entrada do segmento intermediário de alta performance (high-end), custando U$ 199 em seu lançamento que, se comparada às GeForces, poderia até ser considerada uma VGA TOP do segmento mid-end, pois suas concorrentes eram bem mais mais caras. Para termos comparativos, a GTX 260, entrada do segmento higj-end da Nvidia, custava U$ 399,00. Como resultado, esse modelo da ATi fez muito sucesso no mercado, pois conseguia conciliar um belo desempenho com um preço mais atrativo que as opções da NVIDIA.

Esse ano aconteceu uma mudança: a ATI lançou a nova geração com um bom aumento nos preços, que pode ser facilmente compreendido se analisarmos o avanço dessa nova geração sobre a anterior. Quando a série 4000 foi lançada, a grosso modo não trazia nenhuma grande novidade, a não ser a melhora na performance sobre a geração 3000. Etretanto, a situação agora é diferente. Além da melhora de performance, temos novas tecnologias, como o EyeFinity, suporte à nova versão do DirectX e melhor gerenciamento de energia.

Dito isso, temos que ter cuidado ao comparamos a atual geração mid-end com a anterior. A Radeon HD 5770 tem preço sugerido de U$159, U$40 a menos que a 4850 quando foi lançada. Já em relação a 4770, a diferença também é relativamente alta, sendo que a 4770 custava, em seu lançamento, U$110. Assim, a idéia de fazer uma comparação direta com tais placas é algo bastante complicado, para não dizer delicado.

O que vemos é que muitos acharam que a Radeon HD 5770 poderia ter se saído melhor no quesito performance, uma vez que há uma grande distância para a 5870/5850 (atualmente preenchida pela 4890). Porém, acredito que o resultado ficou dentro do esperado, até porque ela é uma das poucas placas mid-end que conseguiu bater uma high-end de geração anterior.
recomendado

Radeon HD 5750

Introdução

A série Radeon HD 5700 traz ao mercado as primeiras placas de vídeo intermediárias DirectX 11. Vamos dar uma olhada no desempenho da Radeon HD 5750 da XFX e ver se ela é uma boa opção de compra.

6713A Radeon HD 5750 trabalha internamente a 700 MHz e tem 720 processadores – um pouco menos do que os 800 processadores da Radeon HD 4850 –, acessando a memória através de uma interface de 128 bits, que é metade da largura da interface da Radeon HD 4850. A Radeon HD 5750 utiliza chips de memória GDDR5, que são capazes de transferir quatro dados por pulso de clock em vez de apenas dois. Isto faz com que as memórias, que são acessadas a 1.150 MHz, obtenham um desempenho de como se fossem acessadas a 4,6 GHz, fornecendo uma taxa de transferência máxima teórica de 73,6 GB/s. Para comparar essas especificações com a de outros chips gráficos leia nosso tutorial Tabela Comparativa dos Chips da AMD ATI e Tabela Comparativa dos Chips da nVidia.

A principal concorrente da Radeon HD 5750 é a GeForce GTS 250. Focaremos neste nosso teste na comparação entre essas duas placas. Nós também incluímos no teste uma Radeon HD 4850 e uma Raden HD 4870, além da nova Radeon HD 5770 e uma GeForce GTX 260/216, e deveremos chegar a algumas conclusões interessantes.

Vamos agora falar especificamente da Radeon HD 5750 da XFX. Como você deve saber, a XFX – que era conhecida no passado como “Pine” – foi durante muito tempo fabricante exclusivo de placas de vídeo da nVidia, mas recentemente eles decidiram começar a fabricar placas com chips da AMD/ATI também.

Este modelo, também conhecido como HD-575X-ZNFC, vem com 1 GB de memória, duas saídas DVI, uma saída HDMI e uma saída DisplayPort, seguindo o modelo de referência da AMD. Esta placa de vídeo permite que você use até três monitores de vídeo ao mesmo tempo para formarem uma área de trabalho única, recurso chamado “Eyefinity”. Mas há um porém: o terceiro monitor precisa obrigatoriamente ser conectado à placa usando a saída DisplayPort, que ainda não é popular.

Conclusão

A boa notícia em relação à Radeon HD 5750 é que no pior caso ela obteve o mesmo nível de desempenho da Radeon HD 4850, sendo na maioria das simulações entre 4% e 13% mais rápida do que esta placa de vídeo da geração anterior. Nas simulações envolvendo alto desempenho, em particular no Far Cry 2 com os recursos de qualidade de imagem maximizados, a Radeon HD 5750 obteve mais do que o dobro do desempenho da Radeon HD 4850. Em certas configurações onde a Radeon HD 4850 não rodou (resolução de 2560×1600 com os recursos de qualidade de imagem maximizados no 3DMark Vantage e no Far Cry 2) a nova Radeon HD 5750 mandou ver. O engraçado é que quando a Radeon HD 4850 foi originalmente lançada ela custava cerca de US$ 200, nos EUA, e a nova Radeon HD 5750 custa nos EUA apenas US$ 140. Portanto você leva para casa desempenho similar ou superior além do suporte ao DirectX 11 por um menor preço.

A Radeon HD 5750 é definitivamente uma boa substituta para a Radeon HD 4850, como explicamos, mas ela pode comer poeira da principal concorrente, a GeForce GTS 250, dependendo da resolução e das configurações de qualidade de imagem que você escolher jogar. Dos seis programas que rodamos, a GeForce GTS 250 foi mais rápida em três deles, a Radeon HD 5750 foi mais rápida em dois e elas empataram em um. Como não rodamos todos os jogos disponíveis no mercado e como nossos resultados não apontaram claramente um ganhador, nós temos de considerar um empate técnico.

Nós estamos dando o nosso selo de Produto Recomendado para esta placa principalmente porque, como explicamos, ela é bem mais barata do que a Radeon HD 4850 em seu lançamento e possui desempenho similar ou superior, dependendo do jogo.

imageviewphp

admin

admin

VEJA TAMBÉM