Saiba como melhorar o sinal do Wi-fi com o uso de Rede Mesh

A internet tem se tornado cada vez mais presente no dia a dia de todos, seja através do celular, do computador ou tablet. O fato é que estamos conectados o tempo inteiro, e para quem utiliza dispositivos móveis, como smartphones, o Wi-fi faz toda a diferença.

Imagine a seguinte situação: você está em casa, fazendo um churrasco com seus amigos ou familiares, na varanda, e decide colocar uma música para animar o ambiente. Você busca as músicas que a galera mais curte, conecta o celular na caixinha de som, aperta o play e…nada! Você leva o celular para um canto, leva para outro, mas simplesmente não funciona. O sinal do seu Wi-fi está fraco e você acaba não colocando música para animar a galera.

Quem tem Wi-fi em casa sabe que sempre existe um cômodo que a internet simplesmente não funciona, ou que o sinal chega com a conexão tão ruim que é a mesma coisa que nada.

Então, como ter Wi-fi funcionando na casa toda?

Bem, separamos neste artigo um conteúdo explicativo de como melhorar o sinal do Wi-fi e ter internet funcionando na casa toda por meio do uso de Rede Mesh.

Quer saber como? Então continue a leitura com a gente! Vamos lá?

O que é rede mesh?

A rede Mesh é uma tecnologia que permite ampliar o sinal do Wi-fi e fornecer mais estabilidade para a rede. Ela é composta por dois ou mais dispositivos, que se comunicam entre si, formando uma rede única.

A palavra mesh vem do inglês e significa malha. De modo geral, o sistema de rede mesh funciona como um conjunto de nós em uma rede, entrelaçados, formando uma malha que cobre todo o ambiente.

Para te ajudar a entender melhor o conceito de rede mesh, vamos imaginar uma rede de proteção para janelas. Cada nó representa um ponto de apoio, que juntos formam sustentação para que a rede não se rompa facilmente.

Assim é a rede mesh, cada dispositivo representa um nó que juntos conseguem ampliar a cobertura e manter a qualidade do sinal do Wi-fi.

Dessa forma, o sistema permite a cobertura de todos os cômodos da casa. Basta instalar os dispositivos em pontos estratégicos da casa, ampliando a cobertura do sinal, com mais velocidade e estabilidade.

Qual a diferença de um roteador comum para uma Rede Mesh?

Você deve estar se perguntando: e os roteadores comuns? Não basta só utilizar um repetidor?

Quando falamos de Wi-fi o que vem logo na cabeça da maioria das pessoas são os roteadores wireless. E não há nada de errado com isso, está é uma boa opção para espaços pequenos e onde a velocidade da conexão não importa muito.

No entanto, quando falamos de espaços maiores ou que exige uma demanda maior de conexão, só um roteador pode não ser suficiente.

O alcance e a qualidade do sinal do Wi-fi de um roteador pode sofrer influência de muitos fatores, sejam eles a própria tecnologia Wi-fi suportada pelo dispositivo ou até mesmo o local onde foi instalado, obstáculos do ambiente como paredes e móveis, número de usuários e dispositivos conectados, entre outros.

A verdade é que quanto mais distante você estiver do roteador, pior será o sinal.

A rede mesh funciona com um dispositivo atuando como roteador, conectado ao provedor ou operadora, e um ou mais dispositivos distribuídos pelos cômodos. A quantidade de dispositivos dependerá do tamanho da área em que se deseja cobrir.

A diferença de uma rede mesh para um repetidor é que a rede mesh trabalha de forma inteligente e dinâmica, distribuindo o sinal uniformemente entre os ambientes. Ao se locomover entre os ambientes da casa, por exemplo, o sistema identifica e seleciona a melhor opção de conexão, garantindo sempre o melhor desempenho.

Uma outra vantagem é que, caso você precise ampliar a área de cobertura do Wi-fi, será necessário apenas adquirir um novo dispositivo e adicioná-lo a rede.

Como funciona o sistema de rede Mesh?

O sistema de rede mesh está disponível nos sistemas Wi-fi 4, 5 e 6. Sendo no Wi-fi 5 com dual band (2.4GHz e 5GHz).

A conexão funciona por meio de uma única rede para as duas frequências, permitindo que os dispositivos conectem sempre no melhor sinal disponível. O que melhora a qualidade da navegação e garante sempre a melhor conexão possível.

Lembrando que o número de dispositivos conectados, a área de cobertura e o plano de internet contratado influenciarão na escolha da melhor solução para a sua casa.

Conheça alguns dos fabricantes de roteadores que trabalham com a tecnologia mesh:

– D-Link

– Intelbras

– TP-link

Como é ter Wi-fi na casa toda com rede mesh?

O principal diferencial de uma rede mesh é a experiência de navegação que ela proporciona. O sistema mesh identifica automaticamente o melhor ponto de acesso, criando uma rede única à partir de diferentes dispositivos.

Ter um sistema mesh em casa possibilita que você se movimente entre os diferentes ambientes da sua casa, sem perder a conexão ou perceber a mudança de dispositivo, já que existe uma transação inteligente entre os pontos de acesso da rede. Você pode, por exemplo, ir de um andar até o outro sem se preocupar com qual rede está mais forte para se conectar e conseguir navegar na internet.

A transição entre os pontos é feita de forma sincronizada, assim que a movimentação é percebida. O sistema realiza instantaneamente uma análise das rotas para o fluxo de informação, definindo o melhor caminho, de forma mais rápida e com menor perda de pacotes.

Vantagens de usar rede mesh

Se você chegou até aqui já sabe que uma das principais vantagens de se ter um sistema de rede mesh em casa é justamente por ele oferecer maior alcance no sinal de Wi-fi e maior estabilidade. Entretanto, estas não são as únicas vantagens de se utilizar esse sistema. Listamos abaixo algumas delas:

Facilidade de gerenciamento de rede

Por serem totalmente automatizadas, as redes mesh são fáceis de administrar. A configuração e gerenciamento da rede pode ser feita por meio de aplicativos para smartphones, possibilitando, por exemplo, controlar os dispositivos que se conectam na rede, cortar ou limitar acesso a determinadas redes.

Conexão única

Por ter todos os dispositivos formando uma única rede, não é necessário realizar a troca de uma rede para outra. Devido a sua inteligência e automatização, o sistema conecta automaticamente ao melhor ponto de acesso, garantindo maior alcance, melhor transmissão de dados e menos perda de pacotes.

Aumento da área de cobertura

Para ampliar a área de cobertura não é preciso investir em roteadores mais potentes ou repetidores, basta apenas adicionar mais dispositivos à rede já existente.

Rápida instalação

Para realizar a instalação de uma rede mesh, é preciso conectar um dos dispositivos à internet e a fonte de energia. Toda a configuração é feita por meio de um aplicativo, com o passo a passo guiado de forma simples e rápida.

Já os demais dispositivos da rede necessitam apenas estar conectados a uma fonte de energia e estarem cadastrados no aplicativo.

Agora que você já conhece o que é uma rede mesh e como ter Wi-fi disponível em toda a sua casa, que tal conferir os roteadores com tecnologia mesh disponíveis no site da Oficina dos Bits?

Gostou do conteúdo desse artigo? Foi útil para você? Então comente e compartilhe! 🙂

Suellem Gandra

Suellem Gandra

VEJA TAMBÉM