Você é daqueles que tem centenas de arquivos divididos em pen drives, CD’s e DVD’s porque seu PC já não suporta tanta coisa mais?
Se chegou até este artigo é porque descobriu que ter um HD externo é a melhor forma de armazenar esses arquivos extras.
O HD externo veio para facilitar e dar maior segurança para quem busca meios de armazenar grande quantidade de arquivos.
Que o HD é uma opção para suprir sua necessidade de armazenar arquivos você já sabe. Mas o que precisa saber na hora de escolher um HD externo?
Continue a leitura e entenda os benefícios que um HD externo pode trazer a sua rotina e saiba como escolher o HD externo ideal para sua necessidade.
Então, vamos lá?
Para que serve usar um HD externo?
Como foi dito, o HD externo é para quem tem um grande volume de arquivos e deseja um meio eficiente de armazená-los, assim como para quem quer manter alguns arquivos seguros através de um backup, em outro periférico.
O HD Externo serve para você armazenar suas músicas, fotos, programas e até compartilhar arquivos de dados na rede.
Alguns HDs externos tem a capacidade de armazenamento e velocidade maior que de um desktop normal. E por serem portáteis muitas pessoas têm saído à procura de um HD externo, para facilitar o armazenamento e recuperação de arquivos.
Mas não basta apenas sair por aí e comprar um HD externo qualquer achando que ele vai atender suas necessidades.
É preciso avaliar algumas funcionalidades e não desperdiçar seu investimento.
Por isso, abaixo separamos algumas dicas do que você precisa saber na hora que for escolher seu HD externo.
Como escolher um HD externo
Chegou a hora de comprar seu HD externo e não quer correr o risco de fazer a coisa errada, não é mesmo?
Então pega as dicas abaixo e tenha certeza de que irá fazer um bom investimento.
Na hora de comprar o seu HD externo você deve ficar atento as seguintes funcionalidades:
- Espaço de armazenamento: não precisa sair por aí comprando seu HD externo com o maior espaço que existe, verifique sua necessidade de uso e compre um com espaço que te atenda bem.
- Compatibilidade de sistema operacional: você precisa saber o tipo de sistema de arquivo que seu sistema operacional possui NTFS e HFS+ são encontrados no Windows e no Mac. Não são todos HDs que permitem que você utilize os dois sistemas, por isso é importante verificar para não correr o risco de comprar um HD que não seja compatível com o sistema operacional do seu PC.
- Transferência de dados: é preciso ficar atento as conexões que o HD contém, alguns modelos são USB 2.0 e outros USB 3.0 e essas conexões são responsáveis pela capacidade de transferência de dados. Sendo a USB 3.0 mais rápida.
- Velocidade: a velocidade de transferência é medida em RPM, opte pelos HDs que apresentam uma quantidade de RPM maior. Quanto mais RPMs maior a velocidade de processamento de dados pelo HD.
- Segurança: alguns HDs usam criptografia baseada em software ou hardware e isso os tornam tão seguro quando o PC.
- Tamanho e peso: fique atento a sua necessidade de uso, se deseja levar seu HD externo de um lado para outro é importante verificar o peso e tamanho para que seja prático o transporte.
Conclusão
Lembre-se o HD externo é útil para uma infinidade de situações e é uma forma prática e segura de aumentar a capacidade de seu PC, até mesmo liberar espaço.
Além da possibilidade de transferir uma grande quantidade de arquivos, se você quiser você pode levar o HD externo para qualquer lugar que desejar.
Depois de aprender tudo que precisa verificar na hora de comprar seu HD externo que tal passar na Oficina dos Bits e garantir logo o seu.
Lá você encontra diferentes modelos com ótimos preços, então não deixe de conferir!