Introdução
Desenvolver um produto top de linha não é, nem nunca será, uma tarefa fácil. E se torna ainda mais complexa quando já existem fortes concorrentes no mercado e até mesmo dentro da própria empresa. Mesmo assim foi um desafio que a SteelSeries resolveu correr ao desenvolver o headset SteelSeries 5HV2 USB.
Para quem ainda não sabe a SteelSeries é uma empresa destinada a fornecer produtos a jogadores profissionais ou entusiastas, é reconhecidamente uma das maiores do setor, patrocinando diversos eventos e a maioria das melhores equipes de e-sport do mundo.
Apesar de a empresa ter iniciado seu crescimento partindo da construção de mousepads, hoje a SteelSeries produz produtos como teclados, mouses, headphones, mousepads e outros utilitários para gamers.
A SteelSeries tem um grande desafio, produzir um headset de alto desempenho em jogos que seja superior aos ótimos 4H e Siberia, pegando o que ambos tem de melhor, aprimorando e unindo em um único produto.
O heaphone 5H teve sua primeira versão lançada em 2005 recebendo ótimas notas dos críticos. Essa nova versão veio com o intuito de resolver as poucas queixas que a versão original recebeu como o microfone, tamanho e conforto.
Vale ressaltar a importância que a empresa dá ao segmento de gamers profissionais. Encontrar um headset de altíssima qualidade não é uma tarefa das mais difíceis, porém o que muitos costumam esquecer é que pouco importa um headphone top de linha se você não possui uma boa placa de som para fornecer áudio de alta qualidade e que faça uso de surround.
Pensando nisso a SteelSeries oferece ao mercado uma linha de headphones que já acompanham placas de som USB, assegurando a todos que você realmente estará extraindo todo o potencial de seu produto.
Falaremos nas próximas páginas um pouco mais sobre o SteelSeries 5HV2 USB e discutiremos se ele é realmente uma boa opção para jogadores profissionais.
Design e primeiras impressões
O Headset 5HV2 vem em uma embalagem de plástico bem rígida que não precisa ser danificada para retirar o produto, podendo ser facilmente reutilizada em outras ocasiões.
A única recomendação e falha que achei na embalagem foi o tipo do plástico utilizado, apesar de ser bastante fino e rígido, também é amolado, podendo causar alguma escoriação mínima em caso de desatenção.
O headset vem muito bem embalado e acompanha:
– Manual de uso.
– Certificado de garantia.
– Extensor de cabo P2.
– Placa de som USB.
Ao segurar o produto fica claro que é bem exclusivo, realmente construído para profissionais. O headset passa a sensação de robustez, firmeza e durabilidade, apesar de seu corpo ser de plástico é mais pesado que a maioria encontrada no mercado. Apesar da grande e relativa alta quantidade de dobradiças não se escuta nenhum estalar, ranger ou qualquer tipo de barulho.
Após examinar meticulosamente os lados e arestas não é possível detectar nenhum sinal de mau acabamento, tudo é muito bem encaixado e pintado. Apesar de ser um produto relativamente flexível nota-se que a maior preocupação foi com a durabilidade do produto, apenas no corpo exterior são utilizados 20 parafusos de fixação, o que garante a firmeza.
O SteelSeries 5HV2 possui o mesmo sistema de microfone utilizado pelos headsets da linha H, bem parecidos com o do 3H e 4H. Isso quer dizer, microfone retrátil que quando não estiver em uso pode ser recolhido completamente para dentro do fone esquerdo.
Estamos falando de um produto top de linha, exclusivo, usado por gamers profissionais em campeonatos mundiais. Por causa disso a SteelSeries apresentou nesse headset uma característica ainda inédita dentre todos os modelos da SteelSeries, a capacidade de ser desmontado para ser levado em viagens.
Cada fone é conectado a haste principal através de presilhas e liga-se através de contatos banhado a ouro que impedem qualquer tipo de interferência na hora da transmissão. Realmente uma ótima idéia para aqueles que precisam levar o headphone para todo lugar sem ter medo de danificá-lo.
O Headset 5HV2 apresenta controle de volume dos headphones e controle do microfone no cabo, por sinal revestido de malha para melhor durabilidade e flexibilidade. O grande destaque desse controle é a possibilidade de não apenas ligar ou desligar o microfone, mas sim ajustar o nível de ruído. Existem três opções de ajuste do microfone, desligado, low e high. No low ele funciona normalmente no volume e captura de ruídos convencionais, no high ele capta com enorme sensibilidade todo e qualquer barulho ao redor da pessoa, útil em algumas ocasiões.
Outra vantagem desse controle é apresentar todas essas funcionalidades em um corpo muito enxuto e leve, não “puxando” o fone para baixo como de costume. Além disso, apresenta um clipe de fixação para ser usado em roupas caso a pessoa deseje manter o controle perto para rápido acesso.
Especificações
Especificação do Headphone:
– Frequência: 16 – 28.000 Hz.
– Impedância: 40 Ohm.
– SPL@ 1kHz, 1V rms: 110 dB.
– Comprimento do cabo: 1,0 m + 2,0 m (extensor) = 3,0 m.
– Conectores: 3.5 mm (P2).
Especificações do Microfone:
– Frequência: 75 – 16.000 Hz.
– Captação: Unidirecional.
– Sensibilidade: -38dB.
– Impedância: 2k Ohm.
Especificação da placa de som:
– USB: 2.0.
– Surround Sound: Virtual 7.1.
– Equalizador: 12 canais.
– Conexões: Stereo 3.5 mm (P2) e Microfone 3.5 mm (P2).
– Sistemas Operacionais suportados: Win XP, Vista, Win 2000, Win ME, Win 98 e Mac OS. Suporte a 64 bits.
Podemos ver que em termos de especificações ele se assemelha muito ao SteelSeries Siberia, também avaliado pelo FórumPCs, sendo a maior diferença entre eles o design, o conceito. Já que em termos técnicos são bem parecidos.
Placa de Som USB e Testes
Como mencionei na introdução dessa resenha, de pouco adianta um headset de altíssima qualidade sonora se o usuário não possui uma boa placa de som capaz de proporcionar ao equipamento as condições ideais de funcionamento.
Foi pensando nesse grande problema enfrentado por gamers de todo o mundo que a SteelSeries fez um acordo com a ótima empresa de placas de som C-Media, desenvolvendo placas de som USB exclusivas para seus modelos de luxo, como o Siberia e o 5HV2.
Maldosamente não comentei quase nada sobre a placa de som apenas para criar certa expectativa, é óbvio que pelo menos uma parte desse artigo iria ser dedicada à placa de som e seus recursos.
A primeira vista é um equipamento bem simples, leve e pequeno, possui duas saídas, uma de áudio stereo e outra para microfone. Se conectando ao computador pela porta USB, portanto todo o Headset é um periférico USB.
Sua instalação ocorre de forma bem simples, não apresentando qualquer tipo de problema para o usuário, mesmo aqueles que possuem sistema 64 bits como eu. Por baixo dessa diminuta placa de som está o chip C-Media otimizado exclusivamente para os equipamentos da SteelSeries.
A placa de som apresenta configuração mais enxuta e modesta que as placas de som onboard top de linha da Realtek, porém conta com Virtual Surround 7.1, sendo essa a única tecnologia que realmente interessa no caso do SteelSeries 5HV2.
Apesar de bem simples o driver permite a configuração do surround, posicionamento das caixas, escolher o tipo da saída do áudio, equalizador, karaokê e configurações do microfone.
Para atestar a qualidade da placa de som USB configurei minha Razer Barracura AC-1 exatamente da mesma forma que a C-Media, ativando o Virtual Surround 7.1 e mantendo o posicionando nas caixas de som. Também ativei Supreme FX II da Maximus Formula, tentando ao máximo configurar de forma equivalente.
Ficou claro que a Maximus Formula não fez frente as duas por ser uma solução mais antiga e não privilegiar o uso de headphones. Surpreendentemente não notei diferença na qualidade sonora entre a Razer Barracuda AC-1 e a da SteelSeries. Não estou dizendo que a pequena placa C-Media é competidora de qualquer forma a Razer, estou dizendo apenas que ela cumpre bem o que propõe que é apresentar um ótimo efeito 7.1 em jogos.
Para testar o headset optei por uma bateria de filmes, música e claro, jogos. Estou testando o 5HV2 a mais de um mês, sendo ele meu principal sistema de som, a mais de três semanas não ligo meu receiver Sony HT-S1100 ou ativo a Razer Barracuda AC-1.
Teste 1: Filme – DTS
Possuo um DVD especial de demonstração da DTS (tecnologia concorrente da Dolby Digital) com uma série de clipes de filmes que fazem ótimo uso de tecnologia surround como Velozes e Furiosos, Falcão Negro em Perigo e O resgate do soldado Ryan.
O SteelSeries 5HV2 se saiu bem no quesito surround, oferecendo um 7.1 convincente ao usuário. Porém foi também perceptível certa falta de graves em determinadas explosões.
Teste 2: Música – The Three Tenors e Carl Orff
Que forma melhor para testar a qualidade do áudio de um produto do que escutar uma orquestra? Para essa tarefa fiz uso do DVD instrumental dos Três Tenores, e também do DVD de Carl Orff, Carmina Burana, mas precisamente o trecho O Fortuna.
Também testei fazendo uso de MP3 e FLAC convencionais com bandas como ZZ Top, Dave Matthews Band e Blind Guardian. a
Conclusão
Mas antes de continuar essa resenha gostaria de lembrar aos usuários a dificuldade de escrever sobre um produto desse estilo. Headsets, mouses, teclados, caixas de som são produtos que são avaliados unicamente baseados na opinião pessoal do testador e não em aspectos técnicos que garantem o sucesso ou fracasso em valores.
Além disso, estamos falando de um produto top de linha, não voltado ao público geral e sim a entusiastas e jogadores profissionais, portanto aspectos como custo\benefício não poderiam ser usados como fator determinante. Seria a mesma coisa de reclamar do preço de uma McLaren F1 ao compará-la a qualquer outro esportivo produzido em série.
Tendo dito isso gostaria de dizer que o headset SteelSeries 5HV2 é um ótimo produto que certamente agradará qualquer gamer profissional ou entusiasta extremo. Não é um produto barato, porém o comprador terá a certeza que estará adquirindo realmente um produto diferenciado, que vale seu preço.
O conforto e a qualidade sonora, proporcionada também pela placa de som USB da C-Media, o tornam um sistema de som ideal para uma única pessoa. Em termos de valores, para equiparar a qualidade sonora desse sistema seria necessária a aquisição de uma placa de som off board e caixas acústicas que resultaria em um gasto de três ou quatro vezes a mais que o headset em si.
Mas vale ressaltar que o conjunto foi construído voltado exclusivamente para games, sendo, sem a menor dúvida, uma das melhores opções nesse segmento. Porém caso a prioridade do usuário não seja jogo e sim música e filmes, o SteelSeries 5HV2 não seria a melhor opção. Apesar de reproduzir esses conteúdos com competência pelo seu preço é possível encontrar opções melhores.
Mesmo sendo um produto caro o 5HV2 não sofre tanto com o “fator Brasil”, seu alto preço no mercado nacional deve-se ao fato de também possuir alto preço no mercado internacional. Felizmente para nós brasileiros a SteelSeries possui distribuição no mercado nacional, o que garante um preço mais amigável aos interessados.
Seu preço no mercado internacional gira em torno de $100, no mercado nacional é possível encontrá-lo por R$400,00 ou até por R$320,00 para as versões sem a placa USB. Sendo uma ótima opção para jogadores profissionais ou qualquer pessoal que leva jogos a sério.
Fonte: Forum Pcs